Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gameiro, Daniela Filipa da Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/15578
Resumo: O presente relatório reflete e descreve o processo de estágio pedagógico concretizado no ano letivo 2016/2017, inserido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, sendo este o último ano da formação inicial e o primeiro ano de indução profissional. A experiência vivida no decorrer deste ano letivo possibilitou-me a oportunidade de conhecer a realidade da profissão da docência. Fui responsável por todo o processo de intervenção pedagógica no que respeita ao planeamento, lecionação e avaliação de uma turma de 3º Ciclo na disciplina de Educação Física, tendo também incorporado o projeto de coadjuvação do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. Acompanhei e fiz parte integrante de tarefas relacionadas com a Direção de turma. Em conjunto com o núcleo de estágio, fui responsável pelo planeamento, organização, condução e acompanhamento das atividades do desporto escolar de ginástica de grupo. Desenvolvi um Projeto de Investigação-Ação e Inovação Pedagógica, com o objetivo de colmatar uma necessidade deste Agrupamento: a diversidade de comportamentos sociais, motores e organizacionais que os alunos do 1º Ciclo apresentam assim que ingressam no 2º ciclo. As caraterísticas do processo de socialização profissional foram alteradas consoante o desenvolvimento deste ano de estágio. A reflexão assenta num processo de construção, moldagem e viragem de uma identidade, tendo sempre como foco principal a aprendizagem e evolução constante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio pedagógico permitiu-me criar uma identidade como professora de Educação Física e constatar que um professor entusiasta tem influência positiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
id RCAP_20f2b5ebe8ae413c599ff923656555ed
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/15578
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar CorreiaSocialização ProfissionalEstágio pedagógicoEducação físicaProcesso ensino-aprendizagemReflexãoProfessor entusiastaPedagogical internshipPedagogic trainingPhysical educationTeaching-learning processReflectionEnthusiastic teacherDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório reflete e descreve o processo de estágio pedagógico concretizado no ano letivo 2016/2017, inserido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, sendo este o último ano da formação inicial e o primeiro ano de indução profissional. A experiência vivida no decorrer deste ano letivo possibilitou-me a oportunidade de conhecer a realidade da profissão da docência. Fui responsável por todo o processo de intervenção pedagógica no que respeita ao planeamento, lecionação e avaliação de uma turma de 3º Ciclo na disciplina de Educação Física, tendo também incorporado o projeto de coadjuvação do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. Acompanhei e fiz parte integrante de tarefas relacionadas com a Direção de turma. Em conjunto com o núcleo de estágio, fui responsável pelo planeamento, organização, condução e acompanhamento das atividades do desporto escolar de ginástica de grupo. Desenvolvi um Projeto de Investigação-Ação e Inovação Pedagógica, com o objetivo de colmatar uma necessidade deste Agrupamento: a diversidade de comportamentos sociais, motores e organizacionais que os alunos do 1º Ciclo apresentam assim que ingressam no 2º ciclo. As caraterísticas do processo de socialização profissional foram alteradas consoante o desenvolvimento deste ano de estágio. A reflexão assenta num processo de construção, moldagem e viragem de uma identidade, tendo sempre como foco principal a aprendizagem e evolução constante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio pedagógico permitiu-me criar uma identidade como professora de Educação Física e constatar que um professor entusiasta tem influência positiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.This report reflects and describes the teaching practice process carried out during the 2016/2017 school year, in the Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, being this my last year of training and my first year as a professional. This experience brought me the opportunity to get to know what teaching is really about. I was responsible for all the pedagogic intervention process when it came to planning, lecturing and evaluating a 3rd cycle class in the subject of Physical Education. I also took part in a partnership process with the primary education of Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. I followed and participated in all tasks related to the class director's work. Alongside with the training nucleus I was responsible for planning, organizing, conducting and lead all group gymnastics school sports activities. I developed a Project of Investigation-Action and Pedagogic Innovation with the aim of responding to one of this school group necessities: the diversity of social, motor and organizational behaviors shown between primary school students as soon as they enter the 2nd cycle. The characteristics of the professional socialization process were mutant in the course of the process. This reflection is based on a process of building, molding and identity, always having as main focus students' constant learning and evolution during the teaching-learning process. The teaching practice allowed me to build an identity as a Physical Education teacher and to realize that an enthusiastic teacher has a positive influence in the students' teaching-learning process.Tavares, Gonçalo Manuel AlbuquerqueRepositório da Universidade de LisboaGameiro, Daniela Filipa da Silva2018-06-07T15:26:04Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10400.5/15578TID:201924188pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:45:31Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/15578Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:01:11.261868Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
title Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
spellingShingle Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
Gameiro, Daniela Filipa da Silva
Socialização Profissional
Estágio pedagógico
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Professor entusiasta
Pedagogical internship
Pedagogic training
Physical education
Teaching-learning process
Reflection
Enthusiastic teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
title_full Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
title_fullStr Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
title_full_unstemmed Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
title_sort Relatório final de estágio pedagógico : relatório final de estágio realizado na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia
author Gameiro, Daniela Filipa da Silva
author_facet Gameiro, Daniela Filipa da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Tavares, Gonçalo Manuel Albuquerque
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gameiro, Daniela Filipa da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Socialização Profissional
Estágio pedagógico
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Professor entusiasta
Pedagogical internship
Pedagogic training
Physical education
Teaching-learning process
Reflection
Enthusiastic teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Socialização Profissional
Estágio pedagógico
Educação física
Processo ensino-aprendizagem
Reflexão
Professor entusiasta
Pedagogical internship
Pedagogic training
Physical education
Teaching-learning process
Reflection
Enthusiastic teacher
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório reflete e descreve o processo de estágio pedagógico concretizado no ano letivo 2016/2017, inserido na Escola Básica 2,3 Gaspar Correia, sendo este o último ano da formação inicial e o primeiro ano de indução profissional. A experiência vivida no decorrer deste ano letivo possibilitou-me a oportunidade de conhecer a realidade da profissão da docência. Fui responsável por todo o processo de intervenção pedagógica no que respeita ao planeamento, lecionação e avaliação de uma turma de 3º Ciclo na disciplina de Educação Física, tendo também incorporado o projeto de coadjuvação do 1º Ciclo do Agrupamento de Escolas Portela e Moscavide. Acompanhei e fiz parte integrante de tarefas relacionadas com a Direção de turma. Em conjunto com o núcleo de estágio, fui responsável pelo planeamento, organização, condução e acompanhamento das atividades do desporto escolar de ginástica de grupo. Desenvolvi um Projeto de Investigação-Ação e Inovação Pedagógica, com o objetivo de colmatar uma necessidade deste Agrupamento: a diversidade de comportamentos sociais, motores e organizacionais que os alunos do 1º Ciclo apresentam assim que ingressam no 2º ciclo. As caraterísticas do processo de socialização profissional foram alteradas consoante o desenvolvimento deste ano de estágio. A reflexão assenta num processo de construção, moldagem e viragem de uma identidade, tendo sempre como foco principal a aprendizagem e evolução constante no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. O estágio pedagógico permitiu-me criar uma identidade como professora de Educação Física e constatar que um professor entusiasta tem influência positiva no processo de ensino-aprendizagem dos alunos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-06-07T15:26:04Z
2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/15578
TID:201924188
url http://hdl.handle.net/10400.5/15578
identifier_str_mv TID:201924188
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131100543451136