A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Francisca Pereira Marques
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/26804
Resumo: Com o crescente aumento em relação às alterações climáticas é importante perceber o que leva os consumidores a optarem por alternativas verdes. Especificamente, o que leva os consumidores a comprarem veículos ecológicos. Dado que uma das indústrias que mais contribui para a poluição ambiental é o setor dos transportes, estes veículos são fundamentais pois têm um impacto mais positivo no meio ambiente. Desta forma, através de um questionário realizado à população portuguesa tentou perceber-se quais os principais fatores que levam os consumidores a optarem por estes veículos, qual o veículo ecológico preferível, se estão interessados num veículo movido a hidrogénio e se pertencer à geração Z tem algum impacto na preferência por estes veículos. De forma a estudar-se os fatores que afetam a compra destes veículos teve-se em conta as seguintes teorias: TAM, DOI, NAM e TPB. As respostas ao questionário levaram-nos a concluir que o que influencia a intenção de compra (que levará à compra) é a atitude – influenciada pelas vantagens, compatibilidade e não complexidade destes veículos - e as normas pessoais – influenciadas pela eficácia percebida. Adicionalmente o veículo preferido da amostra é o veículo elétrico híbrido e, também, consideram o veículo movido a hidrogénio nas suas opções. Por fim, o facto de pertencer à geração Z não tem efeito na intenção de compra, no entanto, diferentes gerações apresentam diferentes variáveis significativas que afetam a intenção de compra. Na geração X é a atitude que desenvolvem em relação a este tipo de veículos e na geração Z são as vantagens do mesmo e a atribuição de responsabilidade.
id RCAP_20a24873a335ef4e7e181755befe92c3
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26804
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?Comportamento do consumidor -- Consumer behaviorVeículos ecológicosTAMDOINAMTPBEcological vehiclesCom o crescente aumento em relação às alterações climáticas é importante perceber o que leva os consumidores a optarem por alternativas verdes. Especificamente, o que leva os consumidores a comprarem veículos ecológicos. Dado que uma das indústrias que mais contribui para a poluição ambiental é o setor dos transportes, estes veículos são fundamentais pois têm um impacto mais positivo no meio ambiente. Desta forma, através de um questionário realizado à população portuguesa tentou perceber-se quais os principais fatores que levam os consumidores a optarem por estes veículos, qual o veículo ecológico preferível, se estão interessados num veículo movido a hidrogénio e se pertencer à geração Z tem algum impacto na preferência por estes veículos. De forma a estudar-se os fatores que afetam a compra destes veículos teve-se em conta as seguintes teorias: TAM, DOI, NAM e TPB. As respostas ao questionário levaram-nos a concluir que o que influencia a intenção de compra (que levará à compra) é a atitude – influenciada pelas vantagens, compatibilidade e não complexidade destes veículos - e as normas pessoais – influenciadas pela eficácia percebida. Adicionalmente o veículo preferido da amostra é o veículo elétrico híbrido e, também, consideram o veículo movido a hidrogénio nas suas opções. Por fim, o facto de pertencer à geração Z não tem efeito na intenção de compra, no entanto, diferentes gerações apresentam diferentes variáveis significativas que afetam a intenção de compra. Na geração X é a atitude que desenvolvem em relação a este tipo de veículos e na geração Z são as vantagens do mesmo e a atribuição de responsabilidade.With the consistent growth regarding climate change it is important to understand what make consumers opt for green options. Precisely, what make consumers buy ecological vehicles. Knowing that one of the industries that contributes the most for pollution is transportation, this type of vehicles is a game changing regarding their impact on the environment. Moreover, through a questionnaire available for the Portuguese population we tried to understand which factors affects the most the purchase of ecological vehicles, which one is the most preferable, if hydrogen fuel cell electric vehicles are one of the options and if there is any impact if someone belongs to Gen Z. To study the factors that affect the intention of purchase we based our research model on the following theories: TAM, DOI, NAM and TPB. Our research concludes that attitude (influenced by the advantages, compatibility, and non-complexity) and personal norms (influenced by the efficiency) are the two factors that affect positive and significantly the intention of purchase. Additionally, the preferable ecological vehicle between the participants is the hybrid electrical vehicle and they also consider the hydrogen fuel cell electric vehicle as an option. Finally, belonging to Gen Z does not have any effect regarding the intention of purchasing it, but different generations value different factors. For Gen X what affects the most the intention of purchase is attitude while for Gen Z is the advantages and the responsibility.2022-12-27T15:29:59Z2022-07-26T00:00:00Z2022-07-262022-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10071/26804TID:203129717porMendes, Francisca Pereira Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:29:06Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/26804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:13:01.984152Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
title A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
spellingShingle A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
Mendes, Francisca Pereira Marques
Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Veículos ecológicos
TAM
DOI
NAM
TPB
Ecological vehicles
title_short A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
title_full A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
title_fullStr A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
title_full_unstemmed A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
title_sort A corrida aos carros ecológicos: Será a escolha da geração Z?
author Mendes, Francisca Pereira Marques
author_facet Mendes, Francisca Pereira Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Francisca Pereira Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Veículos ecológicos
TAM
DOI
NAM
TPB
Ecological vehicles
topic Comportamento do consumidor -- Consumer behavior
Veículos ecológicos
TAM
DOI
NAM
TPB
Ecological vehicles
description Com o crescente aumento em relação às alterações climáticas é importante perceber o que leva os consumidores a optarem por alternativas verdes. Especificamente, o que leva os consumidores a comprarem veículos ecológicos. Dado que uma das indústrias que mais contribui para a poluição ambiental é o setor dos transportes, estes veículos são fundamentais pois têm um impacto mais positivo no meio ambiente. Desta forma, através de um questionário realizado à população portuguesa tentou perceber-se quais os principais fatores que levam os consumidores a optarem por estes veículos, qual o veículo ecológico preferível, se estão interessados num veículo movido a hidrogénio e se pertencer à geração Z tem algum impacto na preferência por estes veículos. De forma a estudar-se os fatores que afetam a compra destes veículos teve-se em conta as seguintes teorias: TAM, DOI, NAM e TPB. As respostas ao questionário levaram-nos a concluir que o que influencia a intenção de compra (que levará à compra) é a atitude – influenciada pelas vantagens, compatibilidade e não complexidade destes veículos - e as normas pessoais – influenciadas pela eficácia percebida. Adicionalmente o veículo preferido da amostra é o veículo elétrico híbrido e, também, consideram o veículo movido a hidrogénio nas suas opções. Por fim, o facto de pertencer à geração Z não tem efeito na intenção de compra, no entanto, diferentes gerações apresentam diferentes variáveis significativas que afetam a intenção de compra. Na geração X é a atitude que desenvolvem em relação a este tipo de veículos e na geração Z são as vantagens do mesmo e a atribuição de responsabilidade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-27T15:29:59Z
2022-07-26T00:00:00Z
2022-07-26
2022-06
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/26804
TID:203129717
url http://hdl.handle.net/10071/26804
identifier_str_mv TID:203129717
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134686041079808