As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Cristiana Isabel Gomes
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/7822
Resumo: O presente estudo, intitulado “As atitudes dos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física – o género e o contacto anterior com os alunos com N.E.E.”, analisa se o género influência as atitudes dos alunos em relação à inclusão dos alunos com N.E.E. nas aulas de educação física em torno dos ciclos supracitados. A noção de escola inclusiva tem vindo a afirmar-se, sendo a inclusão uma questão de direitos e valores que são adquiridos maioritariamente nestas instituições. A mudança e a construção destas escolas, é também uma tarefa dos professores e encarregados de educação, sendo o principal objetivo ser para todos e de todos. A amostra do estudo é constituída por 878 alunos com contacto em anos anteriores com a deficiência e tem idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, apresentando uma média de idades de 13 (±1,47), incluindo 425 (48,4%) de alunos do género masculino e 453 (51,6%) do género feminino. Além disso, 252 (28,7%) dos alunos frequentam o 2º Ciclo do ensino básico, enquanto, 626 (71,3%) frequentam o 3º Ciclo do ensino básico. O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), que tem como base a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991) e é composto por dezasseis itens de resposta fechada numa escala de Likert adaptada, com seis parâmetros (1-6). As conclusões do estudo revelam a existência de diferenças significativas nas dimensões das atitudes desfavoráveis, crenças normativas e crenças de controlo interno na amostra dos alunos que já tiveram contacto com a deficiência em anos anteriores, entre o género masculino e o género feminino; quanto às atitudes favoráveis e as crenças de controlo externo não se verifica a existência de diferenças significativas. Estes resultados destacam que o género feminino é mais disponível para ajudar, cooperar, apoiar e interagir com os seus pares com deficiência, do que o género masculino.
id RCAP_20f1b0d1f8e8e1af33706002de7af452
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7822
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiaisMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAINCLUSÃO ESCOLARNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISATITUDESENSINO BÁSICO 2º CICLOENSINO BÁSICO 3º CICLOGÉNEROSPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSATTITUDESPRIMARY EDUCATIONSECONDARY EDUCATIONGENDERO presente estudo, intitulado “As atitudes dos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física – o género e o contacto anterior com os alunos com N.E.E.”, analisa se o género influência as atitudes dos alunos em relação à inclusão dos alunos com N.E.E. nas aulas de educação física em torno dos ciclos supracitados. A noção de escola inclusiva tem vindo a afirmar-se, sendo a inclusão uma questão de direitos e valores que são adquiridos maioritariamente nestas instituições. A mudança e a construção destas escolas, é também uma tarefa dos professores e encarregados de educação, sendo o principal objetivo ser para todos e de todos. A amostra do estudo é constituída por 878 alunos com contacto em anos anteriores com a deficiência e tem idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, apresentando uma média de idades de 13 (±1,47), incluindo 425 (48,4%) de alunos do género masculino e 453 (51,6%) do género feminino. Além disso, 252 (28,7%) dos alunos frequentam o 2º Ciclo do ensino básico, enquanto, 626 (71,3%) frequentam o 3º Ciclo do ensino básico. O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), que tem como base a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991) e é composto por dezasseis itens de resposta fechada numa escala de Likert adaptada, com seis parâmetros (1-6). As conclusões do estudo revelam a existência de diferenças significativas nas dimensões das atitudes desfavoráveis, crenças normativas e crenças de controlo interno na amostra dos alunos que já tiveram contacto com a deficiência em anos anteriores, entre o género masculino e o género feminino; quanto às atitudes favoráveis e as crenças de controlo externo não se verifica a existência de diferenças significativas. Estes resultados destacam que o género feminino é mais disponível para ajudar, cooperar, apoiar e interagir com os seus pares com deficiência, do que o género masculino.This study, entitled "The attitudes of students in the 2nd and 3rd cycles of Basic Education in view of the inclusion of their disabled peers in physical education classes - gender and previous contact with students with special educational needs", intends to analyze if The gender influence the attitudes of students in relation to the inclusion of students with SEN In physical education classes around the aforementioned cycles. The school plays a key role in the development of students, as it is in this institution that children and young people spend most of their time. The notion of inclusive school has been affirmed, with inclusion being a question of rights and values that are acquired mainly in these institutions. The change and the construction of these schools is also a task for teachers