Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em foco |
Texto Completo: | https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105 |
Resumo: | O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar a formação do profissional egresso do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. O estudo foi pautado metodologicamente pela perspectiva qualitativa, utilizando para coleta de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com egressos e professores do curso. Embora a análise feita possibilite mais discussões, optamos por examinar a relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, questão historicamente posta, mas com implementações práticas nem sempre coerentes com as propostas idealizadas. A partir dos dados, observamos que as dimensões teoria e prática tanto são percebidas como associadas entre si como dissociadas, tendendo à percepção dissociada, o que parece estar vinculado a uma implementação não efetivada de importantes dimensões da proposta curricular, sejam elas a interdisciplinaridade, o trabalho docente coletivo e os estágios supervisionados. |
id |
UEMG-2_4872da64d4936dfde5cc3af6d2dd85d6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105 |
network_acronym_str |
UEMG-2 |
network_name_str |
Educação em foco |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai?práxispedagogocurso de Pedagogia.O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar a formação do profissional egresso do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. O estudo foi pautado metodologicamente pela perspectiva qualitativa, utilizando para coleta de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com egressos e professores do curso. Embora a análise feita possibilite mais discussões, optamos por examinar a relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, questão historicamente posta, mas com implementações práticas nem sempre coerentes com as propostas idealizadas. A partir dos dados, observamos que as dimensões teoria e prática tanto são percebidas como associadas entre si como dissociadas, tendendo à percepção dissociada, o que parece estar vinculado a uma implementação não efetivada de importantes dimensões da proposta curricular, sejam elas a interdisciplinaridade, o trabalho docente coletivo e os estágios supervisionados.EDUEMG2011-09-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/10510.24934/eef.v14i17.105Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 111-1272317-00931519-332210.24934/eef.v14i17reponame:Educação em focoinstname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)instacron:UEMGporhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105/140Almeida, Luana CostaMalavasi, Maria Márcia Sigristinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-01-10T13:52:02Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/105Revistahttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/indexPUBhttps://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/oairevista.educacaoemfoco@uemg.br2317-00931519-3322opendoar:2023-01-10T13:52:02Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? |
title |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? |
spellingShingle |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? Almeida, Luana Costa práxis pedagogo curso de Pedagogia. |
title_short |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? |
title_full |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? |
title_fullStr |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? |
title_full_unstemmed |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? |
title_sort |
Formação no curso de Pedagogia: e a práxis, como vai? |
author |
Almeida, Luana Costa |
author_facet |
Almeida, Luana Costa Malavasi, Maria Márcia Sigrist |
author_role |
author |
author2 |
Malavasi, Maria Márcia Sigrist |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, Luana Costa Malavasi, Maria Márcia Sigrist |
dc.subject.por.fl_str_mv |
práxis pedagogo curso de Pedagogia. |
topic |
práxis pedagogo curso de Pedagogia. |
description |
O trabalho é fruto da pesquisa de mestrado que se dedicou a investigar a formação do profissional egresso do curso de Pedagogia de uma universidade pública paulista. O estudo foi pautado metodologicamente pela perspectiva qualitativa, utilizando para coleta de dados a análise documental e as entrevistas semiestruturadas com egressos e professores do curso. Embora a análise feita possibilite mais discussões, optamos por examinar a relação entre teoria e prática na formação do pedagogo, questão historicamente posta, mas com implementações práticas nem sempre coerentes com as propostas idealizadas. A partir dos dados, observamos que as dimensões teoria e prática tanto são percebidas como associadas entre si como dissociadas, tendendo à percepção dissociada, o que parece estar vinculado a uma implementação não efetivada de importantes dimensões da proposta curricular, sejam elas a interdisciplinaridade, o trabalho docente coletivo e os estágios supervisionados. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-09-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105 10.24934/eef.v14i17.105 |
url |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105 |
identifier_str_mv |
10.24934/eef.v14i17.105 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/105/140 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
publisher.none.fl_str_mv |
EDUEMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Foco; Vol. 14 No. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127 Educação em Foco; Vol. 14 Núm. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127 Educação em Foco; v. 14 n. 17 (2011): Educação em Foco; 111-127 2317-0093 1519-3322 10.24934/eef.v14i17 reponame:Educação em foco instname:Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) instacron:UEMG |
instname_str |
Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
instacron_str |
UEMG |
institution |
UEMG |
reponame_str |
Educação em foco |
collection |
Educação em foco |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em foco - Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
revista.educacaoemfoco@uemg.br |
_version_ |
1792205468479782912 |