Quality assurance in China and UK : a comparative analysis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Qun Zhang
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3457
Resumo: O objectivo da presente dissertação é proceder a uma análise comparativa das políticas de garantia da qualidade do ensino superior na China e no Reino Unido. Com a emergência da economia do conhecimento, bem como com o crescimento da internacionalização e da globalização, o ensino superior tem vindo a ocupar uma posição estratégica muito importante na maioria dos países. Desde 1997 que as preocupações da sociedade com a qualidade do ensino superior se têm vindo a fazer sentir na China, sobretudo devido à significativa expansão do seu sistema de ensino superior. O governo Chinês considera como responsabilidade sua a educação, especialmente a educação superior, muito por causa da cada vez mais acérrima e global competição por pessoas com formação superior. Para encontrar as similitudes e as diferenças entre as políticas de garantia da qualidade na China e no reino Unido recorre-se ao enquadramento conceptual proposto por Perellon’s (2001). Mais especificamente, são comparadas a política chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação e a política inglesa de auditorias institucionais. Depois de se analisarem os objectivos, mecanismos de controlo, áreas a abordar, procedimentos e utilização de ambas as políticas, são identificados os seus pontos de convergência e divergência. A dissertação termina com uma discussão das implicações que a experiência do Reino Unido em termos de garantia da qualidade pode ter para a China. São propostas sugestões para melhorar a política Chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação com base nos ensinamentos colhidos com a análise da política de auditoria institucional Inglesa. ABSTRACT: The focus of the thesis is the comparison of the quality assurance policies in China and UK’s higher education systems. With the emergence of the knowledge economy, internationalization and globalization, higher education is put into a strategic level in most of the countries in the world. Since 1997 when the great expansion of China’s higher education system took place, that the quality issues are raised to a societal concern. The Chinese government considers the education as its own responsibility, especially the higher education, because of the fierce competition for the talented people around the globe. This thesis employs Perellon’s (2001) comparative framework to compare the similarities and differences of the China and UK’s quality assurance policies. More specifically, the Chinese quality assessment policy of undergraduate degree programmes and institutional audit policy of the English higher education system are compared. After analyzing both policies’ objectives, control mechanism, areas to address, procedures and uses, the convergences and divergences of the policies of the policies constitute the thesis main findings. This thesis concludes with a discussion around what China can learn from the UK’s higher education quality assurance policy, because China’s quality assurance policy is still on its initial stages while the UK has a significant experience. Suggestions will be given on how to improve the Chinese undergraduate quality assessment policy by comparing it with the England’s institutional audit policy.
id RCAP_20c6c3b47e4aef4744efe486f944281c
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/3457
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Quality assurance in China and UK : a comparative analysisEnsino superiorEnsino superiorEnsino superiorQualidade do ensinoEducação comparadaO objectivo da presente dissertação é proceder a uma análise comparativa das políticas de garantia da qualidade do ensino superior na China e no Reino Unido. Com a emergência da economia do conhecimento, bem como com o crescimento da internacionalização e da globalização, o ensino superior tem vindo a ocupar uma posição estratégica muito importante na maioria dos países. Desde 1997 que as preocupações da sociedade com a qualidade do ensino superior se têm vindo a fazer sentir na China, sobretudo devido à significativa expansão do seu sistema de ensino superior. O governo Chinês considera como responsabilidade sua a educação, especialmente a educação superior, muito por causa da cada vez mais acérrima e global competição por pessoas com formação superior. Para encontrar as similitudes e as diferenças entre as políticas de garantia da qualidade na China e no reino Unido recorre-se ao enquadramento conceptual proposto por Perellon’s (2001). Mais especificamente, são comparadas a política chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação e a política inglesa de auditorias institucionais. Depois de se analisarem os objectivos, mecanismos de controlo, áreas a abordar, procedimentos e utilização de ambas as políticas, são identificados os seus pontos de convergência e divergência. A dissertação termina com uma discussão das implicações que a experiência do Reino Unido em termos de garantia da qualidade pode ter para a China. São propostas sugestões para melhorar a política Chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação com base nos ensinamentos colhidos com a análise da política de auditoria institucional Inglesa. ABSTRACT: The focus of the thesis is the comparison of the quality assurance policies in China and UK’s higher education systems. With the emergence of the knowledge economy, internationalization and globalization, higher education is put into a strategic level in most of the countries in the world. Since 1997 when the great expansion of China’s higher education system took place, that the quality issues are raised to a societal concern. The