A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jorge, Filipa Amaral
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/5859
Resumo: O surgimento da Internet e, mais recentemente, das redes sociais on-line trouxe uma nova forma de auto-apresentação dos sujeitos, regida pelas características específicas do novo meio. A designada Comunicação Mediada por Computador (CMC), que elimina alguns dos constrangimentos da comunicação face-a-face, e particularidades como a fácil manutenção do anonimato potenciaram o surgimento de alterações na forma como o indivíduo se auto-apresenta. A Web 2.0 e os serviços que com ela surgiram alteraram, ainda, o processo de produção de conteúdos, dando a possibilidade dos antigos receptores publicarem os seus conteúdos na Rede, principalmente em formato de texto, imagem estática ou vídeo. A publicação de conteúdos nas redes sociais pelos utilizadores demonstra a impressão que os mesmos pretendem fornecer aos outros no contexto on-line. O presente estudo tem, assim, como objectivo apurar quais os tipos de conteúdo mais utilizados pelos utilizadores para a publicação de conteúdos nos seus perfis do Facebook, rede social on-line com mais popularidade actualmente, com vista a compreender quais as particulares dos diferentes conteúdos de publicação no contexto da auto-apresentação dos indivíduos.
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