O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar- INE, Cabinda
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14267 |
Resumo: | Resumo – O artigo a que nos propomos tem como objetivo divulgar os resultados obtidos na investigação acerca do Impacto da formação inicial ou contínua dos gestores, nas escolas do município de Cabinda. Descreveremos os projetos e políticas que a Secção Municipal de Educação de Cabinda tem desenvolvido para subsidiar a atuação destes gestores de modo a possibilitar às escolas posicionarem-se para uma nova fase, estimulando a reflexão sobre o papel do gestor na atual escola pública de Angola, com rumo ao sucesso educativo. A natureza desta investigação conduziu-nos a uma metodologia qualitativa, realizada numa escola, pública municipal (INE) da cidade de Cabinda, na qual a técnica de recolha de dados foi a entrevista. Concluímos com esta investigação que a formação, dos agentes educativos é fundamental que haja uma melhor gestão nas escolas. É necessário refletir sobre o quotidiano escolar, pois na atual escola pública de Angola, os papéis de direção administrativa e de direção pedagógica tendem a fundirem-se apenas num único dirigente. |
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O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar- INE, CabindaFormação pedagógicaPapel do DiretorResumo – O artigo a que nos propomos tem como objetivo divulgar os resultados obtidos na investigação acerca do Impacto da formação inicial ou contínua dos gestores, nas escolas do município de Cabinda. Descreveremos os projetos e políticas que a Secção Municipal de Educação de Cabinda tem desenvolvido para subsidiar a atuação destes gestores de modo a possibilitar às escolas posicionarem-se para uma nova fase, estimulando a reflexão sobre o papel do gestor na atual escola pública de Angola, com rumo ao sucesso educativo. A natureza desta investigação conduziu-nos a uma metodologia qualitativa, realizada numa escola, pública municipal (INE) da cidade de Cabinda, na qual a técnica de recolha de dados foi a entrevista. Concluímos com esta investigação que a formação, dos agentes educativos é fundamental que haja uma melhor gestão nas escolas. É necessário refletir sobre o quotidiano escolar, pois na atual escola pública de Angola, os papéis de direção administrativa e de direção pedagógica tendem a fundirem-se apenas num único dirigente.Departamento de Pedagogia e Educação2015-05-04T15:02:20Z2015-05-042014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/14267http://hdl.handle.net/10174/14267pormfavinha@uevora.ptnd229Favinha, MaríliaEmília, Samuelinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:31Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14267Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:36.066527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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