Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gonçalves, Filipa Catarina de Freitas
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1611
Resumo: Na prática lectiva, a maioria dos professores de Educação Musical sente dificuldades em explorar a área da Composição. Os alunos aprendem a ouvir, a decifrar e a interpretar, mas não a “fazer música” sem ser através da reprodução. Partindo do pressuposto de que os professores são essenciais no processo do ensino / aprendizagem da Educação Musical e, ainda mais, num estabelecimento de Ensino Vocacional de Música, podendo influenciar os alunos de forma decisiva através das suas práticas, torna-se relevante estudar essas mesmas práticas. Com base, também, nestes aspectos, pretende-se saber que tipo de propostas de trabalho de criação musical o professor desenvolve em sala de aula, ou se propõe desenvolver, para que os alunos aprendam de uma forma criativa e se desperte neles o interesse pela necessidade de aprender. Com esta investigação pretende-se reflectir sobre essas mesmas práticas e dar resposta às questões levantadas. A metodologia escolhida é o estudo de caso, centrada nas práticas diárias do ensino da Educação Musical na Academia de Música Fernandes Fão, Ensino Especializado da Música. As conclusões desta investigação apontam para a utilização de estratégias futuras que permitam a implementação de actividades de criação musical em sala de aula na Academia de Música Fernandes Fão, garantindo que as aprendizagens conducentes à construção das competências musicais se baseiem em acções oriundas dos três grandes domínios da prática musical – Audição, Interpretação e Composição.
id RCAP_5f24095d0c22008b054bb6129bef03fa
oai_identifier_str oai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1611
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes FãoEnsino especializado da músicaEducação musicalCriatividadeCriação musicalSpecialized music educationMusic educationCreativityMusic creationNa prática lectiva, a maioria dos professores de Educação Musical sente dificuldades em explorar a área da Composição. Os alunos aprendem a ouvir, a decifrar e a interpretar, mas não a “fazer música” sem ser através da reprodução. Partindo do pressuposto de que os professores são essenciais no processo do ensino / aprendizagem da Educação Musical e, ainda mais, num estabelecimento de Ensino Vocacional de Música, podendo influenciar os alunos de forma decisiva através das suas práticas, torna-se relevante estudar essas mesmas práticas. Com base, também, nestes aspectos, pretende-se saber que tipo de propostas de trabalho de criação musical o professor desenvolve em sala de aula, ou se propõe desenvolver, para que os alunos aprendam de uma forma criativa e se desperte neles o interesse pela necessidade de aprender. Com esta investigação pretende-se reflectir sobre essas mesmas práticas e dar resposta às questões levantadas. A metodologia escolhida é o estudo de caso, centrada nas práticas diárias do ensino da Educação Musical na Academia de Música Fernandes Fão, Ensino Especializado da Música. As conclusões desta investigação apontam para a utilização de estratégias futuras que permitam a implementação de actividades de criação musical em sala de aula na Academia de Música Fernandes Fão, garantindo que as aprendizagens conducentes à construção das competências musicais se baseiem em acções oriundas dos três grandes domínios da prática musical – Audição, Interpretação e Composição.During teaching practice, many Music Education teachers show difficulties exploring the composition area. Students learn to listen, to understand and to interpret but not to “make music”, unless through replication. Assuming that teachers are essential in the process of Music Education teaching and learning; assuming the study concerns a school of Specialized Music Education where students are strongly influenced through practices, it becomes important to study those same practices. We wonder which are the teachers’ proposals for development of Music Creativity as well as their planning courses. We also intend to analyse if their classes allow creativity and raise students’ interest on Music. This research seeks to reflect on those practices and to address the raised issues. Case study was choose as methodology focused on daily practice of Music Education at the Academy of Music Fernandes Fão, as a Specialized Music School. The study’s conclusions point to the future use of strategies that enable implementation of activities of Music Creativity in the classroom, at the Academy of Music Fernandes Fão, ensuring that the learning lead to the construction of musical skills, based on actions arising from the three major areas of Music Practice – Listening, Interpretation and Composition.2016-07-18T10:32:32Z2011-05-28T00:00:00Z2011-05-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1611porGonçalves, Filipa Catarina de Freitasinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:39:35Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1611Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:01.405089Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
title Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
spellingShingle Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
Gonçalves, Filipa Catarina de Freitas
Ensino especializado da música
Educação musical
Criatividade
Criação musical
Specialized music education
Music education
Creativity
Music creation
title_short Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
title_full Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
title_fullStr Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
title_full_unstemmed Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
title_sort Abordagem à criação musical nas aulas de educação musical na Academia de Música Fernandes Fão
author Gonçalves, Filipa Catarina de Freitas
author_facet Gonçalves, Filipa Catarina de Freitas
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gonçalves, Filipa Catarina de Freitas
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino especializado da música
Educação musical
Criatividade
Criação musical
Specialized music education
Music education
Creativity
Music creation
topic Ensino especializado da música
Educação musical
Criatividade
Criação musical
Specialized music education
Music education
Creativity
Music creation
description Na prática lectiva, a maioria dos professores de Educação Musical sente dificuldades em explorar a área da Composição. Os alunos aprendem a ouvir, a decifrar e a interpretar, mas não a “fazer música” sem ser através da reprodução. Partindo do pressuposto de que os professores são essenciais no processo do ensino / aprendizagem da Educação Musical e, ainda mais, num estabelecimento de Ensino Vocacional de Música, podendo influenciar os alunos de forma decisiva através das suas práticas, torna-se relevante estudar essas mesmas práticas. Com base, também, nestes aspectos, pretende-se saber que tipo de propostas de trabalho de criação musical o professor desenvolve em sala de aula, ou se propõe desenvolver, para que os alunos aprendam de uma forma criativa e se desperte neles o interesse pela necessidade de aprender. Com esta investigação pretende-se reflectir sobre essas mesmas práticas e dar resposta às questões levantadas. A metodologia escolhida é o estudo de caso, centrada nas práticas diárias do ensino da Educação Musical na Academia de Música Fernandes Fão, Ensino Especializado da Música. As conclusões desta investigação apontam para a utilização de estratégias futuras que permitam a implementação de actividades de criação musical em sala de aula na Academia de Música Fernandes Fão, garantindo que as aprendizagens conducentes à construção das competências musicais se baseiem em acções oriundas dos três grandes domínios da prática musical – Audição, Interpretação e Composição.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-05-28T00:00:00Z
2011-05-28
2016-07-18T10:32:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11960/1611
url http://hdl.handle.net/20.500.11960/1611
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131525347803136