A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/5859 |
Resumo: | O surgimento da Internet e, mais recentemente, das redes sociais on-line trouxe uma nova forma de auto-apresentação dos sujeitos, regida pelas características específicas do novo meio. A designada Comunicação Mediada por Computador (CMC), que elimina alguns dos constrangimentos da comunicação face-a-face, e particularidades como a fácil manutenção do anonimato potenciaram o surgimento de alterações na forma como o indivíduo se auto-apresenta. A Web 2.0 e os serviços que com ela surgiram alteraram, ainda, o processo de produção de conteúdos, dando a possibilidade dos antigos receptores publicarem os seus conteúdos na Rede, principalmente em formato de texto, imagem estática ou vídeo. A publicação de conteúdos nas redes sociais pelos utilizadores demonstra a impressão que os mesmos pretendem fornecer aos outros no contexto on-line. O presente estudo tem, assim, como objectivo apurar quais os tipos de conteúdo mais utilizados pelos utilizadores para a publicação de conteúdos nos seus perfis do Facebook, rede social on-line com mais popularidade actualmente, com vista a compreender quais as particulares dos diferentes conteúdos de publicação no contexto da auto-apresentação dos indivíduos. |
id |
RCAP_20c913faeb85f8aad4b073ebce3ce297 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/5859 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-lineComunicação multimédiaRedes sociaisComunidades virtuaisInternetPsicologia do comportamentoRepresentação de siO surgimento da Internet e, mais recentemente, das redes sociais on-line trouxe uma nova forma de auto-apresentação dos sujeitos, regida pelas características específicas do novo meio. A designada Comunicação Mediada por Computador (CMC), que elimina alguns dos constrangimentos da comunicação face-a-face, e particularidades como a fácil manutenção do anonimato potenciaram o surgimento de alterações na forma como o indivíduo se auto-apresenta. A Web 2.0 e os serviços que com ela surgiram alteraram, ainda, o processo de produção de conteúdos, dando a possibilidade dos antigos receptores publicarem os seus conteúdos na Rede, principalmente em formato de texto, imagem estática ou vídeo. A publicação de conteúdos nas redes sociais pelos utilizadores demonstra a impressão que os mesmos pretendem fornecer aos outros no contexto on-line. O presente estudo tem, assim, como objectivo apurar quais os tipos de conteúdo mais utilizados pelos utilizadores para a publicação de conteúdos nos seus perfis do Facebook, rede social on-line com mais popularidade actualmente, com vista a compreender quais as particulares dos diferentes conteúdos de publicação no contexto da auto-apresentação dos indivíduos.The emergence of the Internet and, more recently, online social networking has brought a new form of individuals’ self-presentation, governed by the specific characteristics of the new medium. The so-called Computer-Mediated Communication (CMC), which eliminates some of the constraints of face-to-face communication, and special features such as easy maintenance of anonymity, increase the chance of changes in how individuals present themselves. Web 2.0 and the services that came with it have changed, though, the process of content production, giving the possibility of former recipients to publish their content on the Web, mostly in the form of text, image or video. The publication of content by users in social networks demonstrates the impression that they are intended to give others in the online context. The present study aimed determining which formats are most used by users to publish content on their Facebook profiles, the social network with more popularity nowadays.Universidade de Aveiro2012-02-06T17:26:06Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/5859porJorge, Filipa Amaralinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:09:42Zoai:ria.ua.pt:10773/5859Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:44:02.575983Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line |
title |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line |
spellingShingle |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line Jorge, Filipa Amaral Comunicação multimédia Redes sociais Comunidades virtuais Internet Psicologia do comportamento Representação de si |
title_short |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line |
title_full |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line |
title_fullStr |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line |
title_full_unstemmed |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line |
title_sort |
A apresentação do eu em plataformas de comunicação on-line |
author |
Jorge, Filipa Amaral |
author_facet |
Jorge, Filipa Amaral |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jorge, Filipa Amaral |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação multimédia Redes sociais Comunidades virtuais Internet Psicologia do comportamento Representação de si |
topic |
Comunicação multimédia Redes sociais Comunidades virtuais Internet Psicologia do comportamento Representação de si |
description |
O surgimento da Internet e, mais recentemente, das redes sociais on-line trouxe uma nova forma de auto-apresentação dos sujeitos, regida pelas características específicas do novo meio. A designada Comunicação Mediada por Computador (CMC), que elimina alguns dos constrangimentos da comunicação face-a-face, e particularidades como a fácil manutenção do anonimato potenciaram o surgimento de alterações na forma como o indivíduo se auto-apresenta. A Web 2.0 e os serviços que com ela surgiram alteraram, ainda, o processo de produção de conteúdos, dando a possibilidade dos antigos receptores publicarem os seus conteúdos na Rede, principalmente em formato de texto, imagem estática ou vídeo. A publicação de conteúdos nas redes sociais pelos utilizadores demonstra a impressão que os mesmos pretendem fornecer aos outros no contexto on-line. O presente estudo tem, assim, como objectivo apurar quais os tipos de conteúdo mais utilizados pelos utilizadores para a publicação de conteúdos nos seus perfis do Facebook, rede social on-line com mais popularidade actualmente, com vista a compreender quais as particulares dos diferentes conteúdos de publicação no contexto da auto-apresentação dos indivíduos. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011 2012-02-06T17:26:06Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/5859 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/5859 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137490634801152 |