Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sequeira, Teresa de Jesus
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/1838
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Supeior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob a orientação da Doutora Sandrina Francisca Teixeira
id RCAP_2185025377495906527b693a13b9fa70
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/1838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarialResponsabilidade Social Empresarial (RSE)Creating Shared Value (CSV)Corporate Social Responsibility (CSR)Creating Shared Value (CSV)Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Supeior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob a orientação da Doutora Sandrina Francisca TeixeiraFace às alterações empresariais impostas pela globalização e a subsequente abertura das fronteiras económicas, num mundo inundado por marcas e produtos, a diferenciação faz cada vez mais sentido para gerar retorno às empresas. Este trabalho demonstra que estão a decorrer transformações empresariais importantes e que as políticas empresariais não podem ser tão centradas no capitalismo e criação de lucro máximo apenas para os acionistas. O mundo de hoje é muito complexo, não podem existir apenas estados com preocupações sociais as empresas também devem ter essa preocupação. Após apresentação de alguns conceitos de Responsabilidade Social Empresarial (RSE), são apresentadas algumas noções e movimentos recentes, os quais dão ênfase ao facto de que as empresas conseguirão melhores retornos se forem socialmente responsáveis e se tiverem posturas empresariais assentes em princípios éticos e sustentáveis. Fizemos também o levantamento dos procedimentos, guias e certificações, mais importantes, que as empresas adoptam em termos de RSE, e em termos de Gestão de Qualidade. Com a investigação que efetuamos pretendemos aferir se, na sociedade atual, a RSE é uma causa ou um bem necessário às empresas, para que estas apresentem resultados financeiros vantajosos, aumentem a notoriedade da sua marca e conquistem novos clientes. Pretendemos também explorar o novo conceito de Creating Shared Value (CSV), verificando se é um conceito apreendido e implementado pelas empresas.Taking into account the business changes imposed by globalization and the subsequent opening of economic borders, a world awash in brands and products, differentiation makes more and more sense for companies to generate returns. This work shows that important business changes are taking place and business policies cannot be so much focused on capitalism and creating maximum profit for shareholders. Today the world is very complex, states cannot be the only entity with social concerns, and companies should also have this concern. After the presentation of some concepts of Corporate Social Responsibility (CSR), we present some notions and recent movements, which emphasize the fact that businesses get better returns if they are socially responsible and have an ethical and sustainable business posture. We also survey the most important procedures, guides and certifications that companies adopt in terms of CSR, and in terms of Quality Management. With the research we made we want to assess whether, in the present society, CSR is a cause or a necessary good for companies, so that they present better financial results, increase its brand awareness and conquer new customers. We also intend to explore the new concept of Creating Shared Value (CSV), examining whether the concept is grasped and implemented by companies.Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do PortoTeixeira, Sandrina FranciscaRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoSequeira, Teresa de Jesus2013-08-06T10:36:34Z20132013-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/1838TID:201633590porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:41:23Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/1838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:22:59.900759Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
title Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
spellingShingle Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
Sequeira, Teresa de Jesus
Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
Creating Shared Value (CSV)
Corporate Social Responsibility (CSR)
Creating Shared Value (CSV)
title_short Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
title_full Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
title_fullStr Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
title_full_unstemmed Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
title_sort Creating shared value – a nova abordagem estratégica de Responsabilidade social empresarial
author Sequeira, Teresa de Jesus
author_facet Sequeira, Teresa de Jesus
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Teixeira, Sandrina Francisca
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Sequeira, Teresa de Jesus
dc.subject.por.fl_str_mv Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
Creating Shared Value (CSV)
Corporate Social Responsibility (CSR)
Creating Shared Value (CSV)
topic Responsabilidade Social Empresarial (RSE)
Creating Shared Value (CSV)
Corporate Social Responsibility (CSR)
Creating Shared Value (CSV)
description Dissertação de Mestrado apresentada ao Instituto Supeior de Contabilidade e Administração do Porto para a obtenção do grau de Mestre em Marketing Digital, sob a orientação da Doutora Sandrina Francisca Teixeira
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-08-06T10:36:34Z
2013
2013-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/1838
TID:201633590
url http://hdl.handle.net/10400.22/1838
identifier_str_mv TID:201633590
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico do Porto. Instituto Superior de Contabilidade e Administração do Porto
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131326062788608