Sistema de reposição e de gestão de inventários na rede de lojas de uma empresa de retalho de moda

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Ana Sofia Naldinho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/39236
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão Industrial
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spelling Sistema de reposição e de gestão de inventários na rede de lojas de uma empresa de retalho de modaReplacement system and inventory management in the network of shops in a retail fashion companyIndústria da modaRretalhoInventárioGestão de stocksReaprovisionamentoFashion industryRetailInventoryStock managementReplenishmentEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia e Gestão IndustrialEm Portugal, a indústria têxtil e de vestuário possui uma vasta história e tradição, sendo este um dos sectores industriais mais representativos da economia portuguesa. A indústria da moda caracteriza-se por apresentar grande competitividade, com uma grande variedade de produtos, com ciclos de vida curtos, longos ciclos de produção e onde a possibilidade da ocorrência de roturas é grande, além de ser necessário a consulta frequente de mecanismos de previsão. Os tradicionais métodos e técnicas de previsão provaram não ser suficientemente assertivos para a tomada de decisões na gestão logística, num mercado como o da moda que está em constante mudança. Uma vez que as compras e as encomendas são baseadas em previsões que têm em consideração dados históricos de vendas de coleções anteriores que foram similares, torna-se difícil garantir uma previsão quando se planeia com tanto tempo de antecedência. Consequentemente, previsões imprecisas podem causar elevados custos na quebra de produtos que são top de vendas e elevados custos de posse em produtos com baixa rotação, levando à perda de vendas e a baixas margens de lucro com stock vendido com rebaixa de preço. Desta forma, para as empresas deste ramo, quanto mais agilidade (rapidez e flexibilidade) houver na gestão da cadeia de abastecimento, mais vantajoso será para os retalhistas que vendem a sua própria marca, oferecendo-lhes uma diferenciação competitiva no mercado da moda. Minimizar o inventário e dar resposta à procura, significa que os retalhistas conseguem reagir durante as coleções e maximizar as vendas. Neste sentido, o objetivo da dissertação assenta na realização de um estudo e na implementação de medidas que ajudem a melhorar o sistema de reposição e de gestão de inventário das lojas de uma empresa de retalho da moda. Através da implementação da rotina semanal do “top de vendas”, da definição de estratégias aquando da saída dos produtos do top de vendas, aliada à análise e à classificação do stock no antes e pós venda, que permitirá identificar os artigos que se encontram com um comportamento de slow mover, pretende-se ajudar a corrigir “erros” nas quantidades que estão a ser enviadas no reaprovisionamento para as lojas, garantindo que o produto certo se encontra no sítio certo e na quantidade certa. Como resultado principal, pretende-se que as propostas de melhoria ajudem a conseguir uma gestão de stocks das lojas mais eficiente e eficaz.In Portugal, the textile-clothing industry possesses a vast history and tradition, being one of the most representative industrial sectors in the Portuguese economy. The fashion industry characterizes itself by presenting great competitiveness, with a high variety of products, with short life-cycles, long cycles of production and where the possibility of occurrence of rupture is high, in addition for the necessity of frequent consultation of prediction mechanisms. The traditional methods and techniques of prediction have proven to not be sufficiently assertive for decision making in logistics management in a market such as the fashion one which is in constant change. Seeing as the purchases and orders are based on predictions that take into account the historical data from previous collections that were similar, it becomes difficult to ensure a prediction when planning so much time in advance. Consequently, inaccurate predictions can cause high costs in the breakage of products, which are top in sales and high costs in products with low rotation, leading to a loss of sales and low profit margins with stock sold at lower prices. This way, for the companies of this area, the faster and flexible the management of chain supply, the more advantageous it will be for retailers that sell their own brand, offering them a competitive differentiation in the fashion market. Minimising inventory and supplying demand means that retailers can react during the collection and maximise sales. In this sense, the objective of the dissertation is based on a study and the implementation of measures that help improve the system of reposition and the management of inventory in stores. Through the implementation of a weekly routine of "top sales", of the definition of strategies at the output of top sale products, allied with the analysis and the classification of stock before and after sales, which will permit the identification of items that are slow movers, the intention is to help and correct errors in the quantities that are being sent in replenishment to stores, in a way to ensure that the right product is found in the right place and in the right quantity. As a main result, the improvement is intended to enable a more efficient and effective management of stocks in stores.Telhada, JoséUniversidade do MinhoOliveira, Ana Sofia Naldinho20152015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/39236por201188481info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T11:55:53Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/39236Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:45:26.090750Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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