Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Fátima
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Patim, Isabel
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10284/2302
Resumo: A consciência da necessidade de adquirir competências em línguas estrangeiras aumentou, na Europa, desde a implementação do Processo de Bolonha. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia em ambientes educativos resultou num interesse crescente no Ensino à Distância. O uso do ePortfólio na aprendizagem de línguas, não só como processo, mas também como produto, vai de encontro à abordagem Comunicacional do Ensino de Línguas e sustenta a pergunta de investigação de como a plataforma virtual e o ePortfólio ajudam no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta Cacifo Digital do software Sakai como um ePortfólio, combinado com as entrevistas de Acompanhamento em sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de projeto, isto é, o último módulo da unidade curricular ‘Língua Inglesa’.
id RCAP_21111780940e9881773bcd8c1f61e64d
oai_identifier_str oai:bdigital.ufp.pt:10284/2302
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólioECLLínguas estrangeirasCacifo digitalePortfólioRelatórios de acompanhamentoA consciência da necessidade de adquirir competências em línguas estrangeiras aumentou, na Europa, desde a implementação do Processo de Bolonha. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia em ambientes educativos resultou num interesse crescente no Ensino à Distância. O uso do ePortfólio na aprendizagem de línguas, não só como processo, mas também como produto, vai de encontro à abordagem Comunicacional do Ensino de Línguas e sustenta a pergunta de investigação de como a plataforma virtual e o ePortfólio ajudam no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta Cacifo Digital do software Sakai como um ePortfólio, combinado com as entrevistas de Acompanhamento em sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de projeto, isto é, o último módulo da unidade curricular ‘Língua Inglesa’.Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do ComportamentoRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaSilva, FátimaPatim, Isabel2012-01-12T09:06:24Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/2302porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 89-101.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:01:47Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/2302Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:39:24.819385Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
title Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
spellingShingle Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
Silva, Fátima
ECL
Línguas estrangeiras
Cacifo digital
ePortfólio
Relatórios de acompanhamento
title_short Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
title_full Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
title_fullStr Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
title_full_unstemmed Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
title_sort Aquisição de competências de comunicação numa LE: o uso do cacifo digital da Sakai como ePortfólio
author Silva, Fátima
author_facet Silva, Fátima
Patim, Isabel
author_role author
author2 Patim, Isabel
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Institucional da Universidade Fernando Pessoa
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Fátima
Patim, Isabel
dc.subject.por.fl_str_mv ECL
Línguas estrangeiras
Cacifo digital
ePortfólio
Relatórios de acompanhamento
topic ECL
Línguas estrangeiras
Cacifo digital
ePortfólio
Relatórios de acompanhamento
description A consciência da necessidade de adquirir competências em línguas estrangeiras aumentou, na Europa, desde a implementação do Processo de Bolonha. Por outro lado, o desenvolvimento da tecnologia em ambientes educativos resultou num interesse crescente no Ensino à Distância. O uso do ePortfólio na aprendizagem de línguas, não só como processo, mas também como produto, vai de encontro à abordagem Comunicacional do Ensino de Línguas e sustenta a pergunta de investigação de como a plataforma virtual e o ePortfólio ajudam no ensino e aprendizagem da Língua Inglesa. Este artigo relata a experiência do uso da ferramenta Cacifo Digital do software Sakai como um ePortfólio, combinado com as entrevistas de Acompanhamento em sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do trabalho de projeto, isto é, o último módulo da unidade curricular ‘Língua Inglesa’.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-12T09:06:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10284/2302
url http://hdl.handle.net/10284/2302
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 4 (2011) 89-101.
1646-4435
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento
publisher.none.fl_str_mv Edições Universidade Fernando Pessoa. CECLICO - Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130257910923264