As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.11/2631 |
Resumo: | A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 22 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador. |
id |
RCAP_20d8b6b6fa03382bb451aff555cf03ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2631 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEBTICPrática de ensino supervisionadaSoftware educativoA presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 22 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador.Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoGil, HenriqueFarinha, Cláudia2014-11-21T12:35:34Z2014-102014-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/2631porGIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2014) - As TIC na prática de ensino supervisionada : Utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB. In Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, 10-11 de outubro : atas. p. 10-11.978-972-8952-30-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:40:29Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/2631Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:33:50.521190Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB |
title |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB |
spellingShingle |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB Gil, Henrique TIC Prática de ensino supervisionada Software educativo |
title_short |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB |
title_full |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB |
title_fullStr |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB |
title_full_unstemmed |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB |
title_sort |
As TIC na prática de ensino supervisionada : utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB |
author |
Gil, Henrique |
author_facet |
Gil, Henrique Farinha, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Farinha, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gil, Henrique Farinha, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Prática de ensino supervisionada Software educativo |
topic |
TIC Prática de ensino supervisionada Software educativo |
description |
A presente investigação, realizada no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada, teve como objetivo principal descrever e analisar a importância das TIC no processo de ensino-aprendizagem, a partir da utilização do software educativo «Escola Virtual». Os participantes deste estudo foram 22 alunos do 3º ano de escolaridade, com idades compreendidas entre os 8 e os 9 anos. A metodologia utilizada nesta investigação foi qualitativa, com uma abordagem mista que integrou o estudo de caso e a investigação-ação. O estudo centrou-se num tempo e num espaço limitado, tendo como principal instrumento de recolha de dados a observação participante. A análise de dados demonstrou que o uso do software educativo pode promover aprendizagens mais motivadoras, desafiantes e significativas, realçando também a importância do papel do professor como mediador. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-21T12:35:34Z 2014-10 2014-10-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.11/2631 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.11/2631 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
GIL, Henrique ; FARINHA, Cláudia (2014) - As TIC na prática de ensino supervisionada : Utilização do softwareducativo «escola virtual» no 3.º ano do 1.º CEB. In Congresso Formação e trabalho docente na sociedade da aprendizagem, Braga, 10-11 de outubro : atas. p. 10-11. 978-972-8952-30-3 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
publisher.none.fl_str_mv |
Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130799401861120 |