O impacto da formação pedagógica dos gestores e as práticas administrativas no espaço escolar, INE - Cabinda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Emília, Samuel Zinga
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14632
Resumo: As questões da educação em Angola são muito complexas e encontram-se em pleno processo de transição. Sendo esta uma das principais razões para as constantes mudanças do sistema educativo, mudanças essas que, geram globalmente grandes oportunidades e grandes desafios. Angola enfrenta o combate à iliteracia, à redução das assimetrias educacionais, à redução do crescimento da taxa de analfabetismo e promove a reconstrução do sistema educativo e a escassez de recursos educativos, entre outros. O Município de Cabinda tem sido obrigado a lidar com muitos destes desafios e, tem tido a vantagem de aproveitar todas as oportunidades que surgem. Uma dimensão acrescida é a rápida mudança que se tem observado na natureza do Governo ao nível local. Ou seja, o Governo ao nível Local tem um grande papel no desenvolvimento da educação, para tratar das questões de desigualdades, promoção do desenvolvimento sustentável e, contribuir assim para o sucesso escolar através da sua contribuição às comunidades educativas. Basicamente, precisa de atingir uma melhor gestão, proporcionando formação aos demais envolvidos, como requisito necessário para reduzir o insucesso escolar. É importante o contributo que esta investigação pode dar para a evolução do sistema educativo Angolano, especialmente na província de Cabinda, uma vez que permite analisar e reflectir sobre a actuação dos gestores do Instituto Normal de Educação (INE) de Cabinda e em que medida a formação inicial ou contínua dos mesmos, atua nestas escolas contemplando as demandas administrativas que emergem no espaço escolar e quais são os projectos e políticas da Secção Secretaria Municipal de Educação de Cabinda. Esta tem desenvolvido para subsidiar a actuação destes gestores; ABSTRACT: The education in Angola is still very complex and in transition, one of the reasons has been the major global changes underway and the great opportunities and challenges that arise. Angola already has faced some of these challenges such as combating illiteracy, reduction of educational disparities, reducing the growth rate of illiteracy, rebuilding the education system, lack of educational resources, among others. The town of Cabinda has been forced to deal with many of these challenges and had the advantage of every opportunity that arises. An added dimension is the rapid change that has been observed in the nature of government at the local level. That is, the Local Government level has a large role in the development of education, to address issues of inequalities, promoting sustainable development and thereby contribute to school success through contributive educational communities. Therefore, the educational system should be increasingly evolutionist. Basically you need to achieve a better management, providing training to others involved, as a necessary requirement to reduce illiteracy. It is important the contribution that this research can make to the evolution of the Angolan education system, especially in province of Cabinda, since it allows to analyze and reflect on the performance of managers of Normal Education Institute (INE) of Cabinda and the extent to which initial or continuing training of managers, acting in these schools includes the administrative demands that emerge in school and what are the projects and policies section of Cabinda City Department of Education has developed to support the performance of these managers.
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