A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro, António José Pacheco
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84103
Resumo: Este artigo resulta do trabalho de investigação desenvolvido com alunos do 9 º ano de escolaridade do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa , no âmbito da disciplina de Com Textos Musicais. O projeto de investigação pretendeu esclarecer o papel da música no contexto social e cultural dos alunos envolvidos no que concerne ao seu valor e significado; pretendeu, de igual modo, aferir a relevância da disciplina para a matriz curricular do respetivo curso , considerando que a mesma se constitui como oferta complementar. A metodologia de investigação utilizada aproximou-se do estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados incidiram nos inquéritos por questionário. Os resultados obtidos sublinham que o contexto, considerando a idade, o género e a situação profissional, afeta o gosto musical. Os alunos vivenciam um determinado contexto muito próprio, o seu gosto musical incide no pop/rock e a música portuguesa não tem representação. Os pais e avós retratam-se em outro contexto , o gosto musical incide na música popular/ tradicional portuguesa , porém, na sua juventude, este grupo preferia também o pop/rock. O valor e significado atribuídos à música variam de acordo com os intervenientes . Os alunos encaram a música como fonte de sentimentos e emoções; os pais e familiares apreciam a música numa perspetiva de diversão e entretenimento. A disciplina de Com Textos Musicais é pertinente no plano de estudos do Curso Básico de Música, mas necessita de esclarecimentos oportunos. O currículo escolar do Conservatório do Vale do Sousa necessita de incorporar diferentes tipologias musicais.
id RCAP_209c485ac87e6691d1713156ed25e8c8
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84103
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do SousaThe music we listen to: an exploratory study with students of the basic music course of the Conservatório do Vale do Sousa [Portugal]Com textos musicaisGosto musicalTipologias musicaisConservatório do Vale do SousaMusical textsMusical tasteMusical typologiesConservatório do Vale do SousaCiências Sociais::Ciências da EducaçãoArts & HumanitiesEducação de qualidadeEste artigo resulta do trabalho de investigação desenvolvido com alunos do 9 º ano de escolaridade do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa , no âmbito da disciplina de Com Textos Musicais. O projeto de investigação pretendeu esclarecer o papel da música no contexto social e cultural dos alunos envolvidos no que concerne ao seu valor e significado; pretendeu, de igual modo, aferir a relevância da disciplina para a matriz curricular do respetivo curso , considerando que a mesma se constitui como oferta complementar. A metodologia de investigação utilizada aproximou-se do estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados incidiram nos inquéritos por questionário. Os resultados obtidos sublinham que o contexto, considerando a idade, o género e a situação profissional, afeta o gosto musical. Os alunos vivenciam um determinado contexto muito próprio, o seu gosto musical incide no pop/rock e a música portuguesa não tem representação. Os pais e avós retratam-se em outro contexto , o gosto musical incide na música popular/ tradicional portuguesa , porém, na sua juventude, este grupo preferia também o pop/rock. O valor e significado atribuídos à música variam de acordo com os intervenientes . Os alunos encaram a música como fonte de sentimentos e emoções; os pais e familiares apreciam a música numa perspetiva de diversão e entretenimento. A disciplina de Com Textos Musicais é pertinente no plano de estudos do Curso Básico de Música, mas necessita de esclarecimentos oportunos. O currículo escolar do Conservatório do Vale do Sousa necessita de incorporar diferentes tipologias musicais.This article is the result of research carried out with ninth-grade students enrolled in the “Basic Music Course” of the Conservatório Vale do Sousa (Portugual) [Vale do Sousa Conservatory], within the scope of the class subject “Com Textos Musicais” [With Musical Texts]. The project intended to clarify the role of music within the social and cultural context of the students involved regarding its value and meaning; it also intended to assess the discipline’s relevance to the curricular matrix of the course considering that it constitutes a complementary course offering. The research methodology was similar to a case study and data collection applied questionnaire surveys. The results underline that context--considering age, gender, and professional situation--affects musical taste. Students experience a particular context of their own, their musical taste focuses on pop/rock while Portuguese music is not represented. The parents and grandparents portray themselves in another context, their musical taste focuses on popular/traditional Portuguese music, however, in their youth, this group also preferred pop/rock. The value and meaning attributed to music varies according to the type of participant. Students