Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12207/6135 |
Resumo: | Enquadramento: Dada a importância da qualidade do serviço na satisfação do cliente, a literatura procura examinar a importância de diferentes determinantes da qualidade. No contexto dos ginásios, os investigadores destacam como determinantes os aspetos do envolvimento físico, como a qualidade do equipamento ou o ambiente acolhedor das instalações e das aulas, as relações interpessoais entre clientefuncionário. Neste sentido, realizou-se uma revisão sistemática, com o objetivo de investigar os determinantes da qualidade do serviço em ginásios que mais influenciam a satisfação com o cliente e, verificou-se que o instrutor de aulas de grupo é um interveniente direto na prestação do serviço, e o seu comportamento e atitude são considerado pelos clientes, quando julgam a qualidade do serviço vivenciado. Neste sentido, e dada a importância da satisfação dos clientes para a rentabilidade e sustentabilidade financeira dos ginásios, elaborou-se um outro estudo, com o objetivo de analisar o impacto da qualidade do instrutor de aulas de grupo na satisfação dos clientes em ginásios. Metodologia: Para a realização da revisão sistemática consideraram-se quatro bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science, and EBSCO). Os termos de pesquisa foram: “qualidade de serviço”, “satisfação”, “cliente” e “ginásio”. Para a análise dos artigos foram seguidos os critérios definidos no protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis). No estudo transversal e quantitativo, utilizou-se uma técnica de amostragem não probabilística (Snowball Sampling), que envolveu 109 clientes de vários ginásios de Portugal continental. O questionário utilizado para avaliar a qualidade do instrutor (Campos et al., 2016), composto por 25 questões, inclui as dimensões da qualidade técnicopedagógica (14 itens) e da qualidade relacional do instrutor (11 itens). Para medir a satisfação geral dos clientes com o ginásio foram adicionados quatro itens (GarcíaFernández et al., 2018). Foram realizados testes de qui-quadrado, bem como uma análise de regressão logística binária. Resultados: Na revisão sistemática foram incluídos 17 artigos e os resultados revelam a importância da qualidade do serviço para melhorar a satisfação do cliente, levando os clientes a intenções futuras com a marca, a aumentar a lealdade e à sua retenção. Portanto, as perceções positivas da qualidade do serviço influenciam a satisfação do cliente, por sua vez a lealdade e retenção, e são indispensáveis para a sustentabilidade destas empresas. Os resultados do estudo transversal revelaram que os participantes estão muito satisfeitos com o ginásio. Verificou-se uma correlação positiva entre a satisfação global com o serviço e a dimensão relacional do instrutor (78,3%; p < 0,001) e a dimensão técnico-pedagógica do instrutor (84%; p= 0,001). Os participantes que indicaram qualidade total na dimensão relacional (OR=5.69, 95% CI: 1.27-25.47, p=0.023) e na dimensão técnico-pedagógica (OR=5.05, 95% CI: 1.34-18.96, p=0.016) estão positivamente associados à satisfação global do cliente. Com o aumento da dimensão da qualidade (relacional e técnico-pedagógica) aumenta também a probabilidade de o cliente ficar totalmente satisfeitos com o serviço. O modelo explica cerca de 46% (Nagelkerke =0,455) da variação da satisfação do cliente. O modelo com as várias variáveis preditoras prevê a satisfação do cliente de forma estatisticamente significativa (x2(6) =31,793, p<0,001). Conclusões: A revisão sistemática forneceu informação útil e global sobre os fatores de qualidade de serviço mais atuais. O estudo transversal destacou a importância do comportamento do instrutor para aumentar a satisfação global dos clientes e, por sua vez, a retenção. Estas conclusões revelam-se pertinentes para os gestores dos ginásios, uma vez que no momento da contratação dum novo instrutor, poderão considerar o perfil de instrutor de aulas de grupo mais valorizado pelos clientes, contribuindo posteriormente para aumentar a sua satisfação e, assim, os lucros do ginásio. |
id |
