Equidade pela Creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Noronha e Sousa, Dulce
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mateus, Cristina Cruz, Oliveira, Iris Martins
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25749/sis.18585
Resumo: O presente trabalho evidencia a importância da creche como instrumento potenciador da equidade. Consolida-se metodologicamente como um position paper na defesa da creche, enquanto "lugar de infância" que conjuga o cuidar com o educar e o intervir, na conceção de criança nativo-digital, competente e construtora de cultura, desafiando o lugar ancilar e adultocentrado da contemporaneidade. Procura-se desocultar a infância e potenciar a igualdade de oportunidades para todos, uma qualidade permitida com educadores de infância altamente especializados em creche, com novos construtos redefinidos pelas ciências emergentes, sociologia da infância e neurociências educacionais. Assim, o "segredo" para potenciar a equidade consiste numa educação, que se inicia com o nascimento e que tem o seu auge nos primeiros anos de vida, inclusiva e para todos, assumindo a diferenciação pedagógica, nomeadamente através do brincar, como resposta à dificuldade da norma das infâncias e da e-criança.
id RCAP_20f14de7c603a6fc8c417af0efe1e057
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18585
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Equidade pela CrecheEquidad a través de la Guardería InfantilEquidade pela CrecheArticlesO presente trabalho evidencia a importância da creche como instrumento potenciador da equidade. Consolida-se metodologicamente como um position paper na defesa da creche, enquanto "lugar de infância" que conjuga o cuidar com o educar e o intervir, na conceção de criança nativo-digital, competente e construtora de cultura, desafiando o lugar ancilar e adultocentrado da contemporaneidade. Procura-se desocultar a infância e potenciar a igualdade de oportunidades para todos, uma qualidade permitida com educadores de infância altamente especializados em creche, com novos construtos redefinidos pelas ciências emergentes, sociologia da infância e neurociências educacionais. Assim, o "segredo" para potenciar a equidade consiste numa educação, que se inicia com o nascimento e que tem o seu auge nos primeiros anos de vida, inclusiva e para todos, assumindo a diferenciação pedagógica, nomeadamente através do brincar, como resposta à dificuldade da norma das infâncias e da e-criança.The present work highlights the importance of Crèche as a tool to enhance equity. It is methodologically consolidated as a position paper in the defense of Crèche, as a "place of childhood" that combines care with educating and intervening, in the conception of a native-digital child, competent and builder of culture, challenging the ancillary and adult-centered of contemporaneity. It seeks to uncover childhood and enhance equal opportunities for all, a quality allowed by highly educated kindergarten educators, with new constructs redefined by the emerging sciences, childhood sociology and educational neurosciences. Thus, the "secret" to enhancing equity is an education that begins with birth and reaches its peak in the first years of life, inclusive and for all, assuming pedagogical differentiation, namely through play, as a response to the difficulty of the childhood and e-child norm.El presente trabajo destaca la importancia de la guardería infantil como un instrumento para mejorar la equidad en educación. Se consolida metodológicamente como un documento de posición en la defensa de la guardería infantil, donde la guardería se sitúa como un “lugar de la infancia” que combina la atención con la educación y la intervención, en la concepción de un niño nativo-digital, competente y constructor de cultura, desafiando el lugar auxiliar y adulto-centrado, de la contemporaneidad. Busca descubrir la infancia y mejorar la igualdad de oportunidades para todos, una cualidad permitida por educadores de jardín de infantes altamente educados, con nuevas construcciones redefinidas por las ciencias emergentes, la sociología de la primera infancia y las neurociencias educativas. Por lo tanto, el “secreto” para mejorar la equidad es una educación que comienza desde el nacimiento y alcanza su punto máximo en los primeros años de vida, inclusiva y para todos, asumiendo una diferenciación pedagógica, es decir, a través del juego (...)Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2019-10-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.18585por2182-96402182-8474Noronha e Sousa, DulceMateus, Cristina CruzOliveira, Iris Martinsinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-30T08:15:44Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18585Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:54.853973Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Equidade pela Creche
Equidad a través de la Guardería Infantil
Equidade pela Creche
title Equidade pela Creche
spellingShingle Equidade pela Creche
Noronha e Sousa, Dulce
Articles
title_short Equidade pela Creche
title_full Equidade pela Creche
title_fullStr Equidade pela Creche
title_full_unstemmed Equidade pela Creche
title_sort Equidade pela Creche
author Noronha e Sousa, Dulce
author_facet Noronha e Sousa, Dulce
Mateus, Cristina Cruz
Oliveira, Iris Martins
author_role author
author2 Mateus, Cristina Cruz
Oliveira, Iris Martins
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Noronha e Sousa, Dulce
Mateus, Cristina Cruz
Oliveira, Iris Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Articles
topic Articles
description O presente trabalho evidencia a importância da creche como instrumento potenciador da equidade. Consolida-se metodologicamente como um position paper na defesa da creche, enquanto "lugar de infância" que conjuga o cuidar com o educar e o intervir, na conceção de criança nativo-digital, competente e construtora de cultura, desafiando o lugar ancilar e adultocentrado da contemporaneidade. Procura-se desocultar a infância e potenciar a igualdade de oportunidades para todos, uma qualidade permitida com educadores de infância altamente especializados em creche, com novos construtos redefinidos pelas ciências emergentes, sociologia da infância e neurociências educacionais. Assim, o "segredo" para potenciar a equidade consiste numa educação, que se inicia com o nascimento e que tem o seu auge nos primeiros anos de vida, inclusiva e para todos, assumindo a diferenciação pedagógica, nomeadamente através do brincar, como resposta à dificuldade da norma das infâncias e da e-criança.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.25749/sis.18585
url https://doi.org/10.25749/sis.18585
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2182-9640
2182-8474
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130456018386944