Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Campos, Nuno Ricardo de Almeida
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/2081
Resumo: A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com deficiência. Assim sendo, coloca-se para a escola actual o desafio de responder às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma escola inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, considera-se o Professor de Educação Física (PEF) e os Encarregados de Educação (EE) os elementos preponderantes de todo o processo educativo. Observa-se e sentem-se as dificuldades e anseios dos EE e PEF em função de uma Necessidade Educativa Especial. O objectivo deste trabalho foi, identificar e compreender as expectativas dos EE e dos PEF sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, relativamente à educação inclusiva, procurando dar resposta às expectativas concretas da escola e às necessidades e constrangimentos dos Pais e Professores. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica com uma entrevista aos participantes. Os dados foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que os EE têm como maior angústia a boa integração e a sociabilização da sua educanda, no contexto escolar. Foi possível concluir, ainda que os PEF manifestam as suas ansiedades, para com a Síndrome de Pfeiffer, devido à falta de informação e da gestão da mesma para poderem fazer incidir a actuação pedagógica com uma maior assertividade.
id RCAP_21948a8b8934d8c22f24901cefe42a69
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/2081
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.InclusãoSíndrome de PfeifferNecessidades Educativas EspeciaisExpectativasA inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com deficiência. Assim sendo, coloca-se para a escola actual o desafio de responder às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma escola inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, considera-se o Professor de Educação Física (PEF) e os Encarregados de Educação (EE) os elementos preponderantes de todo o processo educativo. Observa-se e sentem-se as dificuldades e anseios dos EE e PEF em função de uma Necessidade Educativa Especial. O objectivo deste trabalho foi, identificar e compreender as expectativas dos EE e dos PEF sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, relativamente à educação inclusiva, procurando dar resposta às expectativas concretas da escola e às necessidades e constrangimentos dos Pais e Professores. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica com uma entrevista aos participantes. Os dados foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que os EE têm como maior angústia a boa integração e a sociabilização da sua educanda, no contexto escolar. Foi possível concluir, ainda que os PEF manifestam as suas ansiedades, para com a Síndrome de Pfeiffer, devido à falta de informação e da gestão da mesma para poderem fazer incidir a actuação pedagógica com uma maior assertividade.Inclusion is a complex issue, especially when talking about inclusion of people with a disability. Thus, there is for the current school the challenge of responding to the Special Needs Educational (SNE) to a school population increasingly heterogeneous and building an inclusive school, where it adopts a service model appropriate to each. In this context, it is the Physical Education Teachers and the Parents the key elements of the whole educational process. It is observed the difficulties and anxieties of Parents and Physical Education Teachers on the basis of a Special Need Educational. The objective of this work was to identify and understand the expectations of Parents and Physical Education Teachers about the educational intervention in a child with Pfeiffer Syndrome in relation to inclusive education, seeking to reflect on the school's concrete expectations, needs and constraints of Parents and Teachers. The methodology of the research literature is an interview with the participants. The data were analyzed qualitatively. The Guardians have as a great distress the successful integration and socialization of its students, in the school context. Physical Education Teachers express their anxieties, so with Pfeiffer Syndrome, due to lack of information and its management to be able to focus the educational activity with a greater currency.2012-09-20T08:55:46Z2012-01-01T00:00:00Z2012info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/2081porCampos, Nuno Ricardo de Almeidainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:45:33Zoai:repositorio.utad.pt:10348/2081Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:59.183448Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
title Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
spellingShingle Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
Campos, Nuno Ricardo de Almeida
Inclusão
Síndrome de Pfeiffer
Necessidades Educativas Especiais
Expectativas
title_short Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
title_full Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
title_fullStr Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
title_full_unstemmed Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
title_sort Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
author Campos, Nuno Ricardo de Almeida
author_facet Campos, Nuno Ricardo de Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Campos, Nuno Ricardo de Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Inclusão
Síndrome de Pfeiffer
Necessidades Educativas Especiais
Expectativas
topic Inclusão
Síndrome de Pfeiffer
Necessidades Educativas Especiais
Expectativas
description A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com deficiência. Assim sendo, coloca-se para a escola actual o desafio de responder às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma escola inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, considera-se o Professor de Educação Física (PEF) e os Encarregados de Educação (EE) os elementos preponderantes de todo o processo educativo. Observa-se e sentem-se as dificuldades e anseios dos EE e PEF em função de uma Necessidade Educativa Especial. O objectivo deste trabalho foi, identificar e compreender as expectativas dos EE e dos PEF sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, relativamente à educação inclusiva, procurando dar resposta às expectativas concretas da escola e às necessidades e constrangimentos dos Pais e Professores. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica com uma entrevista aos participantes. Os dados foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que os EE têm como maior angústia a boa integração e a sociabilização da sua educanda, no contexto escolar. Foi possível concluir, ainda que os PEF manifestam as suas ansiedades, para com a Síndrome de Pfeiffer, devido à falta de informação e da gestão da mesma para poderem fazer incidir a actuação pedagógica com uma maior assertividade.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-20T08:55:46Z
2012-01-01T00:00:00Z
2012
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/2081
url http://hdl.handle.net/10348/2081
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137125516443648