O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Lauriza
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/4959
Resumo: Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_dc77e21cb9f426b0126cdcfdc0aea837
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4959
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do ElearningElearningEnsino a distânciaPechakuchasExperiências educacionaisEmerging educational practicesPedagogical conferenceElearningDissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade AbertaA pesquisa insere-se no âmbito do Programa de Mestrado em Pedagogia do E-learning e investiga uma prática pedagógica emergente, mediante a apropriação do formato e técnica comunicacional dos PechaKucha, a dinamizar os paineis comunicativos da Conferência acadêmica myMPel. Focaliza a sua força inovadora da comunicação em conferência por 20 slides a cada 20 segundos, a prover o pensar, criar e comunicar o trabalho acadêmico-científico, de um curso online, do segundo ciclo. Partilha assim, os trabalhos representativos das unidades curriculares e confirma, em um único presencial a “celebração da aprendizagem”, ao final da parte curricular do mestrado. Avalia e verifica as capacidades de comunicação oral, o aprofundamento de temáticas em “apresentar aprendendo e aprender apresentando”, adensa a aprendizagem entre pares (ou prática coletiva de aprendizagem), assente em natureza contextual e situada e faz saber sobre as competências manifestas nas diferentes fases da elaboração dos Pechakucha - Desenho, Projeto, Execução e Avaliação. O estudo de caso, em sua metodologia, segue a linha de pesquisa quantitativa-qualitativa e os resultados foram conseguidos por técnica de inquérito por questionários online. No primeiro momento, que caracteriza a pesquisa quantitativa, a amostra reúne os mestrandos participantes dos painéis comunicativos. No segundo inquérito, a participação é constituída por mestrandos e mestres, a subscrever a pesquisa em natureza qualitativa. A aferição, sistematização e tratamento dos dados , encontram-se em apresentação no desenvolvimento da investigação. Os resultados projetam a mais valia do formato e técnica dos PechaKucha no contexto de uma conferência acadêmica, a confirmá-lo como meio para o desenvolvimento de competências, que o qualificam como expansor cognitivo, meio de ampliação dos fatores de cognição e dotação de qualidade à comunicação oral e à prática educativa. Insere o aluno no centro da ação educativa, subscreve a autonomia, a colaboração, flexibilidade, o teambuilding e, sobretudo, projeta conhecimento em ação. Atribue valor a conferência, como ponto de convergência prática e favorecer a formação de uma comunidade alargada de aprendizagem e conhecimento.The research is part of the scope of the Master's Program in e-learning pedagogy and investigates an emerging pedagogical practice, communication format and technical ownership of PechaKucha, to dynamize the communicative panel’s academic conference myMPel. It focuses its innovative strength of the communication conference for 20 slides every 20 seconds to provide thinking, creating and communicating the academic and scientific work, an online course, second cycle. Thus sharing the representative works of courses and confirms, in a face only a "celebration of learning" at the end of the curricular part of the Master. Assesses and verifies the capabilities of oral communication, deepen thematics in "present learning and learning presenting" thickens peer learning (or practice collective learning), based on contextual and situated nature and conveys on manifest expertise in different stages of development of PechaKucha - Design, Project, Implementation, Evaluation. The case study in its methodology follows the line of quantitative and qualitative research and the results were achieved by survey technique by online questionnaires. At first, featuring quantitative research, the sample meets the masters of the participant’s communicative panels. In the second survey, master’s students and masters, to subscribe to the research of qualitative nature, form participation. The standardization, systematization and processing of data are on display in the development of research. The results design the added alue of the PechaKucha format and technique in the context of an academic conference, to confirm it as a means to develop skills that qualify him as cognitive expander, through expansion of cognition factors and quality allocation to oral communication and educational practice. Inserts the student at the center of educational activity, supports autonomy, collaboration, flexibility, teambuilding and especially design knowledge into action. Assigns value to the conference, as a point of convergence practice and encourage the formation of a wider community of learning and knowledge.Morgado, LinaRepositório AbertoNascimento, Lauriza20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/4959TID:201136520porNascimento, Lauriza - O poder dos pechakucha na aprendizagem online [Em linha] : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning. [S.l.] : [s.n.], 2016. 144 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:21:14Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/4959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:45:48.207645Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
title O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
spellingShingle O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
Nascimento, Lauriza
Elearning
Ensino a distância
Pechakuchas
Experiências educacionais
Emerging educational practices
Pedagogical conference
Elearning
title_short O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
title_full O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
title_fullStr O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
title_full_unstemmed O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
title_sort O poder dos pechakucha na aprendizagem online : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning
author Nascimento, Lauriza
author_facet Nascimento, Lauriza
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Morgado, Lina
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Nascimento, Lauriza
dc.subject.por.fl_str_mv Elearning
Ensino a distância
Pechakuchas
Experiências educacionais
Emerging educational practices
Pedagogical conference
Elearning
topic Elearning
Ensino a distância
Pechakuchas
Experiências educacionais
Emerging educational practices
Pedagogical conference
Elearning
description Dissertação de Mestrado em Pedagogia do Elearning apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/4959
TID:201136520
url http://hdl.handle.net/10400.2/4959
identifier_str_mv TID:201136520
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nascimento, Lauriza - O poder dos pechakucha na aprendizagem online [Em linha] : o caso do Mestrado em Pedagogia do Elearning. [S.l.] : [s.n.], 2016. 144 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135030607347712