Aprendizagem organizacional: Programas de gestão de qualidade e resultados empresariais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Moreira, Pedro
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/713
Resumo: Dissertação de Mestrado em Comportamento Organizacional
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spelling Aprendizagem organizacional: Programas de gestão de qualidade e resultados empresariaisQualidadeComportamento organizacionalAprendizagem organizacionalGestãoQualidade totalProgramas de qualidadeCertificaçãoOrganizaçõesQualityOrganizational behaviourOrganizational learningManagementTotal qualityQuality programsCertificationOrganizationsDissertação de Mestrado em Comportamento OrganizacionalO interesse progressivo pela área da aprendizagem organizacional, motivado pela expectativa de produção de respostas competitivas que possam fazer face às sucessivas e sucessivamente mais exigentes mudanças das envolventes tem produzido uma grande quantidade de modelos teóricos, desproporcional em relação à investigação empírica de suporte a esses modelos. Constituindo um dos aspectos mais complexos do estudo das organizações, a aprendizagem organizacional abrange áreas já de si complexas como a estratégia, o design estrutural, a cultura e a interacção com a envolvente (Fiol & Lyles, 1985). Pela dificuldade de delimitação dos processos, a comprovação empírica dos modelos torna-se assim bastante difícil e os esforços específicos em torno de estudos de caso não oferecem por vezes aplicações que possam ter um valor de transposição extensiva a outras organizações. Por outro lado, as empresas que investem na aprendizagem organizacional visando aumentar a sua capacidade competitiva não podem estar genuinamente interessadas em partilhar um potencial know-how de vanguarda, cientes de que isso pode anular eventuais vantagens em relação aos seus concorrentes. Este estudo centra-se não nos processos, mas nos resultados da aprendizagem. Defende-se uma convergência teórica entre os programas de gestão da qualidade e a gestão da aprendizagem organizacional, numa perspectiva económica (Dogson, 1993), que: considera os aumentos tangíveis dos resultados como aprendizagem. Como referem Hackman e Wageman (1995), e Zbaracki (1998), é importante comprovar, para além do valor de goodwill que a gestão e os consumidores lhe possam atribuir, se os programas de qualidade geram de facto resultados superiores, proporcionando o retomo dos esforços de investimento nos processos de certificação assumidos pelas empresas. Será que estes programas geram de facto aumentos na eficácia e eficiência económica das empresas? O design utilizado envolveu a comparação dos resultados de 78 empresas da lista Fortuna 500, certificadas pelas normas NP EN ISO 9001 ou NP EN ISO 9002, no ano anterior e posterior à certificação. O estudo abrange o período entre 1991 e 1998, e múltiplas áreas de actividade, de forma a diluir a influência pontuai do contexto económico nacional ou das singularidades de um sector restrito sobre os resultados. A análise da evolução dos indicadores de eficácia (vendas) e de eficiência (valor acrescentado bruto) confirmaram as hipóteses iniciais. Relacionados com o número de efectivos das empresas no ano anterior e posterior à certificação (no qual não se verificaram alterações significativas) a evolução dos quocientes per capita apresenta também resultados favoráveis. Apesar de não ser possível estabelecer com este estudo uma ligação directa entre a certificação e a evolução favorável dos indicadores, a variedade de empresas incluídas na lista Fortuna 500, a extensão do período analisado, e a estabilidade do número de efectivos surgem como argumentos favoráveis da influência positiva dos programas de gestão da qualidade e certificação sobre a eficácia e eficiência organizacionais, defendida por várias abordagens na área da qualidade (Reeves & Bednar, 1994). A partir dos resultados obtidos, as expectativas de sucesso destes programas parecem de alguma forma fundamentadas. O aumento dos resultados tangíveis poderá ser ainda mais interessante, com a evolução no futuro, de uma perspectiva de qualidade baseada no controlo, para uma orientação consistente para a aprendizagem, que poderá contribuir para abrir novas vias de gestão de vectores tradicionais da qualidade como a satisfação do cliente, o desenvolvimento contínuo e a concepção sistémica da organização (Sitkin, Sutcliffe & Schroeder, 1994). Ao nível da investigação, a gestão da qualidade poderá vir a representar uma circunscrição interessante para o estudo dos processos de aprendizagem organizacional, contribuindo para ultrapassar o impasse actuai de comprovação empírica dos modelos teóricos existentes, modelos esses que possuem, reciprocamente, um potencial de valor acrescentado para a gestão da qualidade, e para a eficácia e eficiência económica das organizações.Instituto Superior de Psicologia AplicadaCunha, Miguel Pina eRepositório do ISPAMoreira, Pedro2011-08-10T14:56:22Z1999-01-01T00:00:00Z1999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/713porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:36:50Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/713Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:18:49.462407Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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