perceive music as a source of feeling and emotion; parents and relatives appreciate music from a perspective of fun and entertainment. The course subject Com Textos Musicais is relevant to the Basic Music Course curriculum but requires timely clarification. The curriculum of the Conservatório Vale do Sousa needs to incorporate different musical typologies.Este trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)Universidade do MinhoRibeiro, António José Pacheco2022-12-302022-12-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84103porRibeiro, A. J. P. (2022). A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa. Opus, [S.l.], v. 28, pp. 1-15, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2022.28.291517-701710.20504/opus2022.28.29https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2022.28.29/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-23T01:36:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84103Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:47:39.444991Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
The music we listen to: an exploratory study with students of the basic music course of the Conservatório do Vale do Sousa [Portugal]
title A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
spellingShingle A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
Ribeiro, António José Pacheco
Com textos musicais
Gosto musical
Tipologias musicais
Conservatório do Vale do Sousa
Musical texts
Musical taste
Musical typologies
Conservatório do Vale do Sousa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Arts & Humanities
Educação de qualidade
title_short A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
title_full A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
title_fullStr A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
title_full_unstemmed A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
title_sort A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do curso básico de música do Conservatório do Vale do Sousa
author Ribeiro, António José Pacheco
author_facet Ribeiro, António José Pacheco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro, António José Pacheco
dc.subject.por.fl_str_mv Com textos musicais
Gosto musical
Tipologias musicais
Conservatório do Vale do Sousa
Musical texts
Musical taste
Musical typologies
Conservatório do Vale do Sousa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Arts & Humanities
Educação de qualidade
topic Com textos musicais
Gosto musical
Tipologias musicais
Conservatório do Vale do Sousa
Musical texts
Musical taste
Musical typologies
Conservatório do Vale do Sousa
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Arts & Humanities
Educação de qualidade
description Este artigo resulta do trabalho de investigação desenvolvido com alunos do 9 º ano de escolaridade do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa , no âmbito da disciplina de Com Textos Musicais. O projeto de investigação pretendeu esclarecer o papel da música no contexto social e cultural dos alunos envolvidos no que concerne ao seu valor e significado; pretendeu, de igual modo, aferir a relevância da disciplina para a matriz curricular do respetivo curso , considerando que a mesma se constitui como oferta complementar. A metodologia de investigação utilizada aproximou-se do estudo de caso e os instrumentos de recolha de dados incidiram nos inquéritos por questionário. Os resultados obtidos sublinham que o contexto, considerando a idade, o género e a situação profissional, afeta o gosto musical. Os alunos vivenciam um determinado contexto muito próprio, o seu gosto musical incide no pop/rock e a música portuguesa não tem representação. Os pais e avós retratam-se em outro contexto , o gosto musical incide na música popular/ tradicional portuguesa , porém, na sua juventude, este grupo preferia também o pop/rock. O valor e significado atribuídos à música variam de acordo com os intervenientes . Os alunos encaram a música como fonte de sentimentos e emoções; os pais e familiares apreciam a música numa perspetiva de diversão e entretenimento. A disciplina de Com Textos Musicais é pertinente no plano de estudos do Curso Básico de Música, mas necessita de esclarecimentos oportunos. O currículo escolar do Conservatório do Vale do Sousa necessita de incorporar diferentes tipologias musicais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-30
2022-12-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84103
url https://hdl.handle.net/1822/84103
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ribeiro, A. J. P. (2022). A música que ouvimos: estudo exploratório com alunos do Curso Básico de Música do Conservatório do Vale do Sousa. Opus, [S.l.], v. 28, pp. 1-15, dez. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.20504/opus2022.28.29
1517-7017
10.20504/opus2022.28.29
https://www.anppom.com.br/revista/index.php/opus/article/view/opus2022.28.29/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
publisher.none.fl_str_mv Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Música (ANPPOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133050788904960