A violência adolescente e as complexidades do agir

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gregório, Gregório De Sordi
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Amparo, Deise Matos do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25755/int.3360
Resumo: Considerando a violência como sendo o exercício da força sem levar em consideração alguém ou alguma coisa, pode-se afirmar que a adolescência é um período caracterizado por aspectos violentos. Não somente no que se refere aos casos de atuação desta, como também pela violência interna pubertária. O adolescente se vê diante de mudanças corporais, sociais e psíquicas. O corpo, outrora infantil e familiar, agora é púbere e estranho. Há também a revivescência do Complexo de Édipo e, como nos mostra Freud, a forma de lidar com o incesto é uma forma de lidar com a lei. Observam-se, ainda, falhas ansiogênicas no quadro de referência que poderá ser buscado pela via da atuação em outro lugar. Nesta pesquisa multimetodológica com abordagem qualitativa, foram realizados grupos focais e entrevistas semiestruturadas com adolescentes em situação de internação, de liberdade assistida e semiliberdade. Constatou-se que a violência protagonizada pelos adolescentes revela, principalmente, sua forma de defesa perante uma vivência de traumatismos e angústias. Providenciar suporte e apoio a estes adolescentes pode ajudá-los a se sentir mais seguros e, assim, diminuir a violência atuada por eles. A escola e as instituições de referência podem se constituir em um vínculo fundamental, instaurador de reflexão construtiva acerca das relações e dos atos cometidos.
id RCAP_20b01028446824e3794e7ffa970cf9d3
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3360
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A violência adolescente e as complexidades do agirArtigosConsiderando a violência como sendo o exercício da força sem levar em consideração alguém ou alguma coisa, pode-se afirmar que a adolescência é um período caracterizado por aspectos violentos. Não somente no que se refere aos casos de atuação desta, como também pela violência interna pubertária. O adolescente se vê diante de mudanças corporais, sociais e psíquicas. O corpo, outrora infantil e familiar, agora é púbere e estranho. Há também a revivescência do Complexo de Édipo e, como nos mostra Freud, a forma de lidar com o incesto é uma forma de lidar com a lei. Observam-se, ainda, falhas ansiogênicas no quadro de referência que poderá ser buscado pela via da atuação em outro lugar. Nesta pesquisa multimetodológica com abordagem qualitativa, foram realizados grupos focais e entrevistas semiestruturadas com adolescentes em situação de internação, de liberdade assistida e semiliberdade. Constatou-se que a violência protagonizada pelos adolescentes revela, principalmente, sua forma de defesa perante uma vivência de traumatismos e angústias. Providenciar suporte e apoio a estes adolescentes pode ajudá-los a se sentir mais seguros e, assim, diminuir a violência atuada por eles. A escola e as instituições de referência podem se constituir em um vínculo fundamental, instaurador de reflexão construtiva acerca das relações e dos atos cometidos.Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém2014-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25755/int.3360por1646-2335Gregório, Gregório De SordiAmparo, Deise Matos doinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-02T18:09:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3360Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:47:44.178035Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A violência adolescente e as complexidades do agir
title A violência adolescente e as complexidades do agir
spellingShingle A violência adolescente e as complexidades do agir
Gregório, Gregório De Sordi
Artigos
title_short A violência adolescente e as complexidades do agir
title_full A violência adolescente e as complexidades do agir
title_fullStr A violência adolescente e as complexidades do agir
title_full_unstemmed A violência adolescente e as complexidades do agir
title_sort A violência adolescente e as complexidades do agir
author Gregório, Gregório De Sordi
author_facet Gregório, Gregório De Sordi
Amparo, Deise Matos do
author_role author
author2 Amparo, Deise Matos do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gregório, Gregório De Sordi
Amparo, Deise Matos do
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Considerando a violência como sendo o exercício da força sem levar em consideração alguém ou alguma coisa, pode-se afirmar que a adolescência é um período caracterizado por aspectos violentos. Não somente no que se refere aos casos de atuação desta, como também pela violência interna pubertária. O adolescente se vê diante de mudanças corporais, sociais e psíquicas. O corpo, outrora infantil e familiar, agora é púbere e estranho. Há também a revivescência do Complexo de Édipo e, como nos mostra Freud, a forma de lidar com o incesto é uma forma de lidar com a lei. Observam-se, ainda, falhas ansiogênicas no quadro de referência que poderá ser buscado pela via da atuação em outro lugar. Nesta pesquisa multimetodológica com abordagem qualitativa, foram realizados grupos focais e entrevistas semiestruturadas com adolescentes em situação de internação, de liberdade assistida e semiliberdade. Constatou-se que a violência protagonizada pelos adolescentes revela, principalmente, sua forma de defesa perante uma vivência de traumatismos e angústias. Providenciar suporte e apoio a estes adolescentes pode ajudá-los a se sentir mais seguros e, assim, diminuir a violência atuada por eles. A escola e as instituições de referência podem se constituir em um vínculo fundamental, instaurador de reflexão construtiva acerca das relações e dos atos cometidos.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-01-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25755/int.3360
url https://doi.org/10.25755/int.3360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-2335
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Santarém
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130948139220992