Gestão de Inventários de uma cadeia de retalho
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/24049 |
Resumo: | O presente trabalho aborda a criação de um modelo de previsão de vendas semanais por artigo / localização com base em dados reais de uma empresa de retalho líder no setor de cosmética. O modelo atualmente utilizado pela empresa apresenta indícios de não captar corretamente as características da procura dos seus clientes, o que gera ineficiências dentro da cadeia de abastecimento por excesso de alocação de stock a um determinado ponto, assim como falhas de stock e consequentes perdas de venda em alturas sazonais ou em que existem eventos especiais. Foram aplicados métodos clássicos de previsão com base em séries temporais, como o método de Amortecimento Exponencial Simples, o Método de Holt, Holt-Winters, e o método ARIMA. Adicionalmente, foi também aplicado um algoritmo de multilayer perceptron (MLP) que utiliza variáveis de eventos culturais, nacionais, desportivos, e meteorológicos, além de informação sobre a família e subfamília do artigo. Para estimar os valores da sazonalidade, da tendência e os resíduos de cada série temporal, é utilizado o Amortecimento Exponencial Simples para prever os pontos do horizonte de previsão e aplicado o método STL com sazonalidade a um ano para extrair os valores estimados, que são posteriormente aplicados na previsão de vendas gerada pelo modelo MLP. Os modelos foram testados utilizando um método de Janela Deslizante ao longo de um ano, em que a cada ponto se procurava prever os dois pontos futuros, utilizando o RMSE médio de cada modelo como avaliação. O modelo MLP conseguiu o melhor desempenho em 16 dos 19 artigos utilizados para teste, o que demonstra a potencialidade da utilização de algoritmos de Machine Learning para prever a procura de uma cadeia de retalho. |
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Gestão de Inventários de uma cadeia de retalhoInventory Management in a Retail ChainForecastingRetailSupply Chain ManagementStockMachine LearningDomínio/Área Científica::Engenharia e TecnologiaO presente trabalho aborda a criação de um modelo de previsão de vendas semanais por artigo / localização com base em dados reais de uma empresa de retalho líder no setor de cosmética. O modelo atualmente utilizado pela empresa apresenta indícios de não captar corretamente as características da procura dos seus clientes, o que gera ineficiências dentro da cadeia de abastecimento por excesso de alocação de stock a um determinado ponto, assim como falhas de stock e consequentes perdas de venda em alturas sazonais ou em que existem eventos especiais. Foram aplicados métodos clássicos de previsão com base em séries temporais, como o método de Amortecimento Exponencial Simples, o Método de Holt, Holt-Winters, e o método ARIMA. Adicionalmente, foi também aplicado um algoritmo de multilayer perceptron (MLP) que utiliza variáveis de eventos culturais, nacionais, desportivos, e meteorológicos, além de informação sobre a família e subfamília do artigo. Para estimar os valores da sazonalidade, da tendência e os resíduos de cada série temporal, é utilizado o Amortecimento Exponencial Simples para prever os pontos do horizonte de previsão e aplicado o método STL com sazonalidade a um ano para extrair os valores estimados, que são posteriormente aplicados na previsão de vendas gerada pelo modelo MLP. Os modelos foram testados utilizando um método de Janela Deslizante ao longo de um ano, em que a cada ponto se procurava prever os dois pontos futuros, utilizando o RMSE médio de cada modelo como avaliação. O modelo MLP conseguiu o melhor desempenho em 16 dos 19 artigos utilizados para teste, o que demonstra a potencialidade da utilização de algoritmos de Machine Learning para prever a procura de uma cadeia de retalho.This study addresses the development of a sales forecasting model for weekly sales by item/location based on real data from a leading retail company in the cosmetics sector. The model currently used by the company shows signs of not accurately capturing the demand characteristics within the supply chain, leading to inefficiencies due to overstocking at specific points, as well as stock shortages and subsequent sales losses during seasonal peaks or special events. Classic forecasting methods based on time series were applied, such as the Simple Exponential Smoothing method, the Holt Method, Holt-Winters, and the ARIMA method. Additionally, a multilayer perceptron (MLP) algorithm was employed, incorporating variables from cultural, national, sports, and weather events, along with information about the item's family and subfamily. To estimate the seasonality, trend, and residuals of each time series, the Simple Exponential Smoothing method is used to predict the forecast horizon points, and the STL method with a one-year seasonality is applied to extract the estimated values, which are then utilized in the sales forecast generated by the MLP model. The models were tested using a Rolling Window method over a year, where each point aimed to predict the next two future points, using the average RMSE of each model as an evaluation metric. The MLP model achieved the best performance on 16 out of the 19 items tested, demonstrating the potential of using Machine Learning algorithms to forecast the demand in a retail chain.Lopes, Manuel Joaquim PereiraRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoAlves, Jorge Ricardo Cordeiro de Oliveira Monteiro2023-10-162024-10-16T00:00:00Z2023-10-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/24049TID:203380720porinfo:eu-repo/semantics/embargoedAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-06T01:46:28Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/24049Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:41:20.554661Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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