As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/7822 |
Resumo: | O presente estudo, intitulado “As atitudes dos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física – o género e o contacto anterior com os alunos com N.E.E.”, analisa se o género influência as atitudes dos alunos em relação à inclusão dos alunos com N.E.E. nas aulas de educação física em torno dos ciclos supracitados. A noção de escola inclusiva tem vindo a afirmar-se, sendo a inclusão uma questão de direitos e valores que são adquiridos maioritariamente nestas instituições. A mudança e a construção destas escolas, é também uma tarefa dos professores e encarregados de educação, sendo o principal objetivo ser para todos e de todos. A amostra do estudo é constituída por 878 alunos com contacto em anos anteriores com a deficiência e tem idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, apresentando uma média de idades de 13 (±1,47), incluindo 425 (48,4%) de alunos do género masculino e 453 (51,6%) do género feminino. Além disso, 252 (28,7%) dos alunos frequentam o 2º Ciclo do ensino básico, enquanto, 626 (71,3%) frequentam o 3º Ciclo do ensino básico. O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), que tem como base a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991) e é composto por dezasseis itens de resposta fechada numa escala de Likert adaptada, com seis parâmetros (1-6). As conclusões do estudo revelam a existência de diferenças significativas nas dimensões das atitudes desfavoráveis, crenças normativas e crenças de controlo interno na amostra dos alunos que já tiveram contacto com a deficiência em anos anteriores, entre o género masculino e o género feminino; quanto às atitudes favoráveis e as crenças de controlo externo não se verifica a existência de diferenças significativas. Estes resultados destacam que o género feminino é mais disponível para ajudar, cooperar, apoiar e interagir com os seus pares com deficiência, do que o género masculino. |
id |
RCAP_20f1b0d1f8e8e1af33706002de7af452 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7822 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiaisMESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIODESPORTOEDUCAÇÃO FÍSICAINCLUSÃO ESCOLARNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISATITUDESENSINO BÁSICO 2º CICLOENSINO BÁSICO 3º CICLOGÉNEROSPORTPHYSICAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSATTITUDESPRIMARY EDUCATIONSECONDARY EDUCATIONGENDERO presente estudo, intitulado “As atitudes dos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física – o género e o contacto anterior com os alunos com N.E.E.”, analisa se o género influência as atitudes dos alunos em relação à inclusão dos alunos com N.E.E. nas aulas de educação física em torno dos ciclos supracitados. A noção de escola inclusiva tem vindo a afirmar-se, sendo a inclusão uma questão de direitos e valores que são adquiridos maioritariamente nestas instituições. A mudança e a construção destas escolas, é também uma tarefa dos professores e encarregados de educação, sendo o principal objetivo ser para todos e de todos. A amostra do estudo é constituída por 878 alunos com contacto em anos anteriores com a deficiência e tem idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, apresentando uma média de idades de 13 (±1,47), incluindo 425 (48,4%) de alunos do género masculino e 453 (51,6%) do género feminino. Além disso, 252 (28,7%) dos alunos frequentam o 2º Ciclo do ensino básico, enquanto, 626 (71,3%) frequentam o 3º Ciclo do ensino básico. O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), que tem como base a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991) e é composto por dezasseis itens de resposta fechada numa escala de Likert adaptada, com seis parâmetros (1-6). As conclusões do estudo revelam a existência de diferenças significativas nas dimensões das atitudes desfavoráveis, crenças normativas e crenças de controlo interno na amostra dos alunos que já tiveram contacto com a deficiência em anos anteriores, entre o género masculino e o género feminino; quanto às atitudes favoráveis e as crenças de controlo externo não se verifica a existência de diferenças significativas. Estes resultados destacam que o género feminino é mais disponível para ajudar, cooperar, apoiar e interagir com os seus pares com deficiência, do que o género masculino.This study, entitled "The attitudes of students in the 2nd and 3rd cycles of Basic Education in view of the inclusion of their disabled peers in physical education classes - gender and previous contact with students with special educational needs", intends to analyze if The gender influence the attitudes of students in relation to the inclusion of students with SEN In physical education classes around the aforementioned cycles. The school plays a key role in the development of students, as it is in this institution that children and young people spend most of their time. The notion of inclusive school has been affirmed, with inclusion being a question of rights and values that are acquired mainly in these institutions. The change and the construction of these schools is also a task for teachers and guardians, and the main objective is for everyone. The study sample comprised 878 students with previous years' contact with the disability, aged 10-18 years, with a mean age of 13 (± 1.47), including 425 (48.4%) male students and 453 (51.6%) of the female gender. In addition, 252 (28.7%) of the students considered in the sample attend the 2nd Cycle of basic education, while, 626 (71.3%) attend the 3rd Cycle of basic education. The instrument used was the questionnaire "The attitude of students about the inclusion of their peers with disabilities" (Leitão, AID-EF, 2014), which is based on the Theory of Planned Behavior (Ajzen, 1991) and consists of sixteen items of closed response on an adapted Likert scale, with six parameters (1-6). The conclusions oh the study reveal the existence of significant differences in the dimensions of unfavorable attitudes, normative beliefs and internal control beliefs in the sample of students who have had contact with the deficiency in previous, wears, between the masculine gender and the feminine gender; while the favorable attitudes and the beliefs of external control do not verify the existence of significant differences. These results highlight that the female gender is more available to help, cooperate, support and interact with their peers with disabilities, than the male gender.2017-03-31T14:22:17Z2016-01-01T00:00:00Z2016info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/7822TID:201662450porGarcia, Cristiana Isabel Gomesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:04:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/7822Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:43.987584Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais |
title |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais |
spellingShingle |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais Garcia, Cristiana Isabel Gomes MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSÃO ESCOLAR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ATITUDES ENSINO BÁSICO 2º CICLO ENSINO BÁSICO 3º CICLO GÉNERO SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS ATTITUDES PRIMARY EDUCATION SECONDARY EDUCATION GENDER |
title_short |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais |
title_full |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais |
title_fullStr |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais |
title_full_unstemmed |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais |
title_sort |
As atitudes dos alunos do 2º e 3º ciclos do ensino básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação fisica : o género e o contacto anterior com os alunos com necessidades educativas especiais |
author |
Garcia, Cristiana Isabel Gomes |
author_facet |
Garcia, Cristiana Isabel Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Cristiana Isabel Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSÃO ESCOLAR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ATITUDES ENSINO BÁSICO 2º CICLO ENSINO BÁSICO 3º CICLO GÉNERO SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS ATTITUDES PRIMARY EDUCATION SECONDARY EDUCATION GENDER |
topic |
MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENS. BÁSICO E SECUNDÁRIO DESPORTO EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSÃO ESCOLAR NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS ATITUDES ENSINO BÁSICO 2º CICLO ENSINO BÁSICO 3º CICLO GÉNERO SPORT PHYSICAL EDUCATION SCHOOL INCLUSION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS ATTITUDES PRIMARY EDUCATION SECONDARY EDUCATION GENDER |
description |
O presente estudo, intitulado “As atitudes dos alunos do 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico face à inclusão dos seus pares com deficiência nas aulas de educação física – o género e o contacto anterior com os alunos com N.E.E.”, analisa se o género influência as atitudes dos alunos em relação à inclusão dos alunos com N.E.E. nas aulas de educação física em torno dos ciclos supracitados. A noção de escola inclusiva tem vindo a afirmar-se, sendo a inclusão uma questão de direitos e valores que são adquiridos maioritariamente nestas instituições. A mudança e a construção destas escolas, é também uma tarefa dos professores e encarregados de educação, sendo o principal objetivo ser para todos e de todos. A amostra do estudo é constituída por 878 alunos com contacto em anos anteriores com a deficiência e tem idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, apresentando uma média de idades de 13 (±1,47), incluindo 425 (48,4%) de alunos do género masculino e 453 (51,6%) do género feminino. Além disso, 252 (28,7%) dos alunos frequentam o 2º Ciclo do ensino básico, enquanto, 626 (71,3%) frequentam o 3º Ciclo do ensino básico. O instrumento utilizado foi o questionário “A atitude dos alunos sobre a inclusão dos seus pares com deficiência” (Leitão, AID-EF, 2014), que tem como base a Teoria do Comportamento Planeado (Ajzen, 1991) e é composto por dezasseis itens de resposta fechada numa escala de Likert adaptada, com seis parâmetros (1-6). As conclusões do estudo revelam a existência de diferenças significativas nas dimensões das atitudes desfavoráveis, crenças normativas e crenças de controlo interno na amostra dos alunos que já tiveram contacto com a deficiência em anos anteriores, entre o género masculino e o género feminino; quanto às atitudes favoráveis e as crenças de controlo externo não se verifica a existência de diferenças significativas. Estes resultados destacam que o género feminino é mais disponível para ajudar, cooperar, apoiar e interagir com os seus pares com deficiência, do que o género masculino. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-01-01T00:00:00Z 2016 2017-03-31T14:22:17Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/7822 TID:201662450 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/7822 |
identifier_str_mv |
TID:201662450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131224501911552 |