Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Daniela Cabral
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14886
Resumo: Mestrado em Ciências Empresariais
id RCAP_21a92b40570150fdc0a463dceed9a3a1
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14886
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2BB2BWord of MouthProgramas de ReferralsRetenção/Lealdade de ClientesReferrals ProgramsCustomer retention / loyaltyMestrado em Ciências EmpresariaisNum contexto empresarial cada mais competitivo torna-se cada vez mais importante que uma empresa se consiga destacar e a retenção de clientes torna-se fundamental. Os métodos tradicionais já não têm o mesmo efeito e o Word of Mouth surge como um dos métodos mais bem-sucedido na aquisição de clientes, principalmente em contexto B2B onde as decisões tomadas têm um maior impacto. É nesse contexto que se insere o presente estudo onde se questiona a possibilidade de poder associar positivamente os clientes adquiridos via programas de referrals ao seu estado de lealdade/ retenção a uma empresa em contexto B2B, através da análise do Caso da Empresa W. Apesar de o Programa não estar tão estruturado, como sugerem os autores, os resultados mostraram uma correlação positiva entre os Programas de Referrals, com o uso gerido do Word of Mouth., e a retenção/Lealdade dos clientes.In an increasingly competitive business environment, it becomes increasingly important for a company to excel and customer retention becomes critical. Traditional methods no longer have the same effect and Word of Mouth emerges as one of the most successful methods of customer acquisition, especially in the B2B context where the decisions made have a greater impact. It is in this context that the present study is inserted where one questions the possibility of being able to positively associate the customers acquired through referral programs to their loyalty / retention status to a company, in a B2B context, through the analysis of the Case of Company W. Although the Program is not as structured as the authors suggest, the results showed a positive correlation between the Referral Programs, the managed use of Word of Mouth, and customer retention / loyalty.Instituto Superior de Economia e GestãoAlmeida, Clara Teixeira deRepositório da Universidade de LisboaGomes, Daniela Cabral2018-02-07T10:20:32Z2017-102017-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14886porGomes, Daniela Cabral (2017). "Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:53Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14886Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:40.015427Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
title Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
spellingShingle Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
Gomes, Daniela Cabral
B2B
Word of Mouth
Programas de Referrals
Retenção/Lealdade de Clientes
Referrals Programs
Customer retention / loyalty
title_short Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
title_full Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
title_fullStr Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
title_full_unstemmed Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
title_sort Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B
author Gomes, Daniela Cabral
author_facet Gomes, Daniela Cabral
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, Clara Teixeira de
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Daniela Cabral
dc.subject.por.fl_str_mv B2B
Word of Mouth
Programas de Referrals
Retenção/Lealdade de Clientes
Referrals Programs
Customer retention / loyalty
topic B2B
Word of Mouth
Programas de Referrals
Retenção/Lealdade de Clientes
Referrals Programs
Customer retention / loyalty
description Mestrado em Ciências Empresariais
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-10
2017-10-01T00:00:00Z
2018-02-07T10:20:32Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14886
url http://hdl.handle.net/10400.5/14886
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Gomes, Daniela Cabral (2017). "Word of mouth, referral marketing e a lealdade dos clientes no contexto B2B". Dissertação de Mestrado, Universidade de Lisboa. Instituto Superior de Economia e Gestão.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Economia e Gestão
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131094927278080