Regulação de Loudness em televisão: a experiência internacional e o caso português

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nunes, Carlos Manuel da Silva Pereira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/7116
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Audiovisual e Multimédia.
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Em termos de regulação, a questão tem ganho crescente relevância e é colocada, não apenas, no plano da saúde pública associada ao conforto auditivo e à qualidade sonora mas também, no plano comercial, relacionado com a importância do som, numa lógica concorrencial, nomeadamente no mercado publicitário. Numa primeira fase do estudo, com recurso a pesquisa bibliográfica, analisaram-se as bases técnicas e desenvolveu-se um enquadramento teórico que permitiu uma reflexão sobre o tema do Loudness em Televisão, tendo em linha de conta as recomendações internacionais para a sua normalização. Procedeu-se também ao estudo comparativo de casos europeus nos quais já foi implementada regulação de Loudness, nomeadamente, em França e no Reino Unido. Posteriormente, com o intuito de estabelecer um quadro de evolução da normalização do Loudness, considerou-se o caso português como objeto de estudo, analisando a perspetiva da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC), dos responsáveis técnicos dos principais operadores de televisão em Portugal e do representante máximo do grupo PLOUD da EBU. Tendo como pano de fundo a regulação do Loudness em televisão e o seu quadro evolutivo, foi feita uma reflexão sobre o modelo implementado no caso português, as tendências e as possibilidades futuras, à luz da evolução tecnológica e no contexto de serviços de media multiplataforma.ABSTRACT: The study proposed in this dissertation is part of the theme of Loudness Normalization on Television. This topic that emerges due the jumps in sound intensity, with particular incidence among generic programs and advertising blocks, has been the subject of a wide discussion and, internationally, has received great attention either by professionals and regulators. In terms of regulation, the issue has increasingly gained importance and is placed not only in the public health plan associated with sound quality to the consumer, but also in the business plan related to the importance of sound in a competitive world, namely in the advertising market. In the first part of the study, and through bibliographical research, we intended to analyze the technical bases and to develop a theoretical framework that allows an analysis on Loudness on Television, taking into account the international recommendations for its normalization. A comparative study of European affairs in which has already been implemented regulation of sound intensity, particularly in France and the United Kingdom was proposed. Later, with the aim of establishing an evolutionary framework of normalization of Loudness, we proposed to consider the Portuguese case as the object of analysis, considering the perspective of the Regulatory Authority for the Media(ERC), of the technical and commercial heads of department of the major television stations in Portugal and the head EBU PLOUD group. Against the backdrop of the regulation of Loudness in television and its evolutionary framework, it was possible to evaluate and reflect about trends and future possibilities, particularly in the Portuguese case under the spotlight of technological developments and in the context of multiplatform media services.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialBraumann, Pedro Jorge dos SantosRCIPLNunes, Carlos Manuel da Silva Pereira2017-05-29T16:21:02Z2017-04-262017-04-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/7116TID:201694670porNUNES, Carlos Manuel da Silva Pereira - Regulação de Loudness em televisão: a experiência internacional e o caso português. Escola Superior de Comunicação Social, 2016. 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