Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melão, Dulce
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Menezes, Luís
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.19/6090
Resumo: Este texto apresenta um trabalho de natureza exploratória em que se procura promover sinergias entre as áreas disciplinares de Português e de Matemática, tendo como fio condutor a literatura para a infância. Depois de situar as nossas perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem, discutimos a literatura para a infância e as suas possibilidades para fomentar um ensino interdisciplinar do Português e da Matemática, tendo como referência a formação inicial de educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Por fim, tomamos como objeto de análise três livros-álbum (Inventando números, de Gianni Rodari, com ilustrações de Alessandro Sanna; Pé ante pé, de Leo Lionni; e Quadrado, de Mac Barnett com ilustrações de Jon Klassen) que reúnem características para promover este tipo de abordagem didática. Em cada um dos livros, analisamos: i) os elementos paratextuais; ii) a interação texto/imagem; e iii) algumas possibilidades de exploração didática. Terminamos, retomando a primeira parte do título deste artigo “Passeando nos bosques da literatura para a infância,” afirmando que a literatura para a infância que incide sobre ideias matemáticas é um caminho privilegiado para o conhecimento, a imaginação e a criatividade, impulsionando a fruição na leitura.
id RCAP_210a57331395910d365817777195fc44
oai_identifier_str oai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6090
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemáticaliteratura para a infânciaensinoPortuguêsMatemáticarecursos didáticosEste texto apresenta um trabalho de natureza exploratória em que se procura promover sinergias entre as áreas disciplinares de Português e de Matemática, tendo como fio condutor a literatura para a infância. Depois de situar as nossas perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem, discutimos a literatura para a infância e as suas possibilidades para fomentar um ensino interdisciplinar do Português e da Matemática, tendo como referência a formação inicial de educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Por fim, tomamos como objeto de análise três livros-álbum (Inventando números, de Gianni Rodari, com ilustrações de Alessandro Sanna; Pé ante pé, de Leo Lionni; e Quadrado, de Mac Barnett com ilustrações de Jon Klassen) que reúnem características para promover este tipo de abordagem didática. Em cada um dos livros, analisamos: i) os elementos paratextuais; ii) a interação texto/imagem; e iii) algumas possibilidades de exploração didática. Terminamos, retomando a primeira parte do título deste artigo “Passeando nos bosques da literatura para a infância,” afirmando que a literatura para a infância que incide sobre ideias matemáticas é um caminho privilegiado para o conhecimento, a imaginação e a criatividade, impulsionando a fruição na leitura.Escola Superior de Educação de ViseuRepositório Científico do Instituto Politécnico de ViseuMelão, DulceMenezes, Luís2020-01-03T15:22:27Z20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.19/6090porMelão, D., & Menezes, L. (2019). Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 70-80). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu.978-989-54036-5-3info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T15:28:22Zoai:repositorio.ipv.pt:10400.19/6090Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:44:04.637376Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
title Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
spellingShingle Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
Melão, Dulce
literatura para a infância
ensino
Português
Matemática
recursos didáticos
title_short Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
title_full Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
title_fullStr Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
title_full_unstemmed Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
title_sort Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática
author Melão, Dulce
author_facet Melão, Dulce
Menezes, Luís
author_role author
author2 Menezes, Luís
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico do Instituto Politécnico de Viseu
dc.contributor.author.fl_str_mv Melão, Dulce
Menezes, Luís
dc.subject.por.fl_str_mv literatura para a infância
ensino
Português
Matemática
recursos didáticos
topic literatura para a infância
ensino
Português
Matemática
recursos didáticos
description Este texto apresenta um trabalho de natureza exploratória em que se procura promover sinergias entre as áreas disciplinares de Português e de Matemática, tendo como fio condutor a literatura para a infância. Depois de situar as nossas perspetivas sobre o ensino e a aprendizagem, discutimos a literatura para a infância e as suas possibilidades para fomentar um ensino interdisciplinar do Português e da Matemática, tendo como referência a formação inicial de educadores e professores dos primeiros anos de escolaridade. Por fim, tomamos como objeto de análise três livros-álbum (Inventando números, de Gianni Rodari, com ilustrações de Alessandro Sanna; Pé ante pé, de Leo Lionni; e Quadrado, de Mac Barnett com ilustrações de Jon Klassen) que reúnem características para promover este tipo de abordagem didática. Em cada um dos livros, analisamos: i) os elementos paratextuais; ii) a interação texto/imagem; e iii) algumas possibilidades de exploração didática. Terminamos, retomando a primeira parte do título deste artigo “Passeando nos bosques da literatura para a infância,” afirmando que a literatura para a infância que incide sobre ideias matemáticas é um caminho privilegiado para o conhecimento, a imaginação e a criatividade, impulsionando a fruição na leitura.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-01-01T00:00:00Z
2020-01-03T15:22:27Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.19/6090
url http://hdl.handle.net/10400.19/6090
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Melão, D., & Menezes, L. (2019). Passeando nos bosques da literatura para a infância:sinergias entre o Português e a Matemática. In L. Menezes, J. Rocha, B. Rego, M. Figueiredo, A. Ribeiro, A. I. Silva, S. Felizardo, & A. P. Cardoso (Eds.), Livro de Atas - Olhares sobre a Educação 7 (pp. 70-80). Escola Superior de Educação de Viseu: Viseu.
978-989-54036-5-3
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Viseu
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130910653677568