(A)normalidade da praxe no curso de Serviço Social Que ligação entre os valores ensinados no curso e os valores associados à praxe académica?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Ana Beatriz Moreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/11028
Resumo: A presente dissertação de mestrado tinha como principal objetivo aferir a existência de incongruências (ou não) entre os valores do Serviço Social e os valores transmitidos pela praxe académica. A praxe académica retira toda a individualidade do ser humano e exige a falta de sentido crítico do estudante de primeiro ano. O Serviço Social trabalha com os indivíduos todas as suas características e vulnerabilidades e pretende dar voz a minorias que sofram de qualquer tipo de preconceito ou injustiça social. Para isso, foram utilizados vários instrumentos de pesquisa. Inicialmente foi realizada observação em contexto de praxe académica na Universidade de Trás-osMontes e Alto Douro, de seguida, foi aplicado um questionário aos estudantes de Serviço Social de todo o país, tendo uma participação de 315 alunos. Por fim, foram realizadas entrevistas para complementar informações do questionário. Através dos dados obtidos, pode-se concluir que existem perceções sobre a praxe académica completamente distintas, entre os alunos que frequentam e os que não frequentam a praxe académica. Relativamente às incompatibilidades entre Serviço Social e a praxe académica, nota-se uma falta de sentido crítico durante a praxe académica, como se de um contexto completamente diferente se tratasse.
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