Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19368 |
Resumo: | Esta dissertação tem como tema o “Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do Instrumento e Teoria Musical no Ensino Especializado da Música em Portugal”. O objetivo geral é consolidar a disciplina de formação musical, no que respeita à teoria musical, assim como a sua articulação com a disciplina de Instrumento. Mais especificamente, o objectivo está centralizado na necessidade das competências que os alunos devem adquirir e aplicar no final do 2º grau de Formação Musical e se estas estão ajustadas às necessidades dos alunos exigidas nas aulas de Instrumento. A nível metodológico, esta pesquisa seguiu uma investigação de natureza quantitativa, centrada num estudo de caso. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a pesquisa documental realizada ao reportório de Instrumento – Violino e programas de formação musical e Instrumento e os inquéritos por questionário realizados aos professores do Centro de Cultura Musical das disciplinas referidas. As conclusões deste estudo empírico pretendem oferecer um contributo para a articulação das duas disciplinas, assim como demonstrar a sua importância para despertar um interesse maior por parte dos alunos face à teoria musical. No final desta investigação foi confirmada a importância da articulação destas disciplinas para os bons resultados na aprendizagem e o excelente desenvolvimento na formação global dos alunos. |
id |
RCAP_20bc31a6c01ccc9660e00083fc010b1d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19368 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em PortugalEnsino da especializado da músicaFormação musicalTeoria musicalEnsino básicoSpecialized music educationMusic educationMusic theoryBasic educationDomínio/Área Científica::Humanidades::ArtesEsta dissertação tem como tema o “Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do Instrumento e Teoria Musical no Ensino Especializado da Música em Portugal”. O objetivo geral é consolidar a disciplina de formação musical, no que respeita à teoria musical, assim como a sua articulação com a disciplina de Instrumento. Mais especificamente, o objectivo está centralizado na necessidade das competências que os alunos devem adquirir e aplicar no final do 2º grau de Formação Musical e se estas estão ajustadas às necessidades dos alunos exigidas nas aulas de Instrumento. A nível metodológico, esta pesquisa seguiu uma investigação de natureza quantitativa, centrada num estudo de caso. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a pesquisa documental realizada ao reportório de Instrumento – Violino e programas de formação musical e Instrumento e os inquéritos por questionário realizados aos professores do Centro de Cultura Musical das disciplinas referidas. As conclusões deste estudo empírico pretendem oferecer um contributo para a articulação das duas disciplinas, assim como demonstrar a sua importância para despertar um interesse maior por parte dos alunos face à teoria musical. No final desta investigação foi confirmada a importância da articulação destas disciplinas para os bons resultados na aprendizagem e o excelente desenvolvimento na formação global dos alunos.This work has the theme the "reflective and educational contribution on learning the instrument and music theory in Specialized Music Education in Portugal". The overall objective is to consolidate the discipline of musical education, with regard to music theory, as well as its relationship with the discipline Instrument. More specifically, the objective is focused on the need of the skills that students must acquire and apply at the end of the 2nd degree of Musical Training, and if they are adjusted to the needs of students required in instrument lessons. Methodologically, this research followed a quantitative research focused on a case study. The techniques used for data collection were the documental study the instrument repertoire - violin and musical training programs and instrument and questionnaire surveys performed to CCM teachers in those disciplines. The findings of this empirical study are intended to provide a contribution to the articulation of the two disciplines, as well as demonstrate their importance to arouse greater interest on the part of students to music theory. At the end, this research confirmed the importance of coordination of these disciplines to the good results in learning and the excellent development in the global education of students.Monteiro, Pedro Miguel PereiraVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaRodrigues, Filipe Azevedo2020-02-28T01:30:43Z2015-12-0320152015-12-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19368TID:201023547porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:24Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19368Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:13.600606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal |
title |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal |
spellingShingle |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal Rodrigues, Filipe Azevedo Ensino da especializado da música Formação musical Teoria musical Ensino básico Specialized music education Music education Music theory Basic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
title_short |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal |
title_full |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal |
title_fullStr |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal |
title_full_unstemmed |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal |
title_sort |
Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal |
author |
Rodrigues, Filipe Azevedo |
author_facet |
Rodrigues, Filipe Azevedo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Monteiro, Pedro Miguel Pereira Veritati - Repositório Institucional da Universidade Católica Portuguesa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Filipe Azevedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da especializado da música Formação musical Teoria musical Ensino básico Specialized music education Music education Music theory Basic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
topic |
Ensino da especializado da música Formação musical Teoria musical Ensino básico Specialized music education Music education Music theory Basic education Domínio/Área Científica::Humanidades::Artes |
description |
Esta dissertação tem como tema o “Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do Instrumento e Teoria Musical no Ensino Especializado da Música em Portugal”. O objetivo geral é consolidar a disciplina de formação musical, no que respeita à teoria musical, assim como a sua articulação com a disciplina de Instrumento. Mais especificamente, o objectivo está centralizado na necessidade das competências que os alunos devem adquirir e aplicar no final do 2º grau de Formação Musical e se estas estão ajustadas às necessidades dos alunos exigidas nas aulas de Instrumento. A nível metodológico, esta pesquisa seguiu uma investigação de natureza quantitativa, centrada num estudo de caso. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a pesquisa documental realizada ao reportório de Instrumento – Violino e programas de formação musical e Instrumento e os inquéritos por questionário realizados aos professores do Centro de Cultura Musical das disciplinas referidas. As conclusões deste estudo empírico pretendem oferecer um contributo para a articulação das duas disciplinas, assim como demonstrar a sua importância para despertar um interesse maior por parte dos alunos face à teoria musical. No final desta investigação foi confirmada a importância da articulação destas disciplinas para os bons resultados na aprendizagem e o excelente desenvolvimento na formação global dos alunos. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-03 2015 2015-12-03T00:00:00Z 2020-02-28T01:30:43Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.14/19368 TID:201023547 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.14/19368 |
identifier_str_mv |
TID:201023547 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131845802065920 |