Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Maria José
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Buchmann, Carolina, Gonçalves, Celina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/14170
Resumo: O estudo teve como objetivo conhecer a perceção dos atributos da qualidade do serviço e da satisfação segundo o sexo. Foram recolhidos dados, em duas academias na cidade de Porto Alegre no Brasil, com o instrumento SERVPERF para os atributos da qualidade do serviço e o modelo de Henning-Thurau para a satisfação, ambos medidos numa escala tipo-Likert 5-pontos. A amostra foi constituída por 298 mulheres e 253 homens, na sua maioria da faixa-etária dos 21 aos 29 anos e solteiros. A análise foi realizada com software SPSS Statistics e efetuou-se análise descritiva e comparativa. Utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach para analisar a consistência interna geral do questionário e por dimensão. Destaque-se que existem diferenças significativas na percepção das dimensões tangibili- dade do serviço, responsabilidade e segurança entre sexos. Sendo que as mulheres têm uma percepção positiva mais elevada de qualidade que os homens. Contudo, são estes que estão há mais tempo na prática e fazem mais visitas frequentes à academia. Assim, os resultados sugerem que se deve trabalhar a relação dos Rh ́s com as mulheres para que estas se mantenham mais tempo e façam visitas frequentes ao clube e se dê maior foco à satisfação do geral dos sócios.
id RCAP_21367f9489d38d54a48a73f70251a86d
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14170
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sóciosAtributosQualidade do serviçoSatisfaçãoFitnessGéneroO estudo teve como objetivo conhecer a perceção dos atributos da qualidade do serviço e da satisfação segundo o sexo. Foram recolhidos dados, em duas academias na cidade de Porto Alegre no Brasil, com o instrumento SERVPERF para os atributos da qualidade do serviço e o modelo de Henning-Thurau para a satisfação, ambos medidos numa escala tipo-Likert 5-pontos. A amostra foi constituída por 298 mulheres e 253 homens, na sua maioria da faixa-etária dos 21 aos 29 anos e solteiros. A análise foi realizada com software SPSS Statistics e efetuou-se análise descritiva e comparativa. Utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach para analisar a consistência interna geral do questionário e por dimensão. Destaque-se que existem diferenças significativas na percepção das dimensões tangibili- dade do serviço, responsabilidade e segurança entre sexos. Sendo que as mulheres têm uma percepção positiva mais elevada de qualidade que os homens. Contudo, são estes que estão há mais tempo na prática e fazem mais visitas frequentes à academia. Assim, os resultados sugerem que se deve trabalhar a relação dos Rh ́s com as mulheres para que estas se mantenham mais tempo e façam visitas frequentes ao clube e se dê maior foco à satisfação do geral dos sócios.Universidade do Porto, Faculdade de DesportoBiblioteca Digital do IPBCarvalho, Maria JoséBuchmann, CarolinaGonçalves, Celina2017-03-17T12:18:05Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/14170porCarvalho, Maria José; Buchmann, Carolina; Gonçalves, Celina (2014). Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios.Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. ISSN 1645-0523, p. 997- 10081645-0523info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:32:56Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/14170Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:03:54.582177Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
title Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
spellingShingle Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
Carvalho, Maria José
Atributos
Qualidade do serviço
Satisfação
Fitness
Género
title_short Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
title_full Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
title_fullStr Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
title_full_unstemmed Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
title_sort Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios
author Carvalho, Maria José
author_facet Carvalho, Maria José
Buchmann, Carolina
Gonçalves, Celina
author_role author
author2 Buchmann, Carolina
Gonçalves, Celina
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Maria José
Buchmann, Carolina
Gonçalves, Celina
dc.subject.por.fl_str_mv Atributos
Qualidade do serviço
Satisfação
Fitness
Género
topic Atributos
Qualidade do serviço
Satisfação
Fitness
Género
description O estudo teve como objetivo conhecer a perceção dos atributos da qualidade do serviço e da satisfação segundo o sexo. Foram recolhidos dados, em duas academias na cidade de Porto Alegre no Brasil, com o instrumento SERVPERF para os atributos da qualidade do serviço e o modelo de Henning-Thurau para a satisfação, ambos medidos numa escala tipo-Likert 5-pontos. A amostra foi constituída por 298 mulheres e 253 homens, na sua maioria da faixa-etária dos 21 aos 29 anos e solteiros. A análise foi realizada com software SPSS Statistics e efetuou-se análise descritiva e comparativa. Utilizou-se o coeficiente alfa de Cronbach para analisar a consistência interna geral do questionário e por dimensão. Destaque-se que existem diferenças significativas na percepção das dimensões tangibili- dade do serviço, responsabilidade e segurança entre sexos. Sendo que as mulheres têm uma percepção positiva mais elevada de qualidade que os homens. Contudo, são estes que estão há mais tempo na prática e fazem mais visitas frequentes à academia. Assim, os resultados sugerem que se deve trabalhar a relação dos Rh ́s com as mulheres para que estas se mantenham mais tempo e façam visitas frequentes ao clube e se dê maior foco à satisfação do geral dos sócios.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2017-03-17T12:18:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/14170
url http://hdl.handle.net/10198/14170
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Maria José; Buchmann, Carolina; Gonçalves, Celina (2014). Qualidade e satisfação no fitness: percepção segundo o sexo dos sócios.Revista Portuguesa de Ciências do Desporto. ISSN 1645-0523, p. 997- 1008
1645-0523
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto, Faculdade de Desporto
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Porto, Faculdade de Desporto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135285317992448