Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/2302 |
Resumo: | A consciência da necessidade de adquirir competências em línguas estrangeiras aumentou, na Europa, desde a implementação do Processo de Bolonha. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia em ambientes educativos resultou num interesse crescente no Ensino à Distância. O uso do ePortfólio na aprendizagem de línguas, não só como processo, mas também como produto, vai de encontro à abordagem Comunicacional do Ensino de Línguas e sustenta a pergunta de investigação de como a plataforma virtual e o ePortfólio ajudam no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta Cacifo Digital do software Sakai como um ePortfólio, combinado com as entrevistas de Acompanhamento em sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de projeto, isto é, o último módulo da unidade curricular ‘Língua Inglesa’. |
id |
RCAP_21111780940e9881773bcd8c1f61e64d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bdigital.ufp.pt:10284/2302 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólioECLLínguas estrangeirasCacifo digitalePortfólioRelatórios de acompanhamentoA consciência da necessidade de adquirir competências em línguas estrangeiras aumentou, na Europa, desde a implementação do Processo de Bolonha. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia em ambientes educativos resultou num interesse crescente no Ensino à Distância. O uso do ePortfólio na aprendizagem de línguas, não só como processo, mas também como produto, vai de encontro à abordagem Comunicacional do Ensino de Línguas e sustenta a pergunta de investigação de como a plataforma virtual e o ePortfólio ajudam no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta Cacifo Digital do software Sakai como um ePortfólio, combinado com as entrevistas de Acompanhamento em sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de projeto, isto é, o último módulo da unidade curricular ‘Língua Inglesa’.Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do ComportamentoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, FátimaPatim, Isabel2012-01-12T09:06:24Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2302porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 89-101.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:47Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:24.819385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio |
title |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio |
spellingShingle |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio Silva, Fátima ECL Línguas estrangeiras Cacifo digital ePortfólio Relatórios de acompanhamento |
title_short |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio |
title_full |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio |
title_fullStr |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio |
title_full_unstemmed |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio |
title_sort |
Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio |
author |
Silva, Fátima |
author_facet |
Silva, Fátima Patim, Isabel |
author_role |
author |
author2 |
Patim, Isabel |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Fátima Patim, Isabel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
ECL Línguas estrangeiras Cacifo digital ePortfólio Relatórios de acompanhamento |
topic |
ECL Línguas estrangeiras Cacifo digital ePortfólio Relatórios de acompanhamento |
description |
A consciência da necessidade de adquirir competências em línguas estrangeiras aumentou, na Europa, desde a implementação do Processo de Bolonha. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia em ambientes educativos resultou num interesse crescente no Ensino à Distância. O uso do ePortfólio na aprendizagem de línguas, não só como processo, mas também como produto, vai de encontro à abordagem Comunicacional do Ensino de Línguas e sustenta a pergunta de investigação de como a plataforma virtual e o ePortfólio ajudam no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta Cacifo Digital do software Sakai como um ePortfólio, combinado com as entrevistas de Acompanhamento em sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de projeto, isto é, o último módulo da unidade curricular ‘Língua Inglesa’. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-01-01T00:00:00Z 2011-01-01T00:00:00Z 2012-01-12T09:06:24Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10284/2302 |
url |
http://hdl.handle.net/10284/2302 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 89-101. 1646-4435 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130257910923264 |