Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.8/1138 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. |
id |
RCAP_2135223459576a74a2b94810cf8be39d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1138 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo onlineEmpreendedorismoWebmarketingMarketing turísticoDissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria.O setor do Turismo é uma das atividades mais importantes para a economia nacional. O país apresenta uma enorme variedade de oferta turística, disponível a qualquer visitante. Atualmente, os turistas permeáveis à facilidade de utilização e conforto recorrem frequentemente às tecnologias, não só devido aos avanços destas mas também à sua elevada penetração no quotidiano da sociedade atual. Neste contexto, a opção pela disponibilização da informação turística online ganha especial relevo. No entanto, verifica-se que a maior parte da informação online é inexistente, errada, desatualizada ou dispersa. Da necessidade de colmatar a lacuna identificada, emergiu uma ideia de negócio, que pretende facilitar a pesquisa de informação sobre um determinado local ou região do país. Uma ideia de negócio é perspetivada como um ato empreendedor. Assim, é importante analisar o conceito de empreendedorismo e dar-lhe seguimento através da elaboração de um plano de negócios. Este permite avaliar a viabilidade do negócio, considerando os potenciais clientes, o mercado, a concorrência e o investimento necessário para colocar a ideia de negócio em prática. O presente trabalho, após o processo de revisão bibliográfica sobre o tema do empreendedorismo e respetivas vertentes, desenvolveu a ideia de negócio relativa a um projeto empreendedor na área do turismo. O projeto visa a implementação de uma plataforma online (versão desktop e mobile) que armazene toda a informação turística sobre uma determinada região de Portugal e permita criar um roteiro com todas as atividades que possam aí ser desenvolvidas (lazer, alojamento e alimentação). Adicionalmente, a plataforma contempla ainda a possibilidade de realizar reservas e marcações em hotéis, restaurantes, como também para eventos culturais na região. Este modelo de negócio contempla o público-alvo e todos os atores que operam na área do turismo, que se queiram associar a este projeto. Como suporte ao projeto foi desenvolvido um estudo quantitativo, baseado em questionário, e dirigido aos dois públicos da plataforma (utilizadores e parceiros). A análise dos resultados revela que a recetividade à plataforma é aceitável por ambos os públicos, revelando ainda quanto os clientes estão dispostos a pagar para se associarem ao serviço.Pinto, Filipe Jorge MotaFerreira, Vítor Hugo SantosIC-OnlineGomes, Cristina Alexandra Nunes2014-11-26T15:07:22Z2014-06-302014-11-262014-06-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1138TID:201150026porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:42:27Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1138Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:52.711102Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online |
title |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online |
spellingShingle |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online Gomes, Cristina Alexandra Nunes Empreendedorismo Webmarketing Marketing turístico |
title_short |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online |
title_full |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online |
title_fullStr |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online |
title_full_unstemmed |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online |
title_sort |
Plano de negócios para a implementação de uma plataforma de turismo online |
author |
Gomes, Cristina Alexandra Nunes |
author_facet |
Gomes, Cristina Alexandra Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pinto, Filipe Jorge Mota Ferreira, Vítor Hugo Santos IC-Online |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Cristina Alexandra Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Empreendedorismo Webmarketing Marketing turístico |
topic |
Empreendedorismo Webmarketing Marketing turístico |
description |
Dissertação de Mestrado em Marketing Relacional apresentada à ESTG - Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Leiria. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-26T15:07:22Z 2014-06-30 2014-11-26 2014-06-30T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.8/1138 TID:201150026 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.8/1138 |
identifier_str_mv |
TID:201150026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136955139620864 |