Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Barros, Daniela Melaré Vieira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Neves, Cláudia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/8861
Resumo: O presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.
id RCAP_21bd08bafff26184ca1d3dd4466d5529
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8861
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarialElearningEmpresaInstrumento de avaliação pedagógicaBusinessPedagogical evaluation instrumentO presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.The present study results from the study carried out in a Portuguese company about training in eLearning. From the study we have some elements of a pedagogical nature that were evidenced. This discussion is in the context of networked society and the emerging needs of continuous training. In this context, eLearning is a central element for the development of continuous training in business circles. The main objectives of the work were to construct a pedagogical evaluation tool for courses in eLearning in the company, based on the elements of continuous online training; and provide some pedagogical guidelines for the analysis of courses in business eLearning. In this article we present some ways to the discussion of eLearning business, with bibliographical references, reflections and discussions that accompanied the various phases of the study: the non-participant observation of courses in eLearning, the construction of an analysis tool for business eLearning courses from the pedagogical framework and the validation in the application to the observed courses.RPGE– Revista on line de Política e Gestão EducacionalRepositório AbertoBarros, Daniela Melaré VieiraNeves, Cláudia2019-12-06T11:09:40Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/8861porBarros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia - Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial. "Revista on line de Política e Gestão Educacional" [Em linha]. ISSN 1519-9029. Vol. 21, nº 3 (set-dez 2017), p. 1517-15491519-902910.22633/rpge.v21.n3.2017.10971info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:31:05Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/8861Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:48:50.401604Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
title Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
spellingShingle Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
Barros, Daniela Melaré Vieira
Elearning
Empresa
Instrumento de avaliação pedagógica
Business
Pedagogical evaluation instrument
title_short Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
title_full Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
title_fullStr Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
title_full_unstemmed Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
title_sort Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial
author Barros, Daniela Melaré Vieira
author_facet Barros, Daniela Melaré Vieira
Neves, Cláudia
author_role author
author2 Neves, Cláudia
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira
Neves, Cláudia
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Empresa
Instrumento de avaliação pedagógica
Business
Pedagogical evaluation instrument
topic Elearning
Empresa
Instrumento de avaliação pedagógica
Business
Pedagogical evaluation instrument
description O presente trabalho resulta do estudo realizado numa empresa portuguesa sobre a formação em eLearning. A partir do estudo destacamos alguns elementos de natureza pedagógica que se evidenciaram. Esta discussão é contextualizada no âmbito da sociedade em rede e das necessidades emergentes da formação contínua de pessoas. Neste contexto, o eLearning assume-se como um elemento central para o desenvolvimento e potenciação de cenários de formação contínua nos meios empresariais. Os principais objetivos do trabalho realizado foram construir um instrumento de avaliação pedagógica para cursos em eLearning empresarial, a partir dos elementos da formação contínua online; possibilitar algumas diretrizes didático-pedagógicas de análise para cursos em eLearning empresarial. Apresentamos neste artigo algumas pistas de discussão em torno da temática do eLearning empresarial, suportados por referenciais bibliográficos, reflexões e discussões que acompanharam as diversas fases do estudo, nomeadamente: a observação não participante de cursos em eLearning, a construção de um instrumento de análise de cursos de eLearning empresariais a partir do referencial pedagógico e a validação do mesmo na aplicação aos cursos observados.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2019-12-06T11:09:40Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/8861
url http://hdl.handle.net/10400.2/8861
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Barros, Daniela Melaré Vieira; Neves, Cláudia - Instrumento para identificação dos elementos pedagógicos do elearning no cenário empresarial. "Revista on line de Política e Gestão Educacional" [Em linha]. ISSN 1519-9029. Vol. 21, nº 3 (set-dez 2017), p. 1517-1549
1519-9029
10.22633/rpge.v21.n3.2017.10971
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional
publisher.none.fl_str_mv RPGE– Revista on line de Política e Gestão Educacional
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135069904830464