Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/11573 |
Resumo: | O principal objetivo deste trabalho visa percecionar o papel e o trabalho do supervisor pedagógico, bem como do supervisor institucional no processo de formação dos estudantes de Serviço Social. Procurámos indagar as conceções dos estudantes finalistas da licenciatura em serviço social. Os estudantes foram sujeitos a um guião de entrevista sobre supervisão pedagógica, a importância do estágio no processo de formação, as principais competências do orientador tutorial e institucional e o papel do supervisor pedagógico numa pedagogia para a autonomia. As conclusões permitem verificar que a orientação tutorial adquire um papel ativo de interação, partilha e mediação entre o professor e o aluno e a relação e interação partilhada com o orientador institucional é a via privilegiada de conhecimento e de aperfeiçoamento na formação em serviço social. |
id |
RCAP_21478d6d11788bfa7b96e210b81440b3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11573 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço socialSERVIÇO SOCIALSUPERVISÃO PEDAGÓGICAFORMAÇÃO UNIVERSITÁRIARELAÇÃO PEDAGÓGICAESTÁGIOS CURRICULARESSOCIAL WORKPEDAGOGICAL SUPERVISIONUNIVERSITY TRAININGPEDAGOGICAL RELATIONSHIPCURRICULAR INTERNSHIPSO principal objetivo deste trabalho visa percecionar o papel e o trabalho do supervisor pedagógico, bem como do supervisor institucional no processo de formação dos estudantes de Serviço Social. Procurámos indagar as conceções dos estudantes finalistas da licenciatura em serviço social. Os estudantes foram sujeitos a um guião de entrevista sobre supervisão pedagógica, a importância do estágio no processo de formação, as principais competências do orientador tutorial e institucional e o papel do supervisor pedagógico numa pedagogia para a autonomia. As conclusões permitem verificar que a orientação tutorial adquire um papel ativo de interação, partilha e mediação entre o professor e o aluno e a relação e interação partilhada com o orientador institucional é a via privilegiada de conhecimento e de aperfeiçoamento na formação em serviço social.The main goal of this presentation intends to perceive the role and the work of the educational supervisor and institutional advisor, in the process of training the students of Social Service. We sought to investigate the conceptions of the undergraduates of the degree course in Social work. These students were subjected to a pedagogic supervision interview guide, trying to sense the importance of the training course in the training process, the core competences of the tutorial and institutional advisor and the role of the supervisor in teaching pedagogy for autonomy. The conclusions show that orientation tutorial acquires an active role of interaction, sharing and mediation between the teacher and the student, and the relationship and shared interaction with institutional Advisor is a privileged medium of gaining knowledge and improvement in training in social work.Edições Universitárias Lusófonas2020-12-15T17:50:50Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11573por1647-6131Bracons, Heliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-30T01:30:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:20.538037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social |
title |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social |
spellingShingle |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social Bracons, Helia SERVIÇO SOCIAL SUPERVISÃO PEDAGÓGICA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ESTÁGIOS CURRICULARES SOCIAL WORK PEDAGOGICAL SUPERVISION UNIVERSITY TRAINING PEDAGOGICAL RELATIONSHIP CURRICULAR INTERNSHIPS |
title_short |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social |
title_full |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social |
title_fullStr |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social |
title_full_unstemmed |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social |
title_sort |
Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social |
author |
Bracons, Helia |
author_facet |
Bracons, Helia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bracons, Helia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
SERVIÇO SOCIAL SUPERVISÃO PEDAGÓGICA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ESTÁGIOS CURRICULARES SOCIAL WORK PEDAGOGICAL SUPERVISION UNIVERSITY TRAINING PEDAGOGICAL RELATIONSHIP CURRICULAR INTERNSHIPS |
topic |
SERVIÇO SOCIAL SUPERVISÃO PEDAGÓGICA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA RELAÇÃO PEDAGÓGICA ESTÁGIOS CURRICULARES SOCIAL WORK PEDAGOGICAL SUPERVISION UNIVERSITY TRAINING PEDAGOGICAL RELATIONSHIP CURRICULAR INTERNSHIPS |
description |
O principal objetivo deste trabalho visa percecionar o papel e o trabalho do supervisor pedagógico, bem como do supervisor institucional no processo de formação dos estudantes de Serviço Social. Procurámos indagar as conceções dos estudantes finalistas da licenciatura em serviço social. Os estudantes foram sujeitos a um guião de entrevista sobre supervisão pedagógica, a importância do estágio no processo de formação, as principais competências do orientador tutorial e institucional e o papel do supervisor pedagógico numa pedagogia para a autonomia. As conclusões permitem verificar que a orientação tutorial adquire um papel ativo de interação, partilha e mediação entre o professor e o aluno e a relação e interação partilhada com o orientador institucional é a via privilegiada de conhecimento e de aperfeiçoamento na formação em serviço social. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-01-01T00:00:00Z 2017 2020-12-15T17:50:50Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/11573 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/11573 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1647-6131 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131240242085888 |