Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vaz, Sandra Maria
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2135
Resumo: O presente trabalho emergiu do querer aprofundar e actualizar conhecimentos que permitam uma intervenção pedagógica mais assertiva e que, consequentemente, leve os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a obter maior sucesso educativo. O trabalho foca, essencialmente, o tema da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tentando transmitir que a noção de um desenvolvimento normal da linguagem na criança é consequência de um complicado e confuso conjunto de variáveis de natureza múltipla (motora, perceptiva, cognitiva e emocional) e que dentro destas disfunções, de natureza complexa, existem alunos com desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se estas desordens numa incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais. Estes alunos designam-se por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Como neste trabalho são focadas as crianças com necessidades educativas especiais, julgámos pertinente referir dois princípios que norteiam o atendimento destas crianças: o da integração e o da inclusão. Como para se chegar a estes princípios foi necessário percorrer um longo caminho, fizemos um resumo da evolução da história da educação especial que, infelizmente, muito tem a ver com atitudes de separação e segregação, às quais durante muito tempo estiveram sujeitas as crianças e jovens com deficiência.
id RCAP_2121c54dd6b9d5d2b057a133f96d1d01
oai_identifier_str oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2135
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiaisSucesso escolarNecessidades educativas especiaisEducação especialDificuldades de aprendizagemO presente trabalho emergiu do querer aprofundar e actualizar conhecimentos que permitam uma intervenção pedagógica mais assertiva e que, consequentemente, leve os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a obter maior sucesso educativo. O trabalho foca, essencialmente, o tema da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tentando transmitir que a noção de um desenvolvimento normal da linguagem na criança é consequência de um complicado e confuso conjunto de variáveis de natureza múltipla (motora, perceptiva, cognitiva e emocional) e que dentro destas disfunções, de natureza complexa, existem alunos com desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se estas desordens numa incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais. Estes alunos designam-se por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Como neste trabalho são focadas as crianças com necessidades educativas especiais, julgámos pertinente referir dois princípios que norteiam o atendimento destas crianças: o da integração e o da inclusão. Como para se chegar a estes princípios foi necessário percorrer um longo caminho, fizemos um resumo da evolução da história da educação especial que, infelizmente, muito tem a ver com atitudes de separação e segregação, às quais durante muito tempo estiveram sujeitas as crianças e jovens com deficiência.This work emerged from wanting to deepen and update knowledge to an educational intervention more assertive and, consequently, take the students with Special Educational Needs (SEN) achieve greater educational success. The work deals essentially with the theme of the acquisition and development of language, trying to convey the notion of a normal language development in children is a result of a complicated and confusing set of variables have multiple (motor, perceptual, cognitive and emotional) and that within these dysfunctions of a complex nature, there are students with neurological disorders that interfere with reception, integration or expression of information, reflected in these disorders DISABILITIES or impediment to learning reading, writing, calculation, or the acquisition of social skills. These students are called students with specific learning disabilities. As this work is focused children with special educational needs, we thought pertinent to mention two principles guiding the care of these children: the integration and inclusion. How to get to these principles was necessary to go a long way, we made a summary of developments in the history of special education which, unfortunately, a lot has to do with attitudes of separation and segregation, which have long been subject children and young with disabilities.Osório, Paulo José Tente da Rocha SantosuBibliorumVaz, Sandra Maria2014-07-29T15:47:49Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/2135porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:37:59Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/2135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:43:50.301495Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
title Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
spellingShingle Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
Vaz, Sandra Maria
Sucesso escolar
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Dificuldades de aprendizagem
title_short Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
title_full Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
title_fullStr Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
title_full_unstemmed Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
title_sort Aquisição e desenvolvimento da comunicação e da linguagem em crianças com necessidades educativas especiais
author Vaz, Sandra Maria
author_facet Vaz, Sandra Maria
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Osório, Paulo José Tente da Rocha Santos
uBibliorum
dc.contributor.author.fl_str_mv Vaz, Sandra Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Sucesso escolar
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Dificuldades de aprendizagem
topic Sucesso escolar
Necessidades educativas especiais
Educação especial
Dificuldades de aprendizagem
description O presente trabalho emergiu do querer aprofundar e actualizar conhecimentos que permitam uma intervenção pedagógica mais assertiva e que, consequentemente, leve os alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) a obter maior sucesso educativo. O trabalho foca, essencialmente, o tema da aquisição e desenvolvimento da linguagem, tentando transmitir que a noção de um desenvolvimento normal da linguagem na criança é consequência de um complicado e confuso conjunto de variáveis de natureza múltipla (motora, perceptiva, cognitiva e emocional) e que dentro destas disfunções, de natureza complexa, existem alunos com desordens neurológicas que interferem com a recepção, integração ou expressão de informação, reflectindo-se estas desordens numa incapacidade ou impedimento para a aprendizagem da leitura, da escrita ou do cálculo, ou para a aquisição de aptidões sociais. Estes alunos designam-se por alunos com dificuldades de aprendizagem específicas. Como neste trabalho são focadas as crianças com necessidades educativas especiais, julgámos pertinente referir dois princípios que norteiam o atendimento destas crianças: o da integração e o da inclusão. Como para se chegar a estes princípios foi necessário percorrer um longo caminho, fizemos um resumo da evolução da história da educação especial que, infelizmente, muito tem a ver com atitudes de separação e segregação, às quais durante muito tempo estiveram sujeitas as crianças e jovens com deficiência.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-01-01T00:00:00Z
2014-07-29T15:47:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.6/2135
url http://hdl.handle.net/10400.6/2135
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136336770236416