Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/10458 |
Resumo: | Partindo da ideia de consumo como expressão cultural e social, esta dissertação investiga a relação entre consumo e nação no contexto específico português. O movimento de valorizar o que é português através de produtos e marcas nacionais e globais é identificado, descrito e sujeito a análise. A dissertação recorre a contributos da Antropologia do Consumo e do Marketing para analisar o interesse e o estímulo à compra de produtos nacionais a partir de dois estudos distintos e complementares: a análise de campanhas publicitárias de marcas veiculadas em Portugal nos últimos anos e a observação na loja A Vida Portuguesa em Lisboa. Os estudos se cruzam na articulação consumo x nação através de ideias como Nacionalismo Banal e Nostalgia, que são percebidas nas análises semióticas e nas entrevistas em profundidade. |
id |
RCAP_2143bbab2a7fe3be74d53e1895f624f5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10458 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portuguesesAntropologiaConsumoNaçãoNostalgiaPortugalCampanha publicitáriaAnthropologyConsumptionNationNostalgiaAdvertising campaignsPartindo da ideia de consumo como expressão cultural e social, esta dissertação investiga a relação entre consumo e nação no contexto específico português. O movimento de valorizar o que é português através de produtos e marcas nacionais e globais é identificado, descrito e sujeito a análise. A dissertação recorre a contributos da Antropologia do Consumo e do Marketing para analisar o interesse e o estímulo à compra de produtos nacionais a partir de dois estudos distintos e complementares: a análise de campanhas publicitárias de marcas veiculadas em Portugal nos últimos anos e a observação na loja A Vida Portuguesa em Lisboa. Os estudos se cruzam na articulação consumo x nação através de ideias como Nacionalismo Banal e Nostalgia, que são percebidas nas análises semióticas e nas entrevistas em profundidade.Starting from the idea of consumption as a cultural and social expression, this project investigates the relationship between consumption and nation in Portugal. The initiative to value what is Portuguese and from Portugal through national and global brands is identified, described and subject to analysis. The dissertation applies ideas from Anthropology of Consumption and Marketing to analyze the interest and incentive to buy nacional products from two distinct and complementary studies: the analysis of advertising campaigns disseminated in Portugal in recent years and the observation in the store “A Vida Portuguesa” in Lisbon. Both studies intersect in the joint consumption x nation through ideas such as Banal Nationalism and Nostalgia, which are perceived through semiotic analysis and interviews.2015-12-18T18:20:13Z2015-11-01T00:00:00Z2015-112015-09info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/10458TID:201087383porCruz, Maria Gabriela Araújo Oliverinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:45:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/10458Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:22:01.395966Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
title |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
spellingShingle |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses Cruz, Maria Gabriela Araújo Oliver Antropologia Consumo Nação Nostalgia Portugal Campanha publicitária Anthropology Consumption Nation Nostalgia Advertising campaigns |
title_short |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
title_full |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
title_fullStr |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
title_full_unstemmed |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
title_sort |
Consumo e Nação: uma investigação sobre a compra de produtos portugueses |
author |
Cruz, Maria Gabriela Araújo Oliver |
author_facet |
Cruz, Maria Gabriela Araújo Oliver |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz, Maria Gabriela Araújo Oliver |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Antropologia Consumo Nação Nostalgia Portugal Campanha publicitária Anthropology Consumption Nation Nostalgia Advertising campaigns |
topic |
Antropologia Consumo Nação Nostalgia Portugal Campanha publicitária Anthropology Consumption Nation Nostalgia Advertising campaigns |
description |
Partindo da ideia de consumo como expressão cultural e social, esta dissertação investiga a relação entre consumo e nação no contexto específico português. O movimento de valorizar o que é português através de produtos e marcas nacionais e globais é identificado, descrito e sujeito a análise. A dissertação recorre a contributos da Antropologia do Consumo e do Marketing para analisar o interesse e o estímulo à compra de produtos nacionais a partir de dois estudos distintos e complementares: a análise de campanhas publicitárias de marcas veiculadas em Portugal nos últimos anos e a observação na loja A Vida Portuguesa em Lisboa. Os estudos se cruzam na articulação consumo x nação através de ideias como Nacionalismo Banal e Nostalgia, que são percebidas nas análises semióticas e nas entrevistas em profundidade. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-12-18T18:20:13Z 2015-11-01T00:00:00Z 2015-11 2015-09 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10071/10458 TID:201087383 |
url |
http://hdl.handle.net/10071/10458 |
identifier_str_mv |
TID:201087383 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134781596762112 |