As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gil, Henrique
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Farinha, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/2631
Resumo: A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 22 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.
id RCAP_20d8b6b6fa03382bb451aff555cf03ab
oai_identifier_str oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2631
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEBTICPrática de ensino supervisionadaSoftware educativoA presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 22 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueFarinha, Cláudia2014-11-21T12:35:34Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2631porGIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2014) - As TIC na prática de ensino supervisionada : Utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB. In Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, 10-11 de outubro : atas. p. 10-11.978-972-8952-30-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:50.521190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
title As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
spellingShingle As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
Gil, Henrique
TIC
Prática de ensino supervisionada
Software educativo
title_short As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
title_full As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
title_fullStr As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
title_full_unstemmed As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
title_sort As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
author Gil, Henrique
author_facet Gil, Henrique
Farinha, Cláudia
author_role author
author2 Farinha, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco
dc.contributor.author.fl_str_mv Gil, Henrique
Farinha, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Prática de ensino supervisionada
Software educativo
topic TIC
Prática de ensino supervisionada
Software educativo
description A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 22 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-21T12:35:34Z
2014-10
2014-10-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.11/2631
url http://hdl.handle.net/10400.11/2631
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv GIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2014) - As TIC na prática de ensino supervisionada : Utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB. In Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, 10-11 de outubro : atas. p. 10-11.
978-972-8952-30-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
publisher.none.fl_str_mv Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130799401861120