Alunos com necessidades educativas especiais severas: Dificuldades sentidas pelos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calhau, Andreia Raquel Baião
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4631
Resumo: Este trabalho tem como objetivo abordar as dificuldades sentidas pelos professores quando trabalham com crianças com Necessidades Educativas Especiais Severas (N.E.E.S). Enquanto sociedade já vamos constatando a integração destes alunos em regime escolar normal, e consequentemente a existência de mais professores de Educação Especial. Verifica-se que existe ao nível educativo um conjunto de limitações que o professor encontra relativamente às políticas educativas, organização da escola, organização do currículo, recursos/ apoios humanos, e ainda aos recursos/ apoios materiais, o que poderão levar à desmotivação da sua prática educativa. Na elaboração deste estudo, através da realização de entrevistas aos docentes titulares de turma e de Educação Especial, propôs-se identificar as dificuldades sentidas de forma a expor os problemas existentes e de algum modo contribuir para a procura de soluções. Estas, constituem uma limitação à aprendizagem dos alunos, imposta indiretamente, dado que não depende das suas próprias capacidades. Foi possível apurar que ao nível do sistema educativo, alguns dos objetivos colocados se constituem como um problema, em especial ao nível da burocracia e da organização escolar. Constatou-se ainda que a formação profissional e experiência dos professores se afirmam como fatores importantes para a qualidade da sua atividade profissional.
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