Estudos comparados de sistemas de ensino superior : caso de Timor-Leste

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Maria Carmen Babo de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/3341
Resumo: Actualmente Timor-Leste busca por uma reconstrução e desenvolvimento sustentável para reduzir a pobreza extrema existente. O modo de responder a este grande desafio é, entre outros mecanismos, a produção de uma “pool” de recursos humanos qualificados capaz de responder cabalmente. A importância do Ensino Superior na produção dessa “massa crítica” é indiscutível. Este estudo tentou, através da análise comparativa de teorias sobre os sistemas de ensino superior e do estudo de casos múltiplos, apresentar as diversas opções existentes, detalhando para cada uma delas, as filosofias, os paradigmas, estratégias e objectivos. Recorreu-se a uma análise SWOT dos diferentes sistemas que permitiu identificar os pontos fortes e fracos, oportunidades e ameaças dos diferentes sistemas comparados, como base para sustentar uma proposta de Sistema de Ensino Superior a Timor-Leste. Dos vários Sistemas de Ensino Superior estudados, aquele que parece ser mais adequado ao contexto e desafios de Timor-leste foi um Sistema Dual pós-secundario, constituído por um sector Universitário integrado e outro, de Escolas e Colégios. A proposta foi testada em relação à sua capacidade de resposta para a procura de ensino superior e a formação de quadros, e o seu grau de aceitação junto de vários “stakeholders” de Timor-Leste. As projecções parecem corresponder às necessidades de Timor-Leste, e as respostas à sondagem mostram que todos os interlocutores apoiam a ideia de um sistema que possa dar uma resposta rápida aos desafios da reconstrução, nomeadamente na produção de técnicos de nível médio, e também, encontrar formas de melhorar a qualidade do sistema educativo como um todo, começando por gerar bons profissionais e diplomados. ABSTRACT: Currently East Timor is searching to rebuild and develop in a sustainable way to reduce the extreme poverty in this country. As a strategy to respond to the challenge, along with other mechanisms, is the creation of a "pool" of qualified human resources capable of meeting this need. The importance of the establishment of a higher education system is vital for the creation of this critical human resource. This study presents a comparative analysis of theories of existent higher education systems and explores multiple case studies as a way to demonstrate the options available, which covers the philosophies, paradigms, strategies and objectives. Exploring the SWOT analysis of the different theories provided the basis to sustain the proposal for the establishment of a higher education system in East Timor. Through the findings, the system that seemed most viable and applicable for the context and the challenges faced by East Timor is the "dual post-secondary system", constituted by an integrated University Sector and by Sector of Schools and Colleges. The proposal was tested in relation for its capacity to respond to higher education demands and the creation of qualified professionals. We also interview East Timor "stakeholders" to know about their opinion. These projections seem to correspond to the needs of East Timor. The inquiries undertaken demonstrated that all relevant parties support the idea of a system able to respond effectively to the challenges faced in the rebuilding process, particularly the need to focus on the creation of intermediate technicians. Additionally, finding ways of improving the quality of the education system as a whole by creating high qualified professionals and diplomats.
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