SeaStory: uma narrativa interativa com recurso a caraterísticas colaborativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Maria Dias
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/4174
Resumo: As atividades antropogénicas danificam a natureza de diversas formas. No contexto desta proposta e do arquipélago da Madeira, queremos despertar o interesse dos adolescentes para o impacto que as atividades antropogénicas têm causado à espécie Monachus Monachus (Lobo-Marinho). Para que a população adolescente tenha mais consciência e interesse do valor desta espécie é elaborou-se de uma Visual Novel enriquecida com elementos colaborativos e de gamificação chamada SeaStory. O principal objetivo é providenciar conteúdo educacional de forma mais atrativa para os jovens. Através da realização de dois protótipos funcionais para o sistema operativo android, intitulados de SeaStory41 e SeaStory42, testou-se e comparou-se de que forma a colaboração em narrativas interativas influência a aprendizagem de conteúdo educacional e a experiência de utilizador. Os resultados mostraram que as duas versões apresentam sucesso na aquisição de conhecimento sobre o Lobo-Marinho. O conhecimento obtido nas duas versões não tem uma diferença expressiva, no entanto a versão colaborativa apresenta uma experiência de utilizador mais atrativa para os utilizadores. Este projeto apresenta uma contribuição na exploração de elementos colaborativos em Visual Novels bem como apresenta provas de como as narrativas interativas podem fortes aliadas a providenciar conhecimentos sobre espécies em vias de extinção e na criação de uma maior consciência sobre o ecossistema marinho entre o público adolescente.
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