I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues, Menino, Hugo Lopes, Dias, Maria Isabel Pinto Simões, Pinto, Hélia Gonçalves
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/4094
Resumo: A Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) visa contribuir para o avanço da teoria e prática em educação através da criação de uma oportunidade para que profissionais ligados a esta área e com interesses multidisciplinares interajam e partilhem experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e a evolução de práticas em educação. A IPCE faz parte de um conjunto de atividades que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tem vido a desenvolver nos últimos anos visando promover a colaboração entre investigadores, professores, estudantes e decisores, na identificação e discussão de desafios e possíveis soluções para os mais diversos problemas e contextos no mundo da educação. Vem também ao encontro de uma das dimensões da ação do IPL – a de promover a relação com a região em que está inserido. Este evento conta com a apresentação de cinco conferências plenárias, cinquenta e um artigos, trinta e seis relatos e vinte e um posters, esperando-se que possibilite uma discussão profunda em torno de um conjunto alargado de temáticas. Muitas das apresentações enquadram-se em trabalhos de investigação académica concluídos ou em desenvolvimento, outras em projetos desenvolvidos por profissionais e agentes educativos de várias instituições. Esta diversidade reflete as inter-relações ao nível dos contextos de práticas em instituições públicas, privadas ou instituições particulares de solidariedade social, tanto no ensino superior como no ensino básico e secundário e em contextos de formação não formal. Todos os trabalhos submetidos foram sujeitos a uma revisão por um mínimo de dois membros da comissão científica. Apesar de ser a primeira edição da conferência IPCE, o número de inscritos ultrapassa as duas centenas, evidenciando o interesse despertado pelas temáticas abordadas junto de educadores, professores, investigadores, estudantes do ensino superior, órgãos de direção e gestão de instituições e técnicos da área da educação. Esperamos que nas próximas edições se dê continuidade ao espaço de partilha, reflexão e divulgação de saberes que agora se inicia. A análise dos contributos apresentados reflete um conjunto de temáticas atuais, como a educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta, a formação em contexto de trabalho, a utilização pedagógica das tecnologias, entre outros. Adicionalmente, a grande adesão ao formato de relato, que prevê a partilha oral de experiências e práticas, revela o sucesso da nossa intenção de articulação com os profissionais no terreno. Este documento está organizado em quatro secções correspondentes aos diversos tipos de apresentações: súmula das conferências plenárias, artigos, relatos e posters. Dentro de cada secção, os trabalhos estão organizados de acordo com a ordem de apresentação na conferência.
id RCAP_21916c231502ff1bfb553bc291fe810d
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4094
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em EducaçãoEducaçãoCurrículoFormação de professoresA Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) visa contribuir para o avanço da teoria e prática em educação através da criação de uma oportunidade para que profissionais ligados a esta área e com interesses multidisciplinares interajam e partilhem experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e a evolução de práticas em educação. A IPCE faz parte de um conjunto de atividades que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tem vido a desenvolver nos últimos anos visando promover a colaboração entre investigadores, professores, estudantes e decisores, na identificação e discussão de desafios e possíveis soluções para os mais diversos problemas e contextos no mundo da educação. Vem também ao encontro de uma das dimensões da ação do IPL – a de promover a relação com a região em que está inserido. Este evento conta com a apresentação de cinco conferências plenárias, cinquenta e um artigos, trinta e seis relatos e vinte e um posters, esperando-se que possibilite uma discussão profunda em torno de um conjunto alargado de temáticas. Muitas das apresentações enquadram-se em trabalhos de investigação académica concluídos ou em desenvolvimento, outras em projetos desenvolvidos por profissionais e agentes educativos de várias instituições. Esta diversidade reflete as inter-relações ao nível dos contextos de práticas em instituições públicas, privadas ou instituições particulares de solidariedade social, tanto no ensino superior como no ensino básico e secundário e em contextos de formação não formal. Todos os trabalhos submetidos foram sujeitos a uma revisão por um mínimo de dois membros da comissão científica. Apesar de ser a primeira edição da conferência IPCE, o número de inscritos ultrapassa as duas centenas, evidenciando o interesse despertado pelas temáticas abordadas junto de educadores, professores, investigadores, estudantes do ensino superior, órgãos de direção e gestão de instituições e técnicos da área da educação. Esperamos que nas próximas edições se dê continuidade ao espaço de partilha, reflexão e divulgação de saberes que agora se inicia. A análise dos contributos apresentados reflete um conjunto de temáticas atuais, como a educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta, a formação em contexto de trabalho, a utilização pedagógica das tecnologias, entre outros. Adicionalmente, a grande adesão ao formato de relato, que prevê a partilha oral de experiências e práticas, revela o sucesso da nossa intenção de articulação com os profissionais no terreno. Este documento está organizado em quatro secções correspondentes aos diversos tipos de apresentações: súmula das conferências plenárias, artigos, relatos e posters. Dentro de cada secção, os trabalhos estão organizados de acordo com a ordem de apresentação na conferência.Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências SociaisIC-OnlineCadima, Rita Alexandra Cainço DiasPereira, Maria Isabel Alves RodriguesMenino, Hugo LopesDias, Maria Isabel Pinto SimõesPinto, Hélia Gonçalves2019-09-23T15:23:01Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/4094porhttps://doi.org/10.25766/50bv-3g86info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:48:39Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/4094Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:48:04.401964Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
title I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
spellingShingle I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
Educação
Currículo
Formação de professores
title_short I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
title_full I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
title_fullStr I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
title_full_unstemmed I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
title_sort I Conferência Internacional Investigação, Práticas e Contextos em Educação
author Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
author_facet Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
Menino, Hugo Lopes
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Pinto, Hélia Gonçalves
author_role author
author2 Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
Menino, Hugo Lopes
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Pinto, Hélia Gonçalves
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Cadima, Rita Alexandra Cainço Dias
Pereira, Maria Isabel Alves Rodrigues
Menino, Hugo Lopes
Dias, Maria Isabel Pinto Simões
Pinto, Hélia Gonçalves
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Currículo
Formação de professores
topic Educação
Currículo
Formação de professores
description A Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação (IPCE) visa contribuir para o avanço da teoria e prática em educação através da criação de uma oportunidade para que profissionais ligados a esta área e com interesses multidisciplinares interajam e partilhem experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e a evolução de práticas em educação. A IPCE faz parte de um conjunto de atividades que o Instituto Politécnico de Leiria (IPL) tem vido a desenvolver nos últimos anos visando promover a colaboração entre investigadores, professores, estudantes e decisores, na identificação e discussão de desafios e possíveis soluções para os mais diversos problemas e contextos no mundo da educação. Vem também ao encontro de uma das dimensões da ação do IPL – a de promover a relação com a região em que está inserido. Este evento conta com a apresentação de cinco conferências plenárias, cinquenta e um artigos, trinta e seis relatos e vinte e um posters, esperando-se que possibilite uma discussão profunda em torno de um conjunto alargado de temáticas. Muitas das apresentações enquadram-se em trabalhos de investigação académica concluídos ou em desenvolvimento, outras em projetos desenvolvidos por profissionais e agentes educativos de várias instituições. Esta diversidade reflete as inter-relações ao nível dos contextos de práticas em instituições públicas, privadas ou instituições particulares de solidariedade social, tanto no ensino superior como no ensino básico e secundário e em contextos de formação não formal. Todos os trabalhos submetidos foram sujeitos a uma revisão por um mínimo de dois membros da comissão científica. Apesar de ser a primeira edição da conferência IPCE, o número de inscritos ultrapassa as duas centenas, evidenciando o interesse despertado pelas temáticas abordadas junto de educadores, professores, investigadores, estudantes do ensino superior, órgãos de direção e gestão de instituições e técnicos da área da educação. Esperamos que nas próximas edições se dê continuidade ao espaço de partilha, reflexão e divulgação de saberes que agora se inicia. A análise dos contributos apresentados reflete um conjunto de temáticas atuais, como a educação em contextos de infância, adolescência e idade adulta, a formação em contexto de trabalho, a utilização pedagógica das tecnologias, entre outros. Adicionalmente, a grande adesão ao formato de relato, que prevê a partilha oral de experiências e práticas, revela o sucesso da nossa intenção de articulação com os profissionais no terreno. Este documento está organizado em quatro secções correspondentes aos diversos tipos de apresentações: súmula das conferências plenárias, artigos, relatos e posters. Dentro de cada secção, os trabalhos estão organizados de acordo com a ordem de apresentação na conferência.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2019-09-23T15:23:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/4094
url http://hdl.handle.net/10400.8/4094
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://doi.org/10.25766/50bv-3g86
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Leiria, Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136974232092672