Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Luana Costa
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Malavasi, Maria Márcia Sigrist
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação em foco
Texto Completo: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105
Resumo: O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar a formação do profissional egresso do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. O estudo foi pautado metodologicamente pela perspectiva qualitativa, utilizando para coleta de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com egressos e professores do curso. Embora a análise feita possibilite mais discussões, optamos por examinar a relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, questão historicamente posta, mas com implementações práticas nem sempre coerentes com as propostas idealizadas. A partir dos dados, observamos que as dimensões teoria e prática tanto são percebidas como associadas entre si como dissociadas, tendendo à percepção dissociada, o que parece estar vinculado a uma implementação não efetivada de importantes dimensões da proposta curricular, sejam elas a interdisciplinaridade, o trabalho docente coletivo e os estágios supervisionados.
id UEMG-2_4872da64d4936dfde5cc3af6d2dd85d6
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105
network_acronym_str UEMG-2
network_name_str Educação em foco
repository_id_str
spelling Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?práxispedagogocurso de Pedagogia.O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar a formação do profissional egresso do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. O estudo foi pautado metodologicamente pela perspectiva qualitativa, utilizando para coleta de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com egressos e professores do curso. Embora a análise feita possibilite mais discussões, optamos por examinar a relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, questão historicamente posta, mas com implementações práticas nem sempre coerentes com as propostas idealizadas. A partir dos dados, observamos que as dimensões teoria e prática tanto são percebidas como associadas entre si como dissociadas, tendendo à percepção dissociada, o que parece estar vinculado a uma implementação não efetivada de importantes dimensões da proposta curricular, sejam elas a interdisciplinaridade, o trabalho docente coletivo e os estágios supervisionados.EDUEMG2011-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/10510.24934/eef.v14i17.105Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 111-1272317-00931519-332210.24934/eef.v14i17reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105/140Almeida, Luana CostaMalavasi, Maria Márcia Sigristinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
title Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
spellingShingle Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
Almeida, Luana Costa
práxis
pedagogo
curso de Pedagogia.
title_short Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
title_full Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
title_fullStr Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
title_full_unstemmed Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
title_sort Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
author Almeida, Luana Costa
author_facet Almeida, Luana Costa
Malavasi, Maria Márcia Sigrist
author_role author
author2 Malavasi, Maria Márcia Sigrist
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Almeida, Luana Costa
Malavasi, Maria Márcia Sigrist
dc.subject.por.fl_str_mv práxis
pedagogo
curso de Pedagogia.
topic práxis
pedagogo
curso de Pedagogia.
description O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar a formação do profissional egresso do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. O estudo foi pautado metodologicamente pela perspectiva qualitativa, utilizando para coleta de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com egressos e professores do curso. Embora a análise feita possibilite mais discussões, optamos por examinar a relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, questão historicamente posta, mas com implementações práticas nem sempre coerentes com as propostas idealizadas. A partir dos dados, observamos que as dimensões teoria e prática tanto são percebidas como associadas entre si como dissociadas, tendendo à percepção dissociada, o que parece estar vinculado a uma implementação não efetivada de importantes dimensões da proposta curricular, sejam elas a interdisciplinaridade, o trabalho docente coletivo e os estágios supervisionados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-09-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105
10.24934/eef.v14i17.105
url https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105
identifier_str_mv 10.24934/eef.v14i17.105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105/140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
publisher.none.fl_str_mv EDUEMG
dc.source.none.fl_str_mv Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127
Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127
Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127
2317-0093
1519-3322
10.24934/eef.v14i17
reponame:Educação em foco
instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron:UEMG
instname_str Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
instacron_str UEMG
institution UEMG
reponame_str Educação em foco
collection Educação em foco
repository.name.fl_str_mv Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
repository.mail.fl_str_mv revista.educacaoemfoco@uemg.br
_version_ 1792205468479782912