RCAP_df16cbc2540cf2ac6e7ff7b8e694e3e8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6135 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásiosFitnessQualidade dos serviçosSatisfaçãoRetençãoCentros de FitnessEnquadramento: Dada a importância da qualidade do serviço na satisfação do cliente, a literatura procura examinar a importância de diferentes determinantes da qualidade. No contexto dos ginásios, os investigadores destacam como determinantes os aspetos do envolvimento físico, como a qualidade do equipamento ou o ambiente acolhedor das instalações e das aulas, as relações interpessoais entre clientefuncionário. Neste sentido, realizou-se uma revisão sistemática, com o objetivo de investigar os determinantes da qualidade do serviço em ginásios que mais influenciam a satisfação com o cliente e, verificou-se que o instrutor de aulas de grupo é um interveniente direto na prestação do serviço, e o seu comportamento e atitude são considerado pelos clientes, quando julgam a qualidade do serviço vivenciado. Neste sentido, e dada a importância da satisfação dos clientes para a rentabilidade e sustentabilidade financeira dos ginásios, elaborou-se um outro estudo, com o objetivo de analisar o impacto da qualidade do instrutor de aulas de grupo na satisfação dos clientes em ginásios. Metodologia: Para a realização da revisão sistemática consideraram-se quatro bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science, and EBSCO). Os termos de pesquisa foram: “qualidade de serviço”, “satisfação”, “cliente” e “ginásio”. Para a análise dos artigos foram seguidos os critérios definidos no protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis). No estudo transversal e quantitativo, utilizou-se uma técnica de amostragem não probabilística (Snowball Sampling), que envolveu 109 clientes de vários ginásios de Portugal continental. O questionário utilizado para avaliar a qualidade do instrutor (Campos et al., 2016), composto por 25 questões, inclui as dimensões da qualidade técnicopedagógica (14 itens) e da qualidade relacional do instrutor (11 itens). Para medir a satisfação geral dos clientes com o ginásio foram adicionados quatro itens (GarcíaFernández et al., 2018). Foram realizados testes de qui-quadrado, bem como uma análise de regressão logística binária. Resultados: Na revisão sistemática foram incluídos 17 artigos e os resultados revelam a importância da qualidade do serviço para melhorar a satisfação do cliente, levando os clientes a intenções futuras com a marca, a aumentar a lealdade e à sua retenção. Portanto, as perceções positivas da qualidade do serviço influenciam a satisfação do cliente, por sua vez a lealdade e retenção, e são indispensáveis para a sustentabilidade destas empresas. Os resultados do estudo transversal revelaram que os participantes estão muito satisfeitos com o ginásio. Verificou-se uma correlação positiva entre a satisfação global com o serviço e a dimensão relacional do instrutor (78,3%; p < 0,001) e a dimensão técnico-pedagógica do instrutor (84%; p= 0,001). Os participantes que indicaram qualidade total na dimensão relacional (OR=5.69, 95% CI: 1.27-25.47, p=0.023) e na dimensão técnico-pedagógica (OR=5.05, 95% CI: 1.34-18.96, p=0.016) estão positivamente associados à satisfação global do cliente. Com o aumento da dimensão da qualidade (relacional e técnico-pedagógica) aumenta também a probabilidade de o cliente ficar totalmente satisfeitos com o serviço. O modelo explica cerca de 46% (Nagelkerke =0,455) da variação da satisfação do cliente. O modelo com as várias variáveis preditoras prevê a satisfação do cliente de forma estatisticamente significativa (x2(6) =31,793, p<0,001). Conclusões: A revisão sistemática forneceu informação útil e global sobre os fatores de qualidade de serviço mais atuais. O estudo transversal destacou a importância do comportamento do instrutor para aumentar a satisfação global dos clientes e, por sua vez, a retenção. Estas conclusões revelam-se pertinentes para os gestores dos ginásios, uma vez que no momento da contratação dum novo instrutor, poderão considerar o perfil de instrutor de aulas de grupo mais valorizado pelos clientes, contribuindo posteriormente para aumentar a sua satisfação e, assim, os lucros do ginásio.2024-01-31T11:05:21Z2023-07-20T00:00:00Z2023-07-20info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/20.500.12207/6135TID:203453379porBarbosa, João António de Jesus Barreiros Colaçoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-01T11:04:16Zoai:repositorio.ipbeja.pt:20.500.12207/6135Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:25.381106Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios |
title |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios |
spellingShingle |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios Barbosa, João António de Jesus Barreiros Colaço Fitness Qualidade dos serviços Satisfação Retenção Centros de Fitness |
title_short |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios |
title_full |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios |
title_fullStr |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios |
title_full_unstemmed |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios |
title_sort |
Qualidade do instrutor das aulas de grupo e a satisfação dos clientes em ginásios |
author |
Barbosa, João António de Jesus Barreiros Colaço |