and guardians, and the main objective is for everyone. The study sample comprised 878 students with previous years' contact with the disability, aged 10-18 years, with a mean age of 13 (± 1.47), including 425 (48.4%) male students and 453 (51.6%) of the female gender. In addition, 252 (28.7%) of the students considered in the sample attend the 2nd Cycle of basic education, while, 626 (71.3%) attend the 3rd Cycle of basic education. The instrument used was the questionnaire "The attitude of students about the inclusion of their peers with disabilities" (Leitão, AID-EF, 2014), which is based on the Theory of Planned Behavior (Ajzen, 1991) and consists of sixteen items of closed response on an adapted Likert scale, with six parameters (1-6). The conclusions oh the study reveal the existence of significant differences in the dimensions of unfavorable attitudes, normative beliefs and internal control beliefs in the sample of students who have had contact with the deficiency in previous, wears, between the masculine gender and the feminine gender; while the favorable attitudes and the beliefs of external control do not verify the existence of significant differences. These results highlight that the female gender is more available to help, cooperate, support and interact with their peers with disabilities, than the male gender.2017-03-31T14:22:17Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7822TID:201662450porGarcia, Cristiana Isabel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:43.987584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
title As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
spellingShingle As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
Garcia, Cristiana Isabel Gomes
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ATITUDES
ENSINO BÁSICO 2º CICLO
ENSINO BÁSICO 3º CICLO
GÉNERO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
ATTITUDES
PRIMARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
GENDER
title_short As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
title_full As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
title_fullStr As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
title_sort As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
author Garcia, Cristiana Isabel Gomes
author_facet Garcia, Cristiana Isabel Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Cristiana Isabel Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ATITUDES
ENSINO BÁSICO 2º CICLO
ENSINO BÁSICO 3º CICLO
GÉNERO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
ATTITUDES
PRIMARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
GENDER
topic MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO
DESPORTO
EDUCAÇÃO FÍSICA
INCLUSÃO ESCOLAR
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
ATITUDES
ENSINO BÁSICO 2º CICLO
ENSINO BÁSICO 3º CICLO
GÉNERO
SPORT
PHYSICAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
ATTITUDES
PRIMARY EDUCATION
SECONDARY EDUCATION
GENDER
description O presente estudo, intitulado “As atitudes dos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física – o género e o contacto anterior com os alunos com N.E.E.”, analisa se o género influência as atitudes dos alunos em relação à inclusão dos alunos com N.E.E. nas aulas de educação física em torno dos ciclos supracitados. A noção de escola inclusiva tem vindo a afirmar-se, sendo a inclusão uma questão de direitos e valores que são adquiridos maioritariamente nestas instituições. A mudança e a construção destas escolas, é também uma tarefa dos professores e encarregados de educação, sendo o principal objetivo ser para todos e de todos. A amostra do estudo é constituída por 878 alunos com contacto em anos anteriores com a deficiência e tem idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, apresentando uma média de idades de 13 (±1,47), incluindo 425 (48,4%) de alunos do género masculino e 453 (51,6%) do género feminino. Além disso, 252 (28,7%) dos alunos frequentam o 2º Ciclo do ensino básico, enquanto, 626 (71,3%) frequentam o 3º Ciclo do ensino básico. O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), que tem como base a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991) e é composto por dezasseis itens de resposta fechada numa escala de Likert adaptada, com seis parâmetros (1-6). As conclusões do estudo revelam a existência de diferenças significativas nas dimensões das atitudes desfavoráveis, crenças normativas e crenças de controlo interno na amostra dos alunos que já tiveram contacto com a deficiência em anos anteriores, entre o género masculino e o género feminino; quanto às atitudes favoráveis e as crenças de controlo externo não se verifica a existência de diferenças significativas. Estes resultados destacam que o género feminino é mais disponível para ajudar, cooperar, apoiar e interagir com os seus pares com deficiência, do que o género masculino.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-01-01T00:00:00Z
2016
2017-03-31T14:22:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/7822
TID:201662450
url http://hdl.handle.net/10437/7822
identifier_str_mv TID:201662450
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131224501911552