Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Maria Leonor da Costa
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré, Loureiro, Maria Isabel Guedes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.21814/rpe.3261
Resumo: Planear intervenções pertinentes e eficazes no âmbito da Educação para a Saúde (EpS) em meio escolar determina a implementação de procedimentos de avaliação que traduzam, não só um balanço da ação desenvolvida, mas contribuam, igualmente, para a reflexão em torno do processo de implementação da EpS na realidade escolar portuguesa, com vista à otimização qualitativa das intervenções. À luz deste pressuposto, e visando estabelecer uma ligação entre a análise teórica e a reflexão a partir de uma prática concreta, o presente artigo tem como objetivos: (i) apresentar o modelo avaliativo instituído no estudo multicasos de índole qualitativa "Escola, Saúde e Sociedade: Estudos de Avaliação de Projetos de Educação para a Saúde", que se desenvolveu entre 2009/2011; (ii) divulgar as práticas de referência usadas num dos Projetos de Educação para a Saúde envolvidos no estudo, o qual evidenciou os critérios de qualidade que podem levar a considerá-lo como um ‘bom’ projeto.   Palavras-chave Escola; Projetos de Educação para a Saúde; Avaliação; Práticas de referência
id RCAP_20f7be29e540864d2443f712ec265159
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3261
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referênciaProjets d'éducation pour la santé dans les écoles: de l'évaluation aux pratiques de référenceProjetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referênciaArtigosPlanear intervenções pertinentes e eficazes no âmbito da Educação para a Saúde (EpS) em meio escolar determina a implementação de procedimentos de avaliação que traduzam, não só um balanço da ação desenvolvida, mas contribuam, igualmente, para a reflexão em torno do processo de implementação da EpS na realidade escolar portuguesa, com vista à otimização qualitativa das intervenções. À luz deste pressuposto, e visando estabelecer uma ligação entre a análise teórica e a reflexão a partir de uma prática concreta, o presente artigo tem como objetivos: (i) apresentar o modelo avaliativo instituído no estudo multicasos de índole qualitativa "Escola, Saúde e Sociedade: Estudos de Avaliação de Projetos de Educação para a Saúde", que se desenvolveu entre 2009/2011; (ii) divulgar as práticas de referência usadas num dos Projetos de Educação para a Saúde envolvidos no estudo, o qual evidenciou os critérios de qualidade que podem levar a considerá-lo como um ‘bom’ projeto.   Palavras-chave Escola; Projetos de Educação para a Saúde; Avaliação; Práticas de referênciaPlanning pertinent and efficient interventions within Health Education (HE) in schools determines the implementation of evaluation procedures that should not only translate an analysis of the developed action, but also contribute for a reflection about the implementation process of HE in Portuguese schools. This, in fact, aims for a search of a qualitative optimization of the interventions. According to the previous assumptions, we intend to establish a link between the theoretical analysis and the practical reflection, on the basis of a concrete practice. Therefore, the present article has the following main objectives: (i) to present the evaluation model used in a multicases study of qualitative nature: "School, Health and Society: Evaluation Studies of Health Education Projects", which was developed between 2009/2011; and (ii) to disseminate the reference practices related to the dynamics of one Health Education project, which evidenced to correspond to the defined quality criteria for a ‘good’ project.   Keywords School; Health Education projects; Evaluation; Reference practicesLa planification d’interventions pertinentes et efficaces, au sein de l'Éducation pour la Santé (EPS) dans les écoles, détermine la mise en oeuvre des procédures d'évaluation qui se traduisent, pas seulement par un solde d'action élaboré, mais aussi par la contribution pour réfléchir sur le processus de mise en oeuvre de l'EPS dans l'école portugaise à la poursuite d'une optimisation qualitative des interventions. À la lumière de cette présupposition, et en établissant un lien entre l'analyse théorique et la réflexion à partir d'une pratique concrète, cet article vise: (i) présenter le modèle d'évaluation établi dans l'étude de cas pluriels de nature qualitative "École, Santé et Société: Études d’ Évaluation des Projets d'Éducation pour la Santé", que l’on a développé entre 2009/2011 ; (ii) diffuser des pratiques de référence sur la dynamique de l'un des projets de l'Éducation à la Santé impliqués dans l'étude, et qui a montré des critères de qualité définis pour la construction d’un ‘bon’ projet.   Mots-clé École; Projets d’Éducation à la Santé; Évaluation; Pratiques de référenceInstituto de Educação - Universidade do Minho2013-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.21814/rpe.3261por2183-04520871-9187Dias, Maria Leonor da CostaLoureiro, Maria João de Miranda NazaréLoureiro, Maria Isabel Guedesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T09:37:11Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/3261Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:35:30.234522Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
Projets d'éducation pour la santé dans les écoles: de l'évaluation aux pratiques de référence
Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
title Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
spellingShingle Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
Dias, Maria Leonor da Costa
Artigos
title_short Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
title_full Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
title_fullStr Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
title_full_unstemmed Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
title_sort Projetos de Educação para a Saúde em meio escolar: Da avaliação às práticas de referência
author Dias, Maria Leonor da Costa
author_facet Dias, Maria Leonor da Costa
Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré
Loureiro, Maria Isabel Guedes
author_role author
author2 Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré
Loureiro, Maria Isabel Guedes
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Maria Leonor da Costa
Loureiro, Maria João de Miranda Nazaré
Loureiro, Maria Isabel Guedes
dc.subject.por.fl_str_mv Artigos
topic Artigos
description Planear intervenções pertinentes e eficazes no âmbito da Educação para a Saúde (EpS) em meio escolar determina a implementação de procedimentos de avaliação que traduzam, não só um balanço da ação desenvolvida, mas contribuam, igualmente, para a reflexão em torno do processo de implementação da EpS na realidade escolar portuguesa, com vista à otimização qualitativa das intervenções. À luz deste pressuposto, e visando estabelecer uma ligação entre a análise teórica e a reflexão a partir de uma prática concreta, o presente artigo tem como objetivos: (i) apresentar o modelo avaliativo instituído no estudo multicasos de índole qualitativa "Escola, Saúde e Sociedade: Estudos de Avaliação de Projetos de Educação para a Saúde", que se desenvolveu entre 2009/2011; (ii) divulgar as práticas de referência usadas num dos Projetos de Educação para a Saúde envolvidos no estudo, o qual evidenciou os critérios de qualidade que podem levar a considerá-lo como um ‘bom’ projeto.   Palavras-chave Escola; Projetos de Educação para a Saúde; Avaliação; Práticas de referência
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.21814/rpe.3261
url https://doi.org/10.21814/rpe.3261
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-0452
0871-9187
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Instituto de Educação - Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130220651872256