Conservatórios musicais de Londrina : um estudo em história da educação 1930-1965
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Data de Publicação: | 2024 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UEL |
Texto Completo: | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11667 |
Resumo: | Resumo: Londrina é uma cidade que apresenta uma intensa atividade musical por seus festivais, orquestras e formação de músicos que se projetam internacionalmente Diante deste quadro, este trabalho pretendeu buscar a história educacional dos primeiros Conservatórios da cidade, responsáveis pela formação dos músicos locais, no período de 193 a 1965, quando surge a Faculdade de Música Mãe de Deus As questões básicas que orientaram a pesquisa foram: quais as funções destes estabelecimentos, legislações, e como se instalaram em Londrina? Como era a organização do ensino e como se relacionou com a atividade artística local? Para responder a tais questões esta pesquisa tomou como fontes a documentação existente nos Conservatórios, e depoimentos de protagonistas deste processo A abordagem teórica foi a Nova História, com a metodologia da História Oral Temática Esta escolha teve por objetivo sistematizar a documentação existente que se encontrava esparsa nas diferentes instituições e em poder de particulares, e também criar fontes originais com a coleta de depoimentos Tal esforço resultou na constituição de um acervo documental sobre a história do ensino musical de Londrina Para contextualizar a instalação dos Conservatórios da cidade, analisou-se a estrutura dos Conservatórios nacionais e o movimento cultural inicial da cidade A educação musical iniciada de forma particular é formalizada com a presença dos Conservatórios, cuja função educativa era formar músicos instrumentistas profissionais e professores de música Até 1965 pode-se constatar a presença de cinco Conservatórios Musicais oficializados pelo Governo do Paraná, tendo sido um deles transformado em Faculdade de Música Estes estabelecimentos não fugiram à tendência tradicional de ensino, hegemônica na formação musical erudita em todo país |
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Conservatórios musicais de Londrina : um estudo em história da educação 1930-1965Educação musicalConservatório musicalHistóriaLondrinaMúsicaMusical educationHistoryStudy and teachingMusicConservatório musicalResumo: Londrina é uma cidade que apresenta uma intensa atividade musical por seus festivais, orquestras e formação de músicos que se projetam internacionalmente Diante deste quadro, este trabalho pretendeu buscar a história educacional dos primeiros Conservatórios da cidade, responsáveis pela formação dos músicos locais, no período de 193 a 1965, quando surge a Faculdade de Música Mãe de Deus As questões básicas que orientaram a pesquisa foram: quais as funções destes estabelecimentos, legislações, e como se instalaram em Londrina? Como era a organização do ensino e como se relacionou com a atividade artística local? Para responder a tais questões esta pesquisa tomou como fontes a documentação existente nos Conservatórios, e depoimentos de protagonistas deste processo A abordagem teórica foi a Nova História, com a metodologia da História Oral Temática Esta escolha teve por objetivo sistematizar a documentação existente que se encontrava esparsa nas diferentes instituições e em poder de particulares, e também criar fontes originais com a coleta de depoimentos Tal esforço resultou na constituição de um acervo documental sobre a história do ensino musical de Londrina Para contextualizar a instalação dos Conservatórios da cidade, analisou-se a estrutura dos Conservatórios nacionais e o movimento cultural inicial da cidade A educação musical iniciada de forma particular é formalizada com a presença dos Conservatórios, cuja função educativa era formar músicos instrumentistas profissionais e professores de música Até 1965 pode-se constatar a presença de cinco Conservatórios Musicais oficializados pelo Governo do Paraná, tendo sido um deles transformado em Faculdade de Música Estes estabelecimentos não fugiram à tendência tradicional de ensino, hegemônica na formação musical erudita em todo paísDissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em EducaçãoAbstract: Londrina is a city with intense musical manifestations as a consequence of its festivals, orchestras and formation of internationally acknowledged musicians In face of such a characteristic, this present work intends to present the educational background of the first conservatories of music in the city that formed the local musicians from 193 through 1965 the year in which the Faculdade de Música Mãe de Deus was opened The basic questions that guided the research were: what are the roles of these institutions and their legislations, and how were they started in Londrina? How were their teaching systems organized and how did they relate to the local arts manifestation? To answer these questions, the research used sources of documentation existent in the conservatories of music as well as information provided by the subjects involved in the process The theoretical approach consisted of the New History, making use of the Theme Oral History methodology This choice lied upon the objective to systematize the existent documentation which was sparse in several institutions and in possession of private owners and also upon the objective to create original sources through the collections of reports given by individuals Such effort originated the constitution of a documental archive related to the history of musical education in Londrina For the contextualization of the installation of conservatories of music in the city, an analysis of the structure of national conservatories of music and of the initial cultural local movement was made The musical education, which was initially private, was formalized by the presence of the conservatories whose purpose was to form professional musicians and music teachers Five conservatories of music, accredited by the State Government of Paraná, existed in 965, and one of them was later given the status of a Faculty of Music These institutions followed the hegemonic trend of traditional teaching in the erudite musical formation all over the countryAbbud, Maria Luiza Macedo [Orientador]Kleber, Magali OliveiraTuma, Magda MadalenaCampos, Regina Maria Grossi2024-05-01T13:19:00Z2024-05-01T13:19:00Z2009.0003.03.2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11667porMestradoEducaçãoCentro de Educação, Comunicação e ArtesPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoLondrinareponame:Repositório Institucional da UELinstname:Universidade Estadual de Londrina (UEL)instacron:UELinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-07-12T04:20:26Zoai:repositorio.uel.br:123456789/11667Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttp://www.bibliotecadigital.uel.br/PUBhttp://www.bibliotecadigital.uel.br/OAI/oai2.phpbcuel@uel.br||opendoar:2024-07-12T04:20:26Repositório Institucional da UEL - Universidade Estadual de Londrina (UEL)false |
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