Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Ricardo João Domingues
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/9021
Resumo: Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
id RCAP_20d8c27d537aafc8039e681764c1c939
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9021
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundárioCompositores portuguesesMúsica portuguesaSaxofoneAquisição de competênciasPortuguese composersPortuguese musicSaxophoneLearning skillsRelatório de estágio - Mestrado em Ensino da MúsicaResumo I - A presente secção do relatório de estágio tem como objetivo apresentar elementos referentes ao Estágio do Ensino Especializado da Música, no que diz respeito ao ensino do saxofone. São abordadas questões pedagógicas, motivacionais e estratégias para proporcionar a cada aluno uma aquisição contínua de competências. O referido estágio decorreu no ano letivo de 2014/2015 no Conservatório de Música de Sintra (CMS). No estágio participaram três alunos de graus distintos, mas com orientações semelhantes no que concerte à organização do trabalho a desenvolver. Para cada aluno foi realizado uma planificação anual, trinta planificações de aula e três gravações áudio/vídeo no contexto de sala de aula, o que permitiu uma observação e reflexão mais profunda do trabalho desenvolvido pelo estagiário. Na secção inicial será elaborada a descrição da escola onde decorreu o estágio, onde será feita uma pequena abordagem histórica e abordados aspetos relativos ao funcionamento da mesma. Será também realizada uma caracterização individual de cada aluno envolvido no estágio, tendo em conta o conhecimento do docente sobre os mesmos e o conhecimento adquirido nas unidades curriculares do Mestrado em Ensino da Música. Posteriormente, serão descritas as práticas educativas desenvolvidas durante o ano letivo, tendo em conta a especificidade de cada aluno, bem como as competências a desenvolver. Por fim, é realizada uma análise crítica de toda a atividade docente referente ao estágio, onde serão elencados os aspetos positivos e negativos do estágio desenvolvido, permitindo chegar a uma conclusão da prática pedagógica levada a cabo.Resumo II - Na segunda secção do relatório de estágio é apresentado o projeto de investigação desenvolvido no âmbito do Mestrado em Ensino da Música na ESML. A temática investigada centra-se na possibilidade de aquisição de competências dos alunos, recorrendo a obras de compositores portugueses escritas para saxofone. Na parte inicial desta secção é apresentada uma descrição do projeto de investigação. Seguidamente é apresentada uma revisão bibliográfica onde se encontra uma reflexão sobre o panorama estrutural da música de compositores portugueses e uma breve referência a problemáticas do ensino da música no país. A metodologia de investigação presente no trabalho é apresentada e justificada, bem como aspetos relevantes para análise posterior. - 4 - A investigação iniciou-se com a recolha e análise de programas de saxofone vigentes em conservatórios e escolas de música do país, com o objetivo de verificar a existência de obras de compositores portugueses nos mesmos. O recurso a obras de compositores portugueses aplicadas ao ensino foi concretizado com três alunos de graus diferentes em contexto de aula no CMS. Neste âmbito pretendeu-se verificar a possibilidade de aquisição de competências através do recurso a obras de compositores portugueses escritas para saxofone. De forma a percecionar a utilização dessas obras e qual a opinião dos docentes, foi elaborado um questionário. A observação direta, a análise documental e aplicação a professores de um inquérito por questionário foi a metodologia utilizada para obter os resultados da investigação. Após a apresentação dos resultados em formato de tabela é feita a sua análise onde são debatidos e analisados os dados referentes à investigação. Por último, são apresentadas as conclusões finais bem como uma reflexão final de todo o trabalho.Abstract I - The following section of the report of traineeship has as goal to present elements referring to the Traineeship of the Specialized Teaching of Music, regarding the teaching of the saxophone. It approaches pedagogic and motivation questions as well as strategies to provide to each pupil a continuous acquisition of skills. The above mentioned traineeship took place in the academic year of 2014/2015 at the Conservatory of Music of Sintra (CMS). In the traineeship participated three pupils of different school degrees, but they all with similar directions in the organization of the work expected to achieve. It was carried out for each pupil an annual planning, thirty lesson plans and three audio / video records in the context of classroom, which allowed a deeper observation and reflection of the developed work by the probationer. In the initial section it will be done the description of the school where the traineeship took place, as well as a small historical approach to it, and mentioned some aspects referring the way the school works. There will be also done an individual characterization of each pupil which participated in the traineeship, taking into account the knowledge that the teacher has about them and the knowledge acquired by him in the curriculum unites of the Master's degree in Teaching of Music. Subsequently, there will be described the developed educational practices adopted during the academic year. Finally, it will be carried out a critical analysis of the whole teaching activity referring the traineeship, where the positive and negative aspects are mentioned, allowing a conclusion, regarding the educational practice carried out by the probationer.Abstract II - In the second section of the following report it is presented the developed research project, within the Master in Music Teaching at ESML. The thematic of the research work focuses on the possibility that students may acquire learning skills through musical pieces for saxophone written by Portuguese composers. This section starts with a description of the research project and then it presents a literature review, where it is taken into account a reflection on the structural panorama of Portuguese composers and is made a brief reference to music education problems in the country. This researched methodology is introduced and justified, as well as other relevant aspects for further analysis. The research work began with the collection and analysis of existing saxophone programs in conservatories and music schools in the country, in order to - 6 - verify appliance of Portuguese composers’ works in teaching. The use of pieces from Portuguese composers applied to the teaching was realized with three students of different grades in class context in CMS. The main aim was to verify the possibility of acquiring learning skills through the use of Portuguese composers of works written for saxophone. In order to perceive the use of those works and teachers’ opinions, it was made a survey to saxophone teachers. The document analysis and direct observation in classroom were also methods used to obtain the results of the investigation. After presenting the results in table format, it is made the analysis, where all the information obtained is discussed and analyzed. Finally, it tis shared the final conclusions and a final reflection of all the work done.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMassarrão, JoséRCIPLPires, Ricardo João Domingues2018-11-12T16:53:49Z2016-012016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9021TID:201708914porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:13Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9021Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:40.841839Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
title Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
spellingShingle Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
Pires, Ricardo João Domingues
Compositores portugueses
Música portuguesa
Saxofone
Aquisição de competências
Portuguese composers
Portuguese music
Saxophone
Learning skills
title_short Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
title_full Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
title_fullStr Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
title_full_unstemmed Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
title_sort Obras para saxofone de compositores portugueses: sua utilização no ensino básico e secundário
author Pires, Ricardo João Domingues
author_facet Pires, Ricardo João Domingues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Massarrão, José
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Ricardo João Domingues
dc.subject.por.fl_str_mv Compositores portugueses
Música portuguesa
Saxofone
Aquisição de competências
Portuguese composers
Portuguese music
Saxophone
Learning skills
topic Compositores portugueses
Música portuguesa
Saxofone
Aquisição de competências
Portuguese composers
Portuguese music
Saxophone
Learning skills
description Relatório de estágio - Mestrado em Ensino da Música
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01
2016-01-01T00:00:00Z
2018-11-12T16:53:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/9021
TID:201708914
url http://hdl.handle.net/10400.21/9021
identifier_str_mv TID:201708914
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133439918604288