author_facet |
Barbosa, João António de Jesus Barreiros Colaço |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barbosa, João António de Jesus Barreiros Colaço |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fitness Qualidade dos serviços Satisfação Retenção Centros de Fitness |
topic |
Fitness Qualidade dos serviços Satisfação Retenção Centros de Fitness |
description |
Enquadramento: Dada a importância da qualidade do serviço na satisfação do cliente, a literatura procura examinar a importância de diferentes determinantes da qualidade. No contexto dos ginásios, os investigadores destacam como determinantes os aspetos do envolvimento físico, como a qualidade do equipamento ou o ambiente acolhedor das instalações e das aulas, as relações interpessoais entre clientefuncionário. Neste sentido, realizou-se uma revisão sistemática, com o objetivo de investigar os determinantes da qualidade do serviço em ginásios que mais influenciam a satisfação com o cliente e, verificou-se que o instrutor de aulas de grupo é um interveniente direto na prestação do serviço, e o seu comportamento e atitude são considerado pelos clientes, quando julgam a qualidade do serviço vivenciado. Neste sentido, e dada a importância da satisfação dos clientes para a rentabilidade e sustentabilidade financeira dos ginásios, elaborou-se um outro estudo, com o objetivo de analisar o impacto da qualidade do instrutor de aulas de grupo na satisfação dos clientes em ginásios. Metodologia: Para a realização da revisão sistemática consideraram-se quatro bases de dados (PubMed, Scopus, Web of Science, and EBSCO). Os termos de pesquisa foram: “qualidade de serviço”, “satisfação”, “cliente” e “ginásio”. Para a análise dos artigos foram seguidos os critérios definidos no protocolo PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analysis). No estudo transversal e quantitativo, utilizou-se uma técnica de amostragem não probabilística (Snowball Sampling), que envolveu 109 clientes de vários ginásios de Portugal continental. O questionário utilizado para avaliar a qualidade do instrutor (Campos et al., 2016), composto por 25 questões, inclui as dimensões da qualidade técnicopedagógica (14 itens) e da qualidade relacional do instrutor (11 itens). Para medir a satisfação geral dos clientes com o ginásio foram adicionados quatro itens (GarcíaFernández et al., 2018). Foram realizados testes de qui-quadrado, bem como uma análise de regressão logística binária. Resultados: Na revisão sistemática foram incluídos 17 artigos e os resultados revelam a importância da qualidade do serviço para melhorar a satisfação do cliente, levando os clientes a intenções futuras com a marca, a aumentar a lealdade e à sua retenção. Portanto, as perceções positivas da qualidade do serviço influenciam a satisfação do cliente, por sua vez a lealdade e retenção, e são indispensáveis para a sustentabilidade destas empresas. Os resultados do estudo transversal revelaram que os participantes estão muito satisfeitos com o ginásio. Verificou-se uma correlação positiva entre a satisfação global com o serviço e a dimensão relacional do instrutor (78,3%; p < 0,001) e a dimensão técnico-pedagógica do instrutor (84%; p= 0,001). Os participantes que indicaram qualidade total na dimensão relacional (OR=5.69, 95% CI: 1.27-25.47, p=0.023) e na dimensão técnico-pedagógica (OR=5.05, 95% CI: 1.34-18.96, p=0.016) estão positivamente associados à satisfação global do cliente. Com o aumento da dimensão da qualidade (relacional e técnico-pedagógica) aumenta também a probabilidade de o cliente ficar totalmente satisfeitos com o serviço. O modelo explica cerca de 46% (Nagelkerke =0,455) da variação da satisfação do cliente. O modelo com as várias variáveis preditoras prevê a satisfação do cliente de forma estatisticamente significativa (x2(6) =31,793, p<0,001). Conclusões: A revisão sistemática forneceu informação útil e global sobre os fatores de qualidade de serviço mais atuais. O estudo transversal destacou a importância do comportamento do instrutor para aumentar a satisfação global dos clientes e, por sua vez, a retenção. Estas conclusões revelam-se pertinentes para os gestores dos ginásios, uma vez que no momento da contratação dum novo instrutor, poderão considerar o perfil de instrutor de aulas de grupo mais valorizado pelos clientes, contribuindo posteriormente para aumentar a sua satisfação e, assim, os lucros do ginásio. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-20T00:00:00Z 2023-07-20 2024-01-31T11:05:21Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6135 TID:203453379 |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12207/6135 |
identifier_str_mv |
TID:203453379 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137077694038016 |