A fontes de financiamento dos estudantes da Universidade de Aveiro
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/10691 |
Resumo: | A presente dissertação tem como principal objetivo identificar as fontes de financiamento dos estudantes da Universidade de Aveiro. Num momento de crise económica em que o país se encontra, penalizando a população em geral, os universitários também são abrangidos pela recessão da economia. A expansão do ensino superior, ao longo das últimas décadas, tem sido notável, assim como o surgimento de novas modalidades de financiamento. Como consequência, os custos do ensino superior apresentam uma tendência crescente em relação à contenção de custos que se tem verificado nos últimos anos, o que faz com que a partilha de custos seja uma tendência que se está a propagar. A partilha de custos consiste na transferência de custos entre as partes envolventes e assenta em três políticas de financiamento: propinas, bolsas de estudos e empréstimos. Estas vertentes constituem parte integrante da abordagem efetuada na revisão de literatura. A linha empírica e metodológica deste trabalho assentou na aplicação de um inquérito aos estudantes da Universidade de Aveiro, elaborado com base em estudos da mesma temática, aplicados a nível nacional. Os resultados obtidos mostram que as principais fontes de financiamento dos estudantes da Universidade de Aveiro são o rendimento proveniente dos pais ou familiares, as bolsas de estudo, o rendimento proveniente do seu próprio trabalho ou o recurso a empréstimos. |
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A fontes de financiamento dos estudantes da Universidade de AveiroEconomia da educaçãoEnsino superiorCustos da educaçãoAlunos do superiorFinanciamento da educaçãoA presente dissertação tem como principal objetivo identificar as fontes de financiamento dos estudantes da Universidade de Aveiro. Num momento de crise económica em que o país se encontra, penalizando a população em geral, os universitários também são abrangidos pela recessão da economia. A expansão do ensino superior, ao longo das últimas décadas, tem sido notável, assim como o surgimento de novas modalidades de financiamento. Como consequência, os custos do ensino superior apresentam uma tendência crescente em relação à contenção de custos que se tem verificado nos últimos anos, o que faz com que a partilha de custos seja uma tendência que se está a propagar. A partilha de custos consiste na transferência de custos entre as partes envolventes e assenta em três políticas de financiamento: propinas, bolsas de estudos e empréstimos. Estas vertentes constituem parte integrante da abordagem efetuada na revisão de literatura. A linha empírica e metodológica deste trabalho assentou na aplicação de um inquérito aos estudantes da Universidade de Aveiro, elaborado com base em estudos da mesma temática, aplicados a nível nacional. Os resultados obtidos mostram que as principais fontes de financiamento dos estudantes da Universidade de Aveiro são o rendimento proveniente dos pais ou familiares, as bolsas de estudo, o rendimento proveniente do seu próprio trabalho ou o recurso a empréstimos.This work has as main objective to identify the sources of financing of students of the University of Aveiro. Currently suffering with the economic crisis in which the country finds itself, penalizing the general population, college students are also feeling the consequences of the recession of the economy. The expansion and enrollment to TThe higher education over the last decades has been remarkable, as well as the emergence of new forms of financing. As result, the costs of higher education tend to increase relative to the cost containment that has been verified in the last years, which makes the cost sharing a spreading tendency. Cost sharing consists in the transfer of costs of higher education between the involving parts and it is based on three funding policies instruments: tuitions, scholarships and grants. These aspects constitute an integrant part of the approach carried out in the literature review. The empirical and methodological application of this work is based on an inquiry guided to University of Aveiro students, elaborated and based on studies with the equal topic, applied in a national level. The results of this work demonstrates that students of University of Aveiro have as main sources of financing income derived from parents or relatives, the scholarships, the income from their job or the use of grants.Universidade de Aveiro2018-07-20T14:00:39Z2013-01-04T00:00:00Z2013-01-042014-12-29T14:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/10691porMartins, Inês Duarte da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:18:45Zoai:ria.ua.pt:10773/10691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:47:12.827931Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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