Estudo termográfico de instrumentistas de sopro: contributo para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos no saxofone
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/9654 |
Resumo: | Durante o estudo do saxofone é exigida ao praticante longas horas de estudo, o que pode acarretar graves problemas músculo-esqueléticos. Os membros mais afetados pelos problemas músculo-esqueléticos são as mãos e os pulsos sofrendo assim de tendinites e problemas do túnel cárpico, bem como a cervical e trapézio, dando origem às Raquialgias. Estes problemas são provocados pela tensão exigida ao corpo devido a uma posição incorreta durante o estudo. Todos estes problemas afetam grandemente a performance do saxofonista. Este estudo de caso a 11 sujeitos de investigação oriundos do Ensino superior de música (saxofonistas atualmente estudantes da ESMAE) pretende contribuir para a prevenção dos problemas atrás descritos. A metodologia adotada foi a utilização da câmara termográfica Flir® A 325, através da captação de imagens em descanso e em performance, sendo depois analisados os resultados relativos à atividade muscular dos 2 braços e do pescoço (incluindo trapézio). Concluiu-se que o tipo de correia (ou correia tipo fita ou correia tipo suspensórios) tem influência direta na atividade muscular dos saxofonistas, e por consequência, no seu rendimento na performance musical de qualidade. |
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Estudo termográfico de instrumentistas de sopro: contributo para a prevenção de problemas músculo-esqueléticos no saxofoneTermografiaMúsicaSaxofoneProblemas músculo-esqueléticosCorreia para saxofoneThermographyMusicSaxophoneMusculoskeletal problemsStrap for saxophoneDurante o estudo do saxofone é exigida ao praticante longas horas de estudo, o que pode acarretar graves problemas músculo-esqueléticos. Os membros mais afetados pelos problemas músculo-esqueléticos são as mãos e os pulsos sofrendo assim de tendinites e problemas do túnel cárpico, bem como a cervical e trapézio, dando origem às Raquialgias. Estes problemas são provocados pela tensão exigida ao corpo devido a uma posição incorreta durante o estudo. Todos estes problemas afetam grandemente a performance do saxofonista. Este estudo de caso a 11 sujeitos de investigação oriundos do Ensino superior de música (saxofonistas atualmente estudantes da ESMAE) pretende contribuir para a prevenção dos problemas atrás descritos. A metodologia adotada foi a utilização da câmara termográfica Flir® A 325, através da captação de imagens em descanso e em performance, sendo depois analisados os resultados relativos à atividade muscular dos 2 braços e do pescoço (incluindo trapézio). Concluiu-se que o tipo de correia (ou correia tipo fita ou correia tipo suspensórios) tem influência direta na atividade muscular dos saxofonistas, e por consequência, no seu rendimento na performance musical de qualidade.During the study of the saxophone is required when practicing long hours of study, which can cause serious musculoskeletal problems. The members most affected by musculoskeletal problems are the hands and wrists so suffering from tendonitis and carpal tunnel problems, as well as cervical and trapezius, giving rise to Raquialgias. These problems are caused by the tension required of the body due to an incorrect position during the study. All these problems greatly affect the performance of the saxophonist. This case study on 11 subjects research from the Higher music (saxophone students currently ESMAE) aims to contribute to the prevention of the problems described above. The methodology adopted was the use of Flir Thermal Imager ® A 325, by capturing images at rest and in performance, and then analyzed the results for the muscle activity of the 2 arms and neck (including trapeze). It was concluded that the type of belt (belt or ribbon type or belt type straps) has a direct influence on muscle activity of saxophonists, and consequently on their performance in the musical performance quality.Fonseca, Sofia Inês Ribeiro Lourenço daRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoLeite, Hugo Miguel Vieira Pinto2017-03-21T14:17:48Z2012-11-292012-11-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/9654porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:11:13Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/9654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:38:34.177528Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Durante o estudo do saxofone é exigida ao praticante longas horas de estudo, o que pode acarretar graves problemas músculo-esqueléticos. Os membros mais afetados pelos problemas músculo-esqueléticos são as mãos e os pulsos sofrendo assim de tendinites e problemas do túnel cárpico, bem como a cervical e trapézio, dando origem às Raquialgias. Estes problemas são provocados pela tensão exigida ao corpo devido a uma posição incorreta durante o estudo. Todos estes problemas afetam grandemente a performance do saxofonista. Este estudo de caso a 11 sujeitos de investigação oriundos do Ensino superior de música (saxofonistas atualmente estudantes da ESMAE) pretende contribuir para a prevenção dos problemas atrás descritos. A metodologia adotada foi a utilização da câmara termográfica Flir® A 325, através da captação de imagens em descanso e em performance, sendo depois analisados os resultados relativos à atividade muscular dos 2 braços e do pescoço (incluindo trapézio). Concluiu-se que o tipo de correia (ou correia tipo fita ou correia tipo suspensórios) tem influência direta na atividade muscular dos saxofonistas, e por consequência, no seu rendimento na performance musical de qualidade. |
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