Diagnóstico do meio escolar nos concelhos de Vila Real e Ovar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Carla Patrícia de Carvalho
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/6305
Resumo: A escola constitui-se como um meio privilegiado para a prevenção de problemas de desenvolvimento devido à importância que esta tem no processo de socialização das crianças e jovens. Como tal, para que seja possível perceber quais as práticas educativas que melhor se adaptam aos problemas vivenciados atualmente torna-se necessário avaliar sistematicamente a escola. Para que tal seja possível foi efetuado um estudo exploratório, com recurso ao método do inquérito por questionário, com uma amostra de 52 participantes, sendo estes agentes educativos, com idades compreendidas entre os 40 e os 64 anos (M=52.62; DP=6.04). Os entrevistados revelaram possuir uma perceção razoável no que concerne quer ao espaço físico escolar quer ao seu funcionamento. Apesar disto, os participantes descreveram a participação dos encarregados de educação como sendo fraca. Os agentes educativos identificaram ainda a existência de vários problemas de comportamento por parte dos alunos bem como um agravamento do mesmo nos últimos cinco anos. Como tal os participantes identificaram a necessidade da criação de uma equipa, constituída por profissionais de diferentes áreas, capazes de identificarem e intervirem nos diversos fatores de risco e nas múltiplas problemáticas encontradas nas escolas. Assim, é possível deduzir que é necessária a criação de planos de ação que contemplem as diferentes necessidades que cada escola possui com o objetivo de melhorar o funcionamento escolar e, consequentemente, os resultados escolares dos seus alunos.
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