O processo da gamificação na aprendizagem da cultura

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Ana Sofia Ferreira da
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93342
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras
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spelling O processo da gamificação na aprendizagem da culturaThe process of gamification in culture learningGamificaçãoCulturaE/LEAprendizagem ativaMotivaçãoGamificationCultureSpanish Foreign LanguageActive LearningMotivationRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de LetrasO processo de gamificação surge, no contexto educativo, como uma forma inovadora de motivar os alunos para a aprendizagem através da utilização de dinâmicas, mecânicas e elementos de jogos e videojogos nas aulas. Partindo deste pressuposto, realizámos o nosso Estágio Pedagógico na turma C do nono ano da Escola Secundária de Pombal, sob orientação das Professoras Orientadoras Elena Carretero (Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra) e Carla Silva (Escola Secundária de Pombal. O estágio decorreu entre os meses de outubro e maio de 2018. O processo de gamificação tem vindo a ser estudado por investigadores e há uma panóplia de bibliografia sobre esta temática. Uma leitura atenta da mesma permite perceber não só o significado de gamificação, como também como conseguir enumerar algumas regras para colocar em prática este método nas aulas de Espanhol Língua Estrangeira. Além disso, há muitas ferramentas e aplicações tecnológicas à disposição dos professores que desejem gamificar as suas aulas. O ensino de conteúdos socioculturais através da gamificação é uma das formas mais eficazes de aprofundar também a competência linguística e comunicativa dos alunos, tendo em conta a valorização dada àqueles conteúdos nos documentos oficiais. Neste trabalho, demonstramos, no ponto três da segunda parte, de forma detalhada, quatro das catorze experiências didatizadas sobre conteúdos socioculturais com recurso à gamificação, refletindo não só sobre as vantagens, como também sobre alguns dos inconvenientes do processo de gamificação.The gamification process appears in the educational context as an innovative way of motivating students to learn through the use of dynamics, mechanics and elements of games and videogames in class. Based on this assumption, we carried out our Pedagogical Internship in class C of the ninth year of Pombal Secondary School, under the guidance of the Teaching Professors Elena Carretero (Faculty of Letters of the University of Coimbra) and Carla Silva (Pombal Secondary School). The Pedagogical Internship took place between October and May 2018.The gamification process has been studied by researchers and there is a wide range of bibliography on this theme. An attentive reading of this bibliography allows to understand not only the meaning of gamification, but also how to be able to enumerate some rules to put into practice this method in the classes of Spanish Foreign Language. In addition, there are many tools and technological applications available to teachers that want to use this method in their classes.The teaching of socio-cultural contents through gamification is one of the most effective ways to deepen also the linguistic and communicative competence of the students, taking into account the value given to those contents in official documents. In this work, we show, in point three of the second part, in detail, four of the fourteen experiments on sociocultural contents using gamification, reflecting not only the advantages but also some of the drawbacks of the gamification process.2019-02-18info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93342http://hdl.handle.net/10316/93342TID:202385485porCosta, Ana Sofia Ferreira dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:42:44Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93342Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:18.559843Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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