Representações e participação dos alunos na escola

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Negrão, António José Salgado Rosa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/19298
Resumo: A sociedade, considerada como meio, condiciona o sistema de educação. Todo o sistema de educação exprime uma sociedade, responde a exigências sociais, mas tem também por função perpetuar os valores da coletividade A democratização do ensino é entendida como o acesso para todas as crianças ao sistema de ensino e a aceitação da sua diversidade e identidade própria. Um dos principais objetivos da escola deverá ser o desenvolvimento das capacidades das crianças respeitando a sua singularidade e, ao mesmo tempo, conseguir apoiar os jovens de uma forma positiva e diversificada de acordo com as suas necessidades. Uma das funções da escola é formar os indivíduos em vista da sua integração na sociedade é fazê-los tomarem consciência ao mesmo tempo das normas a que a conduta de cada um deve obedecer e o valor imanente e transcendente das coletividades às quais cada um de nós pertence. De escola para escola, existem orientações diferentes, no que diz respeito à orientação e transmissão de valores sociais e morais. Mas, sobre a escola, professores, famílias e alunos terão representações diferenciadas e entendê-la-ão de modo diverso. Neste trabalho, pretendemos perceber quais as representações de escola que os alunos têm e de que modo estas representações influenciam a participação na sua vida escolar. O modo como cada um de nós passou pela vida escolar, a vivência e experiência que ficou na memória, é também uma das mais importantes fontes de informação que cada sujeito tem sobre a escola.
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