Chinese government considers the education as its own responsibility, especially the higher education, because of the fierce competition for the talented people around the globe. This thesis employs Perellon’s (2001) comparative framework to compare the similarities and differences of the China and UK’s quality assurance policies. More specifically, the Chinese quality assessment policy of undergraduate degree programmes and institutional audit policy of the English higher education system are compared. After analyzing both policies’ objectives, control mechanism, areas to address, procedures and uses, the convergences and divergences of the policies of the policies constitute the thesis main findings. This thesis concludes with a discussion around what China can learn from the UK’s higher education quality assurance policy, because China’s quality assurance policy is still on its initial stages while the UK has a significant experience. Suggestions will be given on how to improve the Chinese undergraduate quality assessment policy by comparing it with the England’s institutional audit policy.Universidade de Aveiro2011-04-19T14:38:27Z2010-01-01T00:00:00Z2010info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/3457engQun Zhanginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:02:49Zoai:ria.ua.pt:10773/3457Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:41:40.226788Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
title Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
spellingShingle Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
Qun Zhang
Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Qualidade do ensino
Educação comparada
title_short Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
title_full Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
title_fullStr Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
title_full_unstemmed Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
title_sort Quality assurance in China and UK : a comparative analysis
author Qun Zhang
author_facet Qun Zhang
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Qun Zhang
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Qualidade do ensino
Educação comparada
topic Ensino superior
Ensino superior
Ensino superior
Qualidade do ensino
Educação comparada
description O objectivo da presente dissertação é proceder a uma análise comparativa das políticas de garantia da qualidade do ensino superior na China e no Reino Unido. Com a emergência da economia do conhecimento, bem como com o crescimento da internacionalização e da globalização, o ensino superior tem vindo a ocupar uma posição estratégica muito importante na maioria dos países. Desde 1997 que as preocupações da sociedade com a qualidade do ensino superior se têm vindo a fazer sentir na China, sobretudo devido à significativa expansão do seu sistema de ensino superior. O governo Chinês considera como responsabilidade sua a educação, especialmente a educação superior, muito por causa da cada vez mais acérrima e global competição por pessoas com formação superior. Para encontrar as similitudes e as diferenças entre as políticas de garantia da qualidade na China e no reino Unido recorre-se ao enquadramento conceptual proposto por Perellon’s (2001). Mais especificamente, são comparadas a política chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação e a política inglesa de auditorias institucionais. Depois de se analisarem os objectivos, mecanismos de controlo, áreas a abordar, procedimentos e utilização de ambas as políticas, são identificados os seus pontos de convergência e divergência. A dissertação termina com uma discussão das implicações que a experiência do Reino Unido em termos de garantia da qualidade pode ter para a China. São propostas sugestões para melhorar a política Chinesa de avaliação da qualidade do ensino de graduação com base nos ensinamentos colhidos com a análise da política de auditoria institucional Inglesa. ABSTRACT: The focus of the thesis is the comparison of the quality assurance policies in China and UK’s higher education systems. With the emergence of the knowledge economy, internationalization and globalization, higher education is put into a strategic level in most of the countries in the world. Since 1997 when the great expansion of China’s higher education system took place, that the quality issues are raised to a societal concern. The Chinese government considers the education as its own responsibility, especially the higher education, because of the fierce competition for the talented people around the globe. This thesis employs Perellon’s (2001) comparative framework to compare the similarities and differences of the China and UK’s quality assurance policies. More specifically, the Chinese quality assessment policy of undergraduate degree programmes and institutional audit policy of the English higher education system are compared. After analyzing both policies’ objectives, control mechanism, areas to address, procedures and uses, the convergences and divergences of the policies of the policies constitute the thesis main findings. This thesis concludes with a discussion around what China can learn from the UK’s higher education quality assurance policy, because China’s quality assurance policy is still on its initial stages while the UK has a significant experience. Suggestions will be given on how to improve the Chinese undergraduate quality assessment policy by comparing it with the England’s institutional audit policy.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-01T00:00:00Z
2010
2011-04-19T14:38:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/3457
url http://hdl.handle.net/10773/3457
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137465323225088