Venda online na indústria vitivinícola: o caso das Caves Messias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Figueiredo, Joana Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/32943
Resumo: Uma loja virtual evidencia-se cada vez mais como uma ferramenta essencial ao funcionamento das empresas. O impacto da pandemia Covid-19 veio reforçar, especialmente no setor vitivinícola, a ideia de adotar uma nova forma de gerir as vendas, dando assim mais relevância ao tema. O e-commerce e o marketing digital têm vindo a manifestar-se um verdadeiro trunfo para a obtenção de resultados positivos nas empresas, sobretudo nas PME. O presente trabalho tem como finalidade apresentar as estratégicas mais relevantes e eficazes na implementação de um plano estratégico de uma loja virtual, com aplicação à empresa Caves Messias. Na revisão da literatura foram abordados os temas fulcrais na definição de um plano estratégico, o mais abrangente e assertivo possível, na construção de uma loja virtual. A abordagem temática permitiu definir estratégias com base no marketing digital e nas suas ferramentas, de modo a alcançar o sucesso na construção e implementação de uma loja virtual. Ao nível metodológico abordou-se a temática com recurso a um estudo de caso, usufruindo de metodologias qualitativas. No decurso do estudo de caso foram exploradas análises ao sector vitivinícola e ao comércio eletrónico segmentado neste setor, assim como às envolventes do caso de estudo: Caves Messias. Após a análise desenvolveu-se um plano estratégico constituído como base para a gestão da loja virtual e para o conhecimento da situação real da empresa. O estudo oferece insights positivos para uma gestão próxima do âmbito operacional e estratégica da loja virtual, na tentativa de alcançar o sucesso das vendas e os objetivos delineados. As conclusões do estudo salientam a importância da criação e gestão de uma loja virtual e o aumento exponencial da venda online em Portugal. As empresas no setor dos vinhos ainda estão reticentes, mas aquelas que já apostaram no e-commerce reforçam o seu sucesso nas vendas. Sabendo que o e-commerce é uma ferramenta recente para muitas empresas, sobretudo PME, o presente trabalho serve de suporte para novas investigações, assim como é uma forma de adquirir novos conhecimentos sobre as estratégias a respeitar na construção e implementação de uma loja virtual.
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A abordagem temática permitiu definir estratégias com base no marketing digital e nas suas ferramentas, de modo a alcançar o sucesso na construção e implementação de uma loja virtual. Ao nível metodológico abordou-se a temática com recurso a um estudo de caso, usufruindo de metodologias qualitativas. No decurso do estudo de caso foram exploradas análises ao sector vitivinícola e ao comércio eletrónico segmentado neste setor, assim como às envolventes do caso de estudo: Caves Messias. Após a análise desenvolveu-se um plano estratégico constituído como base para a gestão da loja virtual e para o conhecimento da situação real da empresa. O estudo oferece insights positivos para uma gestão próxima do âmbito operacional e estratégica da loja virtual, na tentativa de alcançar o sucesso das vendas e os objetivos delineados. As conclusões do estudo salientam a importância da criação e gestão de uma loja virtual e o aumento exponencial da venda online em Portugal. As empresas no setor dos vinhos ainda estão reticentes, mas aquelas que já apostaram no e-commerce reforçam o seu sucesso nas vendas. Sabendo que o e-commerce é uma ferramenta recente para muitas empresas, sobretudo PME, o presente trabalho serve de suporte para novas investigações, assim como é uma forma de adquirir novos conhecimentos sobre as estratégias a respeitar na construção e implementação de uma loja virtual.Online stores are becoming more and more evident as an essential tool for companies to operate. The impact of the Covid-19 pandemic has reinforced, especially in the wine industry, the idea of adopting a new way to manage sales, thus giving more relevance to the topic. E-commerce and digital marketing have proven to be a real asset to obtain positive results in companies, especially in SMEs. This paper aims to present the most relevant and effective strategies in the implementation of a strategic plan for a virtual store, with application to the company Caves Messias. The literature review addressed the key issues in the definition of a strategic plan as comprehensive and assertive as possible, in the construction of a virtual store. The thematic approach allowed to define strategies based on digital marketing and its tools, in order to achieve success in the construction and implementation of a virtual store. At the methodological level, the theme was approached using a case study, making use of qualitative methodologies. In the course of the case study, analyses of the wine sector and the segmented e-commerce in this sector were explored, as well as the surroundings of the case study: Caves Messias. After the analysis a strategic plan was developed as a basis for the management of the virtual store and for the knowledge of the real situation of the company. The study offers positive insights for a close management of the operational and strategic scope of the virtual store, in an attempt to achieve sales success and the outlined objectives. The conclusions of the study highlight the importance of setting up and managing a virtual store and the exponential increase of online sales in Portugal. Companies in the wine sector are still reticent, but those that have already invested in e-commerce reinforce their sales success. Knowing that e-commerce is a recent tool for many companies, especially SMEs, this work serves as a support for further research, as well as a way to acquire new knowledge about the strategies to be respected in the construction and implementation of a virtual store.2022-01-18T14:59:28Z2021-11-26T00:00:00Z2021-11-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32943porFigueiredo, Joana Ferreirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:03:24Zoai:ria.ua.pt:10773/32943Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:04:29.021348Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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