Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1992 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/513 |
Resumo: | O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria. |
id |
RCAP_219ed0fe5708e46d7375f9fdc3f17e8c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/513 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminaresO estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoAndrade, Ana IsabelSá, Maria Helena Araújo eMoreira, António, 1957-Sá, Cristina ManuelaVieira, Flávia19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/513por"Revista Portuguesa de Educação". 5:2 (1992) 65-76.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:00.547612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
title |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
spellingShingle |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares Andrade, Ana Isabel |
title_short |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
title_full |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
title_fullStr |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
title_full_unstemmed |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
title_sort |
Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares |
author |
Andrade, Ana Isabel |
author_facet |
Andrade, Ana Isabel Sá, Maria Helena Araújo e Moreira, António, 1957- Sá, Cristina Manuela Vieira, Flávia |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Maria Helena Araújo e Moreira, António, 1957- Sá, Cristina Manuela Vieira, Flávia |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Andrade, Ana Isabel Sá, Maria Helena Araújo e Moreira, António, 1957- Sá, Cristina Manuela Vieira, Flávia |
description |
O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria. |
publishDate |
1992 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1992 1992-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/513 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/513 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Revista Portuguesa de Educação". 5:2 (1992) 65-76. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132447894405120 |