Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fialho, Joana Inês Figueiredo
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/2274
Resumo: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
id RCAP_20d1c04042e372078267c1e5764e56b1
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2274
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporâneaProcesso criativoDança contemporâneaMétodo fenomenológicoCreative processContemporary dancePhenomenological methodDissertação de Mestrado em Psicologia ClínicaO presente estudo tem como principal objectivo responder à seguinte questão de investigação: “Como é vivenciada a experiência subjectiva e qual o significado atribuído ao processo de criação de bailarinos/as de Dança Contemporânea?”. Foram realizadas entrevistas fenomenológicas a bailarinos/as desta modalidade da dança tendo como método, o Método Fenomenológico de Investigação em Psicologia, segundo Amadeo Giorgi e Daniel Sousa. Foi possível encontrar-se nos dados recolhidos a existência de vários constituintes essenciais comuns e com uma forte interacção entre as descrições dos quatro participantes. Os resultados obtidos neste estudo sugerem a existência de doze constituintes essenciais, nomeadamente: Comunicação, Corporalidade, Auto-conhecimento, Satisfação, Libertação, Resolução de Problemas, Maturidade, Autenticidade, Experiência de Flow, Catarse, Relação com o Público/Mensagem e Feedback. Estes constituintes essenciais demonstraram a formulação de um processo onde existem três áreas de desenvolvimento, sendo estas: O momento, A transformação trazida pela Dança e O encontro com o Outro, salientando a existência de uma base unificadora destas três áreas, a Autenticidade. Ao processo convergente entre os constituintes essenciais, as três áreas de desenvolvimento tendo como base a Autenticidade, designou-se Processo de Desenvolvimento Criativo em Dança Contemporânea. Embora os resultados obtidos sejam subjectivos e não generalizáveis, vão de encontro de algumas teorias e estudos previamente realizados, no âmbito da criatividade e do processo criativo, em bailarinos/as de Dança Contemporânea e os significados atribuídos à própria dança. ------ ABSTRACT ------- The present study has as main objective to answer the following research question: “How is subjective experience lived and what is the meaning given to the creative process of dancers in contemporary dance?” – Phenomenological interviews were conducted to this kind of dancers, according to the application of the Phenomenological Method of Research in Psychology by Amadeo Giorgi and Daniel Sousa. In the gathered data it was possible to find the existence of several common essential constituents with a strong interaction between the descriptions of the four participants. The attained results in this study suggest the existence of twelve essential constituents, namely: Communication, Corporality, Self-knowledge, Satisfaction, Liberation, Problem Resolution, Maturity, Authenticity, Flow Experience, Catharsis, Relation with the Audience/Message and Feedback. These essential constituents showed the formulation of a process in which there are three areas of development as follows: The Moment, The Transformation brought by the Dance and The Encounter with the Other, emphasising the existence of a unifying basis among these three areas, Authenticity. To the converging process between the essential constituents, the three areas having as basis Authenticity we gave the name of Process of Creative Development in Contemporary Dance. Although the attained results are subjective and not generalised, they are based on some theories and studies previously made, concerning creativity and creative process in dancers of Contemporary Dance and the meanings given to dance itself.ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da VidaRepositório do ISPAFialho, Joana Inês Figueiredo2013-07-03T17:25:52Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/2274porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:38:13Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/2274Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:20:16.316917Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
title Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
spellingShingle Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
Fialho, Joana Inês Figueiredo
Processo criativo
Dança contemporânea
Método fenomenológico
Creative process
Contemporary dance
Phenomenological method
title_short Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
title_full Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
title_fullStr Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
title_full_unstemmed Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
title_sort Um estudo fenomenológico sobre o processo de desenvolvimento criativo em dança contemporânea
author Fialho, Joana Inês Figueiredo
author_facet Fialho, Joana Inês Figueiredo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Fialho, Joana Inês Figueiredo
dc.subject.por.fl_str_mv Processo criativo
Dança contemporânea
Método fenomenológico
Creative process
Contemporary dance
Phenomenological method
topic Processo criativo
Dança contemporânea
Método fenomenológico
Creative process
Contemporary dance
Phenomenological method
description Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012-01-01T00:00:00Z
2013-07-03T17:25:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/2274
url http://hdl.handle.net/10400.12/2274
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
publisher.none.fl_str_mv ISPA - Instituto Universitário das Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130063369666560