Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Andrade, Ana Isabel
Data de Publicação: 1992
Outros Autores: Sá, Maria Helena Araújo e, Moreira, António, 1957-, Sá, Cristina Manuela, Vieira, Flávia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/513
Resumo: O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria.
id RCAP_219ed0fe5708e46d7375f9fdc3f17e8c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/513
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminaresO estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria.Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)Universidade do MinhoAndrade, Ana IsabelSá, Maria Helena Araújo eMoreira, António, 1957-Sá, Cristina ManuelaVieira, Flávia19921992-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/513por"Revista Portuguesa de Educação". 5:2 (1992) 65-76.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:12:07Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/513Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:04:00.547612Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
title Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
spellingShingle Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
Andrade, Ana Isabel
title_short Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
title_full Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
title_fullStr Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
title_full_unstemmed Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
title_sort Para uma caracterização do estado actual da didáctica das línguas em Portugal : alguns dados preliminares
author Andrade, Ana Isabel
author_facet Andrade, Ana Isabel
Sá, Maria Helena Araújo e
Moreira, António, 1957-
Sá, Cristina Manuela
Vieira, Flávia
author_role author
author2 Sá, Maria Helena Araújo e
Moreira, António, 1957-
Sá, Cristina Manuela
Vieira, Flávia
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Andrade, Ana Isabel
Sá, Maria Helena Araújo e
Moreira, António, 1957-
Sá, Cristina Manuela
Vieira, Flávia
description O estudo em curso constitui um contributo para a compreensão das finalidades, domínio e quadro teórico de referência da Didáctica das Línguas (Materna e Estrangeiras) em Portugal, enquanto disciplina dos currículos de formação de professores. O texto apresenta resultados preliminares da análise de 34 programas de Didáctica das Línguas, recolhidos em diversas instituições de ensino superior, em 1991. O discurso pedagógico que os professores realizam acerca desta disciplina reflecte a existência de concepções híbridas, fundamentalmente polarizadas em torno das noções de reflexividade e normativismo, por vezes diferenciadas em função da área de especialidade em causa. De um modo global, os dados analisados revelam a procura de uma focalização especializada para a Didáctica, perspectivada como domínio de reflexão/intervenção sobre o processo de ensino/aprendizagem de uma dada matéria.
publishDate 1992
dc.date.none.fl_str_mv 1992
1992-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/513
url http://hdl.handle.net/1822/513
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Revista Portuguesa de Educação". 5:2 (1992) 65-76.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Instituto de Educação (IE)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132447894405120