Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do instrumento e teoria musical no ensino especializado da música em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Filipe Azevedo
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19368
Resumo: Esta dissertação tem como tema o “Contributo reflexivo e didático sobre a aprendizagem do Instrumento e Teoria Musical no Ensino Especializado da Música em Portugal”. O objetivo geral é consolidar a disciplina de formação musical, no que respeita à teoria musical, assim como a sua articulação com a disciplina de Instrumento. Mais especificamente, o objectivo está centralizado na necessidade das competências que os alunos devem adquirir e aplicar no final do 2º grau de Formação Musical e se estas estão ajustadas às necessidades dos alunos exigidas nas aulas de Instrumento. A nível metodológico, esta pesquisa seguiu uma investigação de natureza quantitativa, centrada num estudo de caso. As técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a pesquisa documental realizada ao reportório de Instrumento – Violino e programas de formação musical e Instrumento e os inquéritos por questionário realizados aos professores do Centro de Cultura Musical das disciplinas referidas. As conclusões deste estudo empírico pretendem oferecer um contributo para a articulação das duas disciplinas, assim como demonstrar a sua importância para despertar um interesse maior por parte dos alunos face à teoria musical. No final desta investigação foi confirmada a importância da articulação destas disciplinas para os bons resultados na aprendizagem e o excelente desenvolvimento na formação global dos alunos.
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