Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/8861 |
Resumo: | O presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados. |
id |
RCAP_21bd08bafff26184ca1d3dd4466d5529 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8861 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarialElearningEmpresaInstrumento de avaliação pedagógicaBusinessPedagogical evaluation instrumentO presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.The present study results from the study carried out in a Portuguese company about training in eLearning. From the study we have some elements of a pedagogical nature that were evidenced. This discussion is in the context of networked society and the emerging needs of continuous training. In this context, eLearning is a central element for the development of continuous training in business circles. The main objectives of the work were to construct a pedagogical evaluation tool for courses in eLearning in the company, based on the elements of continuous online training; and provide some pedagogical guidelines for the analysis of courses in business eLearning. In this article we present some ways to the discussion of eLearning business, with bibliographical references, reflections and discussions that accompanied the various phases of the study: the non-participant observation of courses in eLearning, the construction of an analysis tool for business eLearning courses from the pedagogical framework and the validation in the application to the observed courses.RPGE– Revista on line de Política e Gestão EducacionalRepositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraNeves, Cláudia2019-12-06T11:09:40Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8861porBarros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia - Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial. "Revista on line de Política e Gestão Educacional" [Em linha]. ISSN 1519-9029. Vol. 21, nº 3 (set-dez 2017), p. 1517-15491519-902910.22633/rpge.v21.n3.2017.10971info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:50.401604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial |
title |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial |
spellingShingle |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial Barros, Daniela Melaré Vieira Elearning Empresa Instrumento de avaliação pedagógica Business Pedagogical evaluation instrument |
title_short |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial |
title_full |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial |
title_fullStr |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial |
title_full_unstemmed |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial |
title_sort |
Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial |
author |
Barros, Daniela Melaré Vieira |
author_facet |
Barros, Daniela Melaré Vieira Neves, Cláudia |
author_role |
author |
author2 |
Neves, Cláudia |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira Neves, Cláudia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Elearning Empresa Instrumento de avaliação pedagógica Business Pedagogical evaluation instrument |
topic |
Elearning Empresa Instrumento de avaliação pedagógica Business Pedagogical evaluation instrument |
description |
O presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2019-12-06T11:09:40Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/8861 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/8861 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia - Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial. "Revista on line de Política e Gestão Educacional" [Em linha]. ISSN 1519-9029. Vol. 21, nº 3 (set-dez 2017), p. 1517-1549 1519-9029 10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional |
publisher.none.fl_str_mv |
RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135069904830464 |