Expectativas dos pais e dos professores de Educação Física sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, na perspectiva de inclusão.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/2081 |
Resumo: | A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com deficiência. Assim sendo, coloca-se para a escola actual o desafio de responder às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma escola inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, considera-se o Professor de Educação Física (PEF) e os Encarregados de Educação (EE) os elementos preponderantes de todo o processo educativo. Observa-se e sentem-se as dificuldades e anseios dos EE e PEF em função de uma Necessidade Educativa Especial. O objectivo deste trabalho foi, identificar e compreender as expectativas dos EE e dos PEF sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, relativamente à educação inclusiva, procurando dar resposta às expectativas concretas da escola e às necessidades e constrangimentos dos Pais e Professores. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica com uma entrevista aos participantes. Os dados foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que os EE têm como maior angústia a boa integração e a sociabilização da sua educanda, no contexto escolar. Foi possível concluir, ainda que os PEF manifestam as suas ansiedades, para com a Síndrome de Pfeiffer, devido à falta de informação e da gestão da mesma para poderem fazer incidir a actuação pedagógica com uma maior assertividade. |
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A inclusão é um assunto complexo, principalmente quando se fala de inclusão de pessoas com deficiência. Assim sendo, coloca-se para a escola actual o desafio de responder às Necessidades Educativas Especiais (NEE) de uma população escolar cada vez mais heterogénea e de construir uma escola inclusiva, onde se adopte um modelo de atendimento adequado a cada um. Neste contexto, considera-se o Professor de Educação Física (PEF) e os Encarregados de Educação (EE) os elementos preponderantes de todo o processo educativo. Observa-se e sentem-se as dificuldades e anseios dos EE e PEF em função de uma Necessidade Educativa Especial. O objectivo deste trabalho foi, identificar e compreender as expectativas dos EE e dos PEF sobre a intervenção pedagógica numa criança com Síndrome de Pfeiffer, relativamente à educação inclusiva, procurando dar resposta às expectativas concretas da escola e às necessidades e constrangimentos dos Pais e Professores. A metodologia da pesquisa foi bibliográfica com uma entrevista aos participantes. Os dados foram analisados qualitativamente. Concluiu-se que os EE têm como maior angústia a boa integração e a sociabilização da sua educanda, no contexto escolar. Foi possível concluir, ainda que os PEF manifestam as suas ansiedades, para com a Síndrome de Pfeiffer, devido à falta de informação e da gestão da mesma para poderem fazer incidir a actuação pedagógica com uma maior assertividade. |
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