Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/15578 |
Resumo: | O presente relatório reflete e descreve o processo de estágio pedagógico concretizado no ano letivo 2016/2017, inserido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, sendo este o último ano da formação inicial e o primeiro ano de indução profissional. A experiência vivida no decorrer deste ano letivo possibilitou-me a oportunidade de conhecer a realidade da profissão da docência. Fui responsável por todo o processo de intervenção pedagógica no que respeita ao planeamento, lecionação e avaliação de uma turma de 3º Ciclo na disciplina de Educação Física, tendo também incorporado o projeto de coadjuvação do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. Acompanhei e fiz parte integrante de tarefas relacionadas com a Direção de turma. Em conjunto com o núcleo de estágio, fui responsável pelo planeamento, organização, condução e acompanhamento das atividades do desporto escolar de ginástica de grupo. Desenvolvi um Projeto de Investigação-Ação e Inovação Pedagógica, com o objetivo de colmatar uma necessidade deste Agrupamento: a diversidade de comportamentos sociais, motores e organizacionais que os alunos do 1º Ciclo apresentam assim que ingressam no 2º ciclo. As caraterísticas do processo de socialização profissional foram alteradas consoante o desenvolvimento deste ano de estágio. A reflexão assenta num processo de construção, moldagem e viragem de uma identidade, tendo sempre como foco principal a aprendizagem e evolução constante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio pedagógico permitiu-me criar uma identidade como professora de Educação Física e constatar que um professor entusiasta tem influência positiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. |
id |
RCAP_20f2b5ebe8ae413c599ff923656555ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15578 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar CorreiaSocialização ProfissionalEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso ensino-aprendizagemReflexãoProfessor entusiastaPedagogical internshipPedagogic trainingPhysical educationTeaching-learning processReflectionEnthusiastic teacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete e descreve o processo de estágio pedagógico concretizado no ano letivo 2016/2017, inserido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, sendo este o último ano da formação inicial e o primeiro ano de indução profissional. A experiência vivida no decorrer deste ano letivo possibilitou-me a oportunidade de conhecer a realidade da profissão da docência. Fui responsável por todo o processo de intervenção pedagógica no que respeita ao planeamento, lecionação e avaliação de uma turma de 3º Ciclo na disciplina de Educação Física, tendo também incorporado o projeto de coadjuvação do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. Acompanhei e fiz parte integrante de tarefas relacionadas com a Direção de turma. Em conjunto com o núcleo de estágio, fui responsável pelo planeamento, organização, condução e acompanhamento das atividades do desporto escolar de ginástica de grupo. Desenvolvi um Projeto de Investigação-Ação e Inovação Pedagógica, com o objetivo de colmatar uma necessidade deste Agrupamento: a diversidade de comportamentos sociais, motores e organizacionais que os alunos do 1º Ciclo apresentam assim que ingressam no 2º ciclo. As caraterísticas do processo de socialização profissional foram alteradas consoante o desenvolvimento deste ano de estágio. A reflexão assenta num processo de construção, moldagem e viragem de uma identidade, tendo sempre como foco principal a aprendizagem e evolução constante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio pedagógico permitiu-me criar uma identidade como professora de Educação Física e constatar que um professor entusiasta tem influência positiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.This report reflects and describes the teaching practice process carried out during the 2016/2017 school year, in the Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, being this my last year of training and my first year as a professional. This experience brought me the opportunity to get to know what teaching is really about. I was responsible for all the pedagogic intervention process when it came to planning, lecturing and evaluating a 3rd cycle class in the subject of Physical Education. I also took part in a partnership process with the primary education of Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. I followed and participated in all tasks related to the class director's work. Alongside with the training nucleus I was responsible for planning, organizing, conducting and lead all group gymnastics school sports activities. I developed a Project of Investigation-Action and Pedagogic Innovation with the aim of responding to one of this school group necessities: the diversity of social, motor and organizational behaviors shown between primary school students as soon as they enter the 2nd cycle. The characteristics of the professional socialization process were mutant in the course of the process. This reflection is based on a process of building, molding and identity, always having as main focus students' constant learning and evolution during the teaching-learning process. The teaching practice allowed me to build an identity as a Physical Education teacher and to realize that an enthusiastic teacher has a positive influence in the students' teaching-learning process.Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaGameiro, Daniela Filipa da Silva2018-06-07T15:26:04Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/15578TID:201924188pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:11.261868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia |
title |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia |
spellingShingle |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia Gameiro, Daniela Filipa da Silva Socialização Profissional Estágio pedagógico Educação física Processo ensino-aprendizagem Reflexão Professor entusiasta Pedagogical internship Pedagogic training Physical education Teaching-learning process Reflection Enthusiastic teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia |
title_full |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia |
title_fullStr |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia |
title_sort |
Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia |
author |
Gameiro, Daniela Filipa da Silva |
author_facet |
Gameiro, Daniela Filipa da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Tavares, Gonçalo Manuel Albuquerque Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gameiro, Daniela Filipa da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Socialização Profissional Estágio pedagógico Educação física Processo ensino-aprendizagem Reflexão Professor entusiasta Pedagogical internship Pedagogic training Physical education Teaching-learning process Reflection Enthusiastic teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Socialização Profissional Estágio pedagógico Educação física Processo ensino-aprendizagem Reflexão Professor entusiasta Pedagogical internship Pedagogic training Physical education Teaching-learning process Reflection Enthusiastic teacher Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório reflete e descreve o processo de estágio pedagógico concretizado no ano letivo 2016/2017, inserido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, sendo este o último ano da formação inicial e o primeiro ano de indução profissional. A experiência vivida no decorrer deste ano letivo possibilitou-me a oportunidade de conhecer a realidade da profissão da docência. Fui responsável por todo o processo de intervenção pedagógica no que respeita ao planeamento, lecionação e avaliação de uma turma de 3º Ciclo na disciplina de Educação Física, tendo também incorporado o projeto de coadjuvação do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. Acompanhei e fiz parte integrante de tarefas relacionadas com a Direção de turma. Em conjunto com o núcleo de estágio, fui responsável pelo planeamento, organização, condução e acompanhamento das atividades do desporto escolar de ginástica de grupo. Desenvolvi um Projeto de Investigação-Ação e Inovação Pedagógica, com o objetivo de colmatar uma necessidade deste Agrupamento: a diversidade de comportamentos sociais, motores e organizacionais que os alunos do 1º Ciclo apresentam assim que ingressam no 2º ciclo. As caraterísticas do processo de socialização profissional foram alteradas consoante o desenvolvimento deste ano de estágio. A reflexão assenta num processo de construção, moldagem e viragem de uma identidade, tendo sempre como foco principal a aprendizagem e evolução constante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio pedagógico permitiu-me criar uma identidade como professora de Educação Física e constatar que um professor entusiasta tem influência positiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-06-07T15:26:04Z 2018 2018-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/15578 TID:201924188 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/15578 |
identifier_str_mv |
TID:201924188 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131100543451136 |