Diagnóstico do meio escolar nos concelhos de Vila Real e Ovar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/6305 |
Resumo: | A escola constitui-se como um meio privilegiado para a prevenção de problemas de desenvolvimento devido à importância que esta tem no processo de socialização das crianças e jovens. Como tal, para que seja possível perceber quais as práticas educativas que melhor se adaptam aos problemas vivenciados atualmente torna-se necessário avaliar sistematicamente a escola. Para que tal seja possível foi efetuado um estudo exploratório, com recurso ao método do inquérito por questionário, com uma amostra de 52 participantes, sendo estes agentes educativos, com idades compreendidas entre os 40 e os 64 anos (M=52.62; DP=6.04). Os entrevistados revelaram possuir uma perceção razoável no que concerne quer ao espaço físico escolar quer ao seu funcionamento. Apesar disto, os participantes descreveram a participação dos encarregados de educação como sendo fraca. Os agentes educativos identificaram ainda a existência de vários problemas de comportamento por parte dos alunos bem como um agravamento do mesmo nos últimos cinco anos. Como tal os participantes identificaram a necessidade da criação de uma equipa, constituída por profissionais de diferentes áreas, capazes de identificarem e intervirem nos diversos fatores de risco e nas múltiplas problemáticas encontradas nas escolas. Assim, é possível deduzir que é necessária a criação de planos de ação que contemplem as diferentes necessidades que cada escola possui com o objetivo de melhorar o funcionamento escolar e, consequentemente, os resultados escolares dos seus alunos. |
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Diagnóstico do meio escolar nos concelhos de Vila Real e OvarAvaliação do meio escolarEscolaComportamentos problemáticosAgentes educativosEvaluation of the school environmentSchoolProblematic behaviorsEducational ProfessionalsDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::DireitoA escola constitui-se como um meio privilegiado para a prevenção de problemas de desenvolvimento devido à importância que esta tem no processo de socialização das crianças e jovens. Como tal, para que seja possível perceber quais as práticas educativas que melhor se adaptam aos problemas vivenciados atualmente torna-se necessário avaliar sistematicamente a escola. Para que tal seja possível foi efetuado um estudo exploratório, com recurso ao método do inquérito por questionário, com uma amostra de 52 participantes, sendo estes agentes educativos, com idades compreendidas entre os 40 e os 64 anos (M=52.62; DP=6.04). Os entrevistados revelaram possuir uma perceção razoável no que concerne quer ao espaço físico escolar quer ao seu funcionamento. Apesar disto, os participantes descreveram a participação dos encarregados de educação como sendo fraca. Os agentes educativos identificaram ainda a existência de vários problemas de comportamento por parte dos alunos bem como um agravamento do mesmo nos últimos cinco anos. Como tal os participantes identificaram a necessidade da criação de uma equipa, constituída por profissionais de diferentes áreas, capazes de identificarem e intervirem nos diversos fatores de risco e nas múltiplas problemáticas encontradas nas escolas. Assim, é possível deduzir que é necessária a criação de planos de ação que contemplem as diferentes necessidades que cada escola possui com o objetivo de melhorar o funcionamento escolar e, consequentemente, os resultados escolares dos seus alunos.The school constitutes a privileged means to prevent development problems due to the importance it has in the process of socializing children and young people. As such, in order to understand what educational practices best fit the problems currently experienced, it is necessary to systematically evaluate the school. For this to be possible, an exploratory study was carried out using the questionnaire survey method, with a sample of 52 participants, being these educational agents, aged between 40 and 64 years (mean age 52.62). The interviewees revealed a reasonable perception regarding both the physical space and the functioning of the school. Despite this, the participants described the involvement of parents as being weak. The educational agents also identified the existence of several behavioural problems of the students as well as an escalation of the same in the last five years. As such, participants identified the need to create a team of professionals from different areas capable of identifying and intervening in the various risk factors and in the multiple problems encountered in schools. Thus, it is possible to deduce that it is necessary to create action plans that take into account the different needs that each school has, in order to improve the school functioning and, consequently, the school results of its students.Caridade, SóniaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaRodrigues, Carla Patrícia de Carvalho2017-11-29T16:27:59Z2017-11-23T00:00:00Z2017-11-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/6305porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:05:42Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/6305Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:43:11.616067Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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