Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bracons, Helia
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/11573
Resumo: O principal objetivo deste trabalho visa percecionar o papel e o trabalho do supervisor pedagógico, bem como do supervisor institucional no processo de formação dos estudantes de Serviço Social. Procurámos indagar as conceções dos estudantes finalistas da licenciatura em serviço social. Os estudantes foram sujeitos a um guião de entrevista sobre supervisão pedagógica, a importância do estágio no processo de formação, as principais competências do orientador tutorial e institucional e o papel do supervisor pedagógico numa pedagogia para a autonomia. As conclusões permitem verificar que a orientação tutorial adquire um papel ativo de interação, partilha e mediação entre o professor e o aluno e a relação e interação partilhada com o orientador institucional é a via privilegiada de conhecimento e de aperfeiçoamento na formação em serviço social.
id RCAP_21478d6d11788bfa7b96e210b81440b3
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11573
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço socialSERVIÇO SOCIALSUPERVISÃO PEDAGÓGICAFORMAÇÃO UNIVERSITÁRIARELAÇÃO PEDAGÓGICAESTÁGIOS CURRICULARESSOCIAL WORKPEDAGOGICAL SUPERVISIONUNIVERSITY TRAININGPEDAGOGICAL RELATIONSHIPCURRICULAR INTERNSHIPSO principal objetivo deste trabalho visa percecionar o papel e o trabalho do supervisor pedagógico, bem como do supervisor institucional no processo de formação dos estudantes de Serviço Social. Procurámos indagar as conceções dos estudantes finalistas da licenciatura em serviço social. Os estudantes foram sujeitos a um guião de entrevista sobre supervisão pedagógica, a importância do estágio no processo de formação, as principais competências do orientador tutorial e institucional e o papel do supervisor pedagógico numa pedagogia para a autonomia. As conclusões permitem verificar que a orientação tutorial adquire um papel ativo de interação, partilha e mediação entre o professor e o aluno e a relação e interação partilhada com o orientador institucional é a via privilegiada de conhecimento e de aperfeiçoamento na formação em serviço social.The main goal of this presentation intends to perceive the role and the work of the educational supervisor and institutional advisor, in the process of training the students of Social Service. We sought to investigate the conceptions of the undergraduates of the degree course in Social work. These students were subjected to a pedagogic supervision interview guide, trying to sense the importance of the training course in the training process, the core competences of the tutorial and institutional advisor and the role of the supervisor in teaching pedagogy for autonomy. The conclusions show that orientation tutorial acquires an active role of interaction, sharing and mediation between the teacher and the student, and the relationship and shared interaction with institutional Advisor is a privileged medium of gaining knowledge and improvement in training in social work.Edições Universitárias Lusófonas2020-12-15T17:50:50Z2017-01-01T00:00:00Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/11573por1647-6131Bracons, Heliainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-30T01:30:39Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/11573Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:14:20.538037Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
title Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
spellingShingle Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
Bracons, Helia
SERVIÇO SOCIAL
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
SOCIAL WORK
PEDAGOGICAL SUPERVISION
UNIVERSITY TRAINING
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
CURRICULAR INTERNSHIPS
title_short Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
title_full Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
title_fullStr Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
title_full_unstemmed Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
title_sort Supervisão pedagógica na formação académica : conceções dos estudantes de serviço social
author Bracons, Helia
author_facet Bracons, Helia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bracons, Helia
dc.subject.por.fl_str_mv SERVIÇO SOCIAL
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
SOCIAL WORK
PEDAGOGICAL SUPERVISION
UNIVERSITY TRAINING
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
CURRICULAR INTERNSHIPS
topic SERVIÇO SOCIAL
SUPERVISÃO PEDAGÓGICA
FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA
RELAÇÃO PEDAGÓGICA
ESTÁGIOS CURRICULARES
SOCIAL WORK
PEDAGOGICAL SUPERVISION
UNIVERSITY TRAINING
PEDAGOGICAL RELATIONSHIP
CURRICULAR INTERNSHIPS
description O principal objetivo deste trabalho visa percecionar o papel e o trabalho do supervisor pedagógico, bem como do supervisor institucional no processo de formação dos estudantes de Serviço Social. Procurámos indagar as conceções dos estudantes finalistas da licenciatura em serviço social. Os estudantes foram sujeitos a um guião de entrevista sobre supervisão pedagógica, a importância do estágio no processo de formação, as principais competências do orientador tutorial e institucional e o papel do supervisor pedagógico numa pedagogia para a autonomia. As conclusões permitem verificar que a orientação tutorial adquire um papel ativo de interação, partilha e mediação entre o professor e o aluno e a relação e interação partilhada com o orientador institucional é a via privilegiada de conhecimento e de aperfeiçoamento na formação em serviço social.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-01-01T00:00:00Z
2017
2020-12-15T17:50:50Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/11573
url http://hdl.handle.net/10437/11573
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1647-6131
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131240242085888