Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendo, Marina
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/147147
Resumo: O trabalho apresenta reflexões sobre o processo de criação de Fábrica de Calcinha, pesquisa artística realizada pela autora com o objetivo de explorar a sonoridade como ativadora e norteadora da composição da cena. O processo de criação partiu da sonoridade percebida no centro da cidade de Porto Alegre. O encontro com este material foi estimulado pelo procedimento de Derivas Sonoras, das quais participaram a própria autora, um músico e um performer. Construiu-se, assim, um arquivo de objetos sonoros (Schaeffer, 1966), objetos perceptivos decodificados pela mente como um som, gravados na memória dos corpos e em dispositivos tecnológicos, e recuperados em diferentes etapas do processo de criação. A escuta se afirmou como poética de trabalho, mediando as interações que deram forma ao material cênico. Para a organização das diferentes ações cênicas (físicas, sonoras e vocais) criadas em improvisações, foi utilizado, sobretudo, um modelo de partitura cênica desenvolvido pelo encenador e compositor Heiner Goebbels.
id URGS_79b1243336ef399277b59809495d915c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147147
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Mendo, MarinaSilva, Marta Isaacsson de Souza e2016-08-12T02:15:22Z2016http://hdl.handle.net/10183/147147000999225O trabalho apresenta reflexões sobre o processo de criação de Fábrica de Calcinha, pesquisa artística realizada pela autora com o objetivo de explorar a sonoridade como ativadora e norteadora da composição da cena. O processo de criação partiu da sonoridade percebida no centro da cidade de Porto Alegre. O encontro com este material foi estimulado pelo procedimento de Derivas Sonoras, das quais participaram a própria autora, um músico e um performer. Construiu-se, assim, um arquivo de objetos sonoros (Schaeffer, 1966), objetos perceptivos decodificados pela mente como um som, gravados na memória dos corpos e em dispositivos tecnológicos, e recuperados em diferentes etapas do processo de criação. A escuta se afirmou como poética de trabalho, mediando as interações que deram forma ao material cênico. Para a organização das diferentes ações cênicas (físicas, sonoras e vocais) criadas em improvisações, foi utilizado, sobretudo, um modelo de partitura cênica desenvolvido pelo encenador e compositor Heiner Goebbels.The dissertation presents reflections on the process of creating Fabrica de Calcinha (Panty Factory), artistic research done by the author in order to explore the sonority as activating and guiding the composition of a scene. The creation process started from the sounds perceived in the center of Porto Alegre. We used the Dérive Sonore procedure as stimuli for this encounter, which was carried out by the author herself, a musician and a performer. We were, thus, able to build a database of sound objects (Schaeffer, 1966), perceptual objects decoded by the mind as a sound, recorded in the memory of bodies and technological devices and recovered at different stages of the creation process. The listening of the material affirmed itself as poetic work mediating the interactions that shaped the scenic material. For the organization of the different performing actions (physical, sound and vocals) created in improvisations, we primarily used a scenic music score model developed by the director and composer Heiner Goebbels.application/pdfporProcesso de criação : TeatroSonoridadeDeriva sonoraEscutaCreation processLoudnessListeningDriftSound actionDerive sonoreProvocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes CênicasPorto Alegre, BR-RS2016mestradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000999225.pdf000999225.pdfTexto completoapplication/pdf3402277http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147147/1/000999225.pdfeda20c28479906106b459cbfb0e1c196MD51TEXT000999225.pdf.txt000999225.pdf.txtExtracted Texttext/plain229539http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147147/2/000999225.pdf.txt6a7b705f21ad0a667d34d22a46ed6d92MD52THUMBNAIL000999225.pdf.jpg000999225.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1126http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147147/3/000999225.pdf.jpg74a75bca635ee7e07d90b1b1adeb38a1MD5310183/1471472018-10-29 08:33:26.739oai:www.lume.ufrgs.br:10183/147147Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-29T11:33:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
title Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
spellingShingle Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
Mendo, Marina
Processo de criação : Teatro
Sonoridade
Deriva sonora
Escuta
Creation process
Loudness
Listening
Drift
Sound action
Derive sonore
title_short Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
title_full Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
title_fullStr Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
title_full_unstemmed Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
title_sort Provocações sonoras : uma investigação da escuta na criação cênica
author Mendo, Marina
author_facet Mendo, Marina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendo, Marina
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
contributor_str_mv Silva, Marta Isaacsson de Souza e
dc.subject.por.fl_str_mv Processo de criação : Teatro
Sonoridade
Deriva sonora
Escuta
topic Processo de criação : Teatro
Sonoridade
Deriva sonora
Escuta
Creation process
Loudness
Listening
Drift
Sound action
Derive sonore
dc.subject.eng.fl_str_mv Creation process
Loudness
Listening
Drift
Sound action
Derive sonore
description O trabalho apresenta reflexões sobre o processo de criação de Fábrica de Calcinha, pesquisa artística realizada pela autora com o objetivo de explorar a sonoridade como ativadora e norteadora da composição da cena. O processo de criação partiu da sonoridade percebida no centro da cidade de Porto Alegre. O encontro com este material foi estimulado pelo procedimento de Derivas Sonoras, das quais participaram a própria autora, um músico e um performer. Construiu-se, assim, um arquivo de objetos sonoros (Schaeffer, 1966), objetos perceptivos decodificados pela mente como um som, gravados na memória dos corpos e em dispositivos tecnológicos, e recuperados em diferentes etapas do processo de criação. A escuta se afirmou como poética de trabalho, mediando as interações que deram forma ao material cênico. Para a organização das diferentes ações cênicas (físicas, sonoras e vocais) criadas em improvisações, foi utilizado, sobretudo, um modelo de partitura cênica desenvolvido pelo encenador e compositor Heiner Goebbels.
publishDate 2016
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-08-12T02:15:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2016
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/147147
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000999225
url http://hdl.handle.net/10183/147147
identifier_str_mv 000999225
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147147/1/000999225.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147147/2/000999225.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/147147/3/000999225.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv eda20c28479906106b459cbfb0e1c196
6a7b705f21ad0a667d34d22a46ed6d92
74a75bca635ee7e07d90b1b1adeb38a1
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1810085375842975744