LITERACIA PARA A SAÚDE NA PERSPETIVA DAS CRIANÇAS, EM MEIO ESCOLAR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vieira, Magdalena
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Reis, Alcinda, Barroso, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.25746/ruiips.v8.i1.19887
Resumo: A literacia para a saúde está associada à promoção da saúde e tem influência nos comportamentos, resultados e na cidadania em saúde. Com o objetivo de caraterizar as evidências obtidas no âmbito da literacia para a saúde das crianças participantes, desenvolveu-se um estudo de abordagem qualitativa, com orientação dedutivo-indutiva. Desenvolveram-se vinte entrevistas semiestruturadas, analisadas recorrendo à técnica de análise de conteúdo. A literacia para a saúde dos participantes carateriza-se pela capacidade de compreensão, gestão e investimento, nas áreas da alimentação e controlo do peso, resultante da informação sobre saúde veiculada pelos profissionais de saúde, pais e professores, o que permite promover a saúde e prevenir doenças através da adoção de estilos de vida saudáveis. Identificamos falta de conhecimento relativamente à informação sobre a prevenção do baixo peso. A promoção da saúde revela-se como uma estratégia que contribui para a capacitação, ‘empowerment’, literacia para a saúde e cidadania em saúde.
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