Representações e participação dos alunos na escola
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/19298 |
Resumo: | A sociedade, considerada como meio, condiciona o sistema de educação. Todo o sistema de educação exprime uma sociedade, responde a exigências sociais, mas tem também por função perpetuar os valores da coletividade A democratização do ensino é entendida como o acesso para todas as crianças ao sistema de ensino e a aceitação da sua diversidade e identidade própria. Um dos principais objetivos da escola deverá ser o desenvolvimento das capacidades das crianças respeitando a sua singularidade e, ao mesmo tempo, conseguir apoiar os jovens de uma forma positiva e diversificada de acordo com as suas necessidades. Uma das funções da escola é formar os indivíduos em vista da sua integração na sociedade é fazê-los tomarem consciência ao mesmo tempo das normas a que a conduta de cada um deve obedecer e o valor imanente e transcendente das coletividades às quais cada um de nós pertence. De escola para escola, existem orientações diferentes, no que diz respeito à orientação e transmissão de valores sociais e morais. Mas, sobre a escola, professores, famílias e alunos terão representações diferenciadas e entendê-la-ão de modo diverso. Neste trabalho, pretendemos perceber quais as representações de escola que os alunos têm e de que modo estas representações influenciam a participação na sua vida escolar. O modo como cada um de nós passou pela vida escolar, a vivência e experiência que ficou na memória, é também uma das mais importantes fontes de informação que cada sujeito tem sobre a escola. |
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Representações e participação dos alunos na escolaRepresentaçõesParticipaçãoSociologia da educaçãoOrganização escolarRepresentationsParticipationSociology of EducationSchool OrganizationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoA sociedade, considerada como meio, condiciona o sistema de educação. Todo o sistema de educação exprime uma sociedade, responde a exigências sociais, mas tem também por função perpetuar os valores da coletividade A democratização do ensino é entendida como o acesso para todas as crianças ao sistema de ensino e a aceitação da sua diversidade e identidade própria. Um dos principais objetivos da escola deverá ser o desenvolvimento das capacidades das crianças respeitando a sua singularidade e, ao mesmo tempo, conseguir apoiar os jovens de uma forma positiva e diversificada de acordo com as suas necessidades. Uma das funções da escola é formar os indivíduos em vista da sua integração na sociedade é fazê-los tomarem consciência ao mesmo tempo das normas a que a conduta de cada um deve obedecer e o valor imanente e transcendente das coletividades às quais cada um de nós pertence. De escola para escola, existem orientações diferentes, no que diz respeito à orientação e transmissão de valores sociais e morais. Mas, sobre a escola, professores, famílias e alunos terão representações diferenciadas e entendê-la-ão de modo diverso. Neste trabalho, pretendemos perceber quais as representações de escola que os alunos têm e de que modo estas representações influenciam a participação na sua vida escolar. O modo como cada um de nós passou pela vida escolar, a vivência e experiência que ficou na memória, é também uma das mais importantes fontes de informação que cada sujeito tem sobre a escola.Society, considered as an environment, conditions the education system. The education system expresses its society, responds to social demands, but also has the function of perpetuating the values of collectivity. The democratization of education is understood as access for all children to the educational system and the acceptance of their own diversity and identity. One of the main goals of school must be the development of their capabilities, while respecting their uniqueness, and supporting young people in a positive and diversified way according to their needs. One of the functions of school is to train individuals bearing in mind their integration into society and to make them aware, at the same time, of the standards to which the conduct of each one must comply and the immanent and transcendent value of the collectivities to which each belong. However, regarding school, teachers, families and students will have differentiated representations and understand it in a diverse manner. In this work we aim to understand what representations of school students have and how these representations influence participation in their school life. In each school there are different guidelines regarding the orientation and transmission of social values and morals. The way each one of us went through school life, the background and experience that remained in memory, is also one of the most important sources of information that each individual has about school.Alves, José Joaquim Ferreira MatiasVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaNegrão, António José Salgado Rosa2016-03-10T14:54:49Z2016-01-1220152016-01-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/19298TID:201463067porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:25:19Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/19298Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:16:10.